A Equinox Gold é uma empresa fundada durante o ano de 2017 que tinha o intuito de se tornar líder no mercado em relação à mineração de ouro.
Em coletiva de imprensa, a Equinox Gold, empresa de mineração de ouro, afirmou que teria recebido a autorização para atuar no alteamento da barragem de rejeitos que está localizada na Mineração Riacho dos Machados (MRDM). A empresa informa que está em dia com todos os documentos de fiscalização ambiental que permitem que se construa no local. Desta forma, a instituição visa fornecer novas vagas de emprego na região nos próximos dias. O informado é que a atuação está prevista para começar durante o mês de julho, tendo o prazo de 60 dias.
As previsões para a produção na unidade durante o ano de 2022 serão publicadas durante o mês de agosto. Ou seja, a instituição tem o prazo de apenas 90 dias para declarar os seus informes e expectativas.
Leia mais artigos do nosso jornal sobre mineração:
- Egito fornece licença de mineração a oito empresas estrangeiras a fim de automatizar economia: investimentos superam US$ 1 bilhão
- Mineração Caraíba S/A tem vagas de emprego para área de engenharia em Belo Horizonte, Tucumã e Jaguarari; veja como se candidatar
- Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa?
- Investigação mostra nomes de empresas ligadas à exportação ilegal de madeira, desmatamento e mineração
- Projeto de Lei que aprova mineração em terras indígenas é barrado na Câmara dos Deputados e ainda não tem previsão para votação após falta de apoio das mineradoras e órgãos ambientais
- Barragem da Mina da Serra Azul, da ArcelorMittal, não tem prazo para descaracterização e deputado critica falta de segurança na operação da mineração
- Mercado de mineração tem corte de custos e intensa automatização de seus processos com uso de softwares
Equinox Gold suspende planta de mineração de ouro por causa de atraso nas licitações
Durante o dia 16 de maio, a empresa Equinox Gold havia declarado a suspensão de um projeto de mineração na cidade de Riacho de Manchados no estado de Minas Gerais. A decisão teria acontecido após a lentidão no processo de licitação para a barragem. Segundo o que foi informado pelos órgãos do local, a melhor forma para manter a segurança da região era suspender a retirada de ouro por tempo indeterminado. A instituição havia solicitado para que houvesse uma revisão da decisão, mas, até então, não obtiveram retornos satisfatórios para tal.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
Sem que haja a liberação dos licitantes para a Equinox Gold, a empresa não vai conseguir atuar na região para mineração de ouro de forma totalmente segura. O denodo foi crucial para evitar que haja transbordamento de rejeitos no local, que possam, posteriormente, vir a prejudicar o desenvolvimento de fauna e flora regional por causa da poluição.
A companhia também acrescenta, em sua coletiva de imprensa, que está desenvolvendo uma discussão com as autoridades para garantir o início imediato da obra. Assim sendo, acreditam que a previsão para a retomada das atividades no estado de Minas Gerais aconteça dentro de poucos meses, ainda durante o ano de 2022. Se não houver a aprovação dos órgãos ambientais, a obra permanecerá parada por prazo indeterminado e corre o risco de ser suspensa.
Segundo a Equinox Gold, o alteamento das barragens deve ser feito durante todo o tempo de vida útil das minas, que devem ser operadas de acordo com as melhores práticas da indústria por meio do que é determinado pelos órgãos reguladores.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.