MENU
Mineração
Menu
Início Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo




Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo

novembro 30, 2022 às 10:38 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Governo deixando a mineração para trás? "Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento", afirma executivo
Fonte da imagem: assessoria de imprensa

O presidente da ABMP afirmou que o Brasil poderia ter melhores condições econômicas se não houvesse falta de investimento no setor de mineração em um período de alta das commodities. Segundo ele, agora seria o momento ideal para aproveitar a demanda mundial, que estourou pela pandemia, construção civil, transição energética e crise entre Rússia e Ucrânia. 

Brasil perdeu a alta das commodities? Apesar das críticas pela falta de investimento no setor de mineração por parte do governo atual e anterior, o presidente da ABMP, Luiz Maurício, afirmou que não ficaram desamparados nos últimos 4 anos. O debate ocorreu na décima edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que se encerra nesta quarta-feira, 30 de novembro, e contou com a participação de 1200 integrantes vindos de inúmeros países, inclusive dos Estados Unidos e Canadá, investidores em potencial. 

Neste mesmo evento, o embaixador do Canadá no Brasil afirmou que muitas empresas canadenses têm interesse em aumentar os investimentos na mineração, alegando que mais de 70% de todo o ouro produzido em território nacional se deve a elas. Além disso,  grandes marcas canadenses já realizam a importação de muitos metais. 

Artigos recomendados

“Como fazer os investimentos em mineração crescer?”

Segundo Luiz Maurício, um dos principais debates no simpósio deste ano é justamente fazer a mineração crescer, tanto em produtividade quanto em investimentos. E, para que isso seja possível, é necessário dialogar com o governo, independente de qual seja a política adotada. 

“Durante quatro anos, não temos dúvidas, fomos muito ajudados, mas muita coisa ficou por fazer”, acrescenta. Para o ano que vem, o desejo recai em relação aos debates que integram o Código de Mineração e CFEM.  

Muitos fatores ocasionam a alta dos metais e commodities

Se o Brasil recebesse mais investimentos, seja do setor privado quanto estatal, é possível aproveitar ainda mais a alta das commodities que estourou nos últimos dois anos por diversos fatores, como transição energética, baixa produtividade pela pandemia e crises chinesas. É necessário ir além de uma gestão colaborativa. 

O setor de mineração está preparado para uma nova fase, um novo ciclo, principalmente o mercado brasileiro, um dos que menos se “contaminou” com a crise deixada pela Covid-19. Segundo Maurício, os minerais estão super valorizados nas commodities, mas se encontram “deprimidos” quando se trata de investimentos gerais, tanto em tecnologia quanto em expansão, oportunidades nas leis, etc. 

Acompanhe a Mineração Brasil para se manter atualizado em todas as notícias voltadas para mineração, empresas, eventos. 

Relacionados
Mais recentes