Thursday, 28 de October de 2021

Empregabilidade na Mineração: Principais cursos/graduações para quem deseja ingressar na indústria mineradora

Empregabilidade-mineração-cursos

Algumas áreas da mineração possuem atividades muito amplas, com a mineração é assim, você pode fazer diversos cursos e pode trabalhar em diversos setores.

Para te ajudar vamos mostrar alguns cursos que você pode fazer para trabalhar nessa área e também as profissões que tem relação com a mineração. Para começar existem muitos cursos que possibilitam o trabalha com mineração, alguns cursos são básicos, outros têm uma duração maior, como cursos tecnólogos e também existem os cursos de engenheiras. Para começar você precisa definir que tipo de curso quer fazer, isso não é muito fácil, pois mesmo todos trabalhando com mineração as áreas de atuação são bem diferentes. Vamos conferir alguns cursos/graduações:

Técnico em Mineração 

O curso Técnico em Mineração é uma formação para interessados no campo da Mineração. Ela envolve o trabalho direto com o minério e matéria-prima para diversos produtos industriais utilizados na fabricação industrial de computadores, carros, eletrodomésticos e vários outros produtos presentes no nosso dia a dia, é necessário o profissional na extração de minérios.

Por isso, ingressar no mercado de trabalho como técnico em Mineração é uma boa opção para aqueles indivíduos que pretendem atuar em setores ligados à produção industrial. Os técnicos atuam em cada etapa do setor produtivo, desde a extração do material bruto, até o transporte do minério separado das outras substâncias.

É importante ressaltar que após a formação, o profissional precisa realizar o registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder atuar de forma regular sem se preocupar quanto à cassação da habilitação profissional.

Engenharia química

Este engenheiro trabalha com os processos industriais que recorrem a transformações físico-químicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas e faz sua transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Esse é um curso maior com duração de 5 anos, o profissional formado em engenharia química pode trabalhar em diversos setores da mineração. Eles trabalham com desenvolvimento, melhoramento, aplicação dos processos químicos e muitas outras coisas.

Esse curso está relacionado a outras áreas também como de cosméticos. O curso é encontrado em várias instituições federais e públicas.

Pode, ainda, atuar em universidades, institutos de pesquisa ou empresas, dedicando-se à pesquisa em empresas de consultoria e em órgãos de regulação ambiental. Pode ingressar na carreira com uma formação de tecnólogo.

Geologia

Existem cursos técnicos e superiores nessa área, no geral eles trabalham localizando e estudado os materiais encontrados, executam mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo, faz levantamento topográfico, perfuração, pesquisa mineral e outros. Você encontra o curso em várias escolas técnicas federais.

O geólogo é um profissional que estuda as transformações e as evoluções da Terra. Para que possa de fato compreender essa evolução, o geólogo estuda os oceanos, relevos, continentes, natureza, plantas, animais e a interação que ocorre entre todos eles.

O geólogo possui conhecimentos em mineralogia, topografia, paleontologia e biologia, entre outros. Esses conhecimentos permitem que este profissional possa atuar em diversas áreas da indústria.

A engenharia geológica é o campo de trabalho que realiza levantamentos geológicos  e geotécnicos de locais que se destinam a construção de represas, estradas e túneis. Ainda nesse campo, o geólogo pode atuar na recuperação de áreas degradadas pela atividade de mineração.

Outro campo de atuação de um geólogo é a geologia ambiental, na qual planeja a ocupação de determinadas regiões, analisando riscos de erosão, enchentes e deslizamentos. Na geologia ambiental, o geólogo também trata da recuperação de solos contaminados.

Juntamente com engenheiros de petróleo, o geólogo trabalha para localizar e explorar reservas de petróleo e gás natural. Esse campo da geologia é conhecida como geologia do petróleo.

Técnico em química

técnico em química é uma formação básica de educação para estudantes que já concluíram o ensino fundamental e têm o interesse de ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Os formados são capacitados para atuar nos processos químicos industriais e laboratoriais, sempre com respeito às normas ambientais, de segurança e de qualidade.

Lembrando que, ao concluir o curso técnico em química, o recém-formado precisa realizar seu registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ) sob sua jurisdição. Com esse registro, o técnico em química poderá atuar regularmente sem risco de ter a sua licença cassada por exercício irregular da atividade.

O curso técnico em química é parecido com o curso de engenharia, claro que o tempo é menor, mas a área de atuação é um pouco menor. O profissional pode dar assistência aos processos químicos industriais, atuando na operação de refinarias e outros. O curso é oferecido em várias escolas técnicas federais e no SENAI.

O curso técnico tem a sua maior parte formada por matérias práticas, na qual é apresentado ao aluno a experiência de trabalhar no mercado de trabalho.

Mineração, Petróleo e gás

Esse curso tem duração de dois anos e meio, o estudante vai aprender geologia, fontes alternativas de energia, prospecção, técnicas de exploração e refino do petróleo, entre muitas outras coisas.

Disciplinas básicas das Ciências exatas combinam-se com aulas de geologia, prospecção, fontes alternativas de energia e técnicas de exploração e refino do petróleo integram o currículo. Há, ainda, aulas de disciplinas relacionadas a gestão ambiental e logística. O curso dá uma base também a quem deseja atuar na administração e no planejamento do negócio, com noções sobre empreendedorismo, direito do petróleo, gerência e avaliação de projetos, economia e contabilidade.

O profissional formado em Mineração poderá trabalhar na exploração, produção e comercialização de petróleo, minério e gás natural. Ele pode atuar em refinarias, mineradoras, no setor de serviço e outros. Esse curso é oferecido em faculdades como UEG e UniBH.

Técnico de via portuária                 

Profissionais que tenham concluído o curso técnico em mecânica ou elétrica podem trabalhar na manutenção dos equipamentos dos portos da Vale.

A companhia mantém nove terminais portuários em toda costa brasileira. Desses, um é do tipo rodoferroviário, cinco são portos de carga geral e três terminais são destinados ao embarque de minério de ferro.

Os técnicos de via portuária passam todo o horário do expediente nesses locais. Lá, além de cuidar da manutenção das tecnologias, eles são responsáveis pelo monitoramento dos equipamentos

Técnico em recursos minerais

O curso de tecnólogo em Mineração tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, implementar e gerenciar atividades ligadas aos processos de lavra e tratamento de minérios.

O profissional formado nesse curso irá executar o mapeamento mineral e geológico na superfície e no subsolo, também pode trabalhar na qualificação e quantificação das ocorrências minerais.

É uma área bem ampla e o curso é bem pequeno, cerca de 1.200 horas. Você encontra esse curso técnico no Senai e em Escolas Técnicas Federais

A Mineração no Brasil produz e comercializa cerca de 70 diferentes minerais que são amplamente utilizados por indústrias de diversos setores como, por exemplo, metalúrgicas, siderúrgicas, construção civil e principalmente a indústria petroquímica.

O solo brasileiro possui alto potencial para a Mineração e grande parte dos investimentos do Governo Federal são destinados a este setor.

Apesar da importância da atividade para a economia do país, especialistas afirmam que faltam profissionais especializados para atuar em todos os setores da Mineração. Dentre as formações mais requisitadas pelo setor estão Engenharia de Minas, Engenharia Petroquímica, Geologia, Metalurgia, profissionais especializados em gestão de projetos e com visão ampla e estratégica da indústria da Mineração.


Essas são algumas áreas que você pode atuar na mineração, são alguns cursos e profissões que você pode trabalhar. Escolha a que você se identifica mais e comece a entrar na área que você deseja.

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.