Início Aço verde: um novo desenvolvimento de aço sustentável e ecológico




Aço verde: um novo desenvolvimento de aço sustentável e ecológico

agosto 28, 2022 às 7:32 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Aço verde
Aço verde (Reprodução: divulgação)

Basicamente, podemos dizer que o aço é um material essencial para o desenvolvimento da humanidade. Os dados afirmam que cerca de 2 bilhões de toneladas são produzidas todos os anos. Mas, também é de nosso conhecimento que a produção de aço tem efeitos negativos para o meio ambiente, por isso, o aço verde surgiu como uma opção para reverter a situação. 

Atualmente, o setor siderúrgico é responsável por 11% das emissões de gases do efeito estufa. Neste sentido, algumas entidades apontam que o número pode aumentar em até 20% até 2050, portanto, é necessário encontrar soluções para enfrentar o problema, e reverter os danos aos ecossistemas globais. Na última década, a ONU reafirmou a sua fala da importância de desenvolver práticas para frear as emissões de emissões de CO2, além de outros gases poluentes, e que essas ações são essenciais para a saúde do nosso planeta. Por isso, para tentar combater esses males, o aço verde tem ganhado força na indústria, especialmente no combate a poluição.

O que é Aço Verde?

Podemos definir o aço verde como um material inovador, que foi desenvolvido no Brasil como uma promessa de ser totalmente sustentável. Basicamente, ele conta no seu processo de fabricação com o uso de energia limpa e renovável, não gerando resíduos tão tóxicos como ocorre na produção atual. Sendo assim, para conseguir criar um aço mais sustentável, é utilizado materiais como carvão vegetal extraído das florestas de eucalyptus, ou seja, não é necessário usar combustíveis fósseis ou qualquer outro tipo de poluente para continuar a cadeia produtiva do aço verde.

Artigos recomendados

Além disso, temos um processo de controle biológico de alto padrão para manter a qualidade do aço verde, logo, assim ele poderá ser utilizado nos mais diversos segmentos, com aplicações na construção civil, arquitetônico, agropecuária, entre outros. Com o aço verde é possível confeccionar fixadoras, vergalhões, barras, produtos forjados e muito mais.

Impactos econômicos do aço verde: A produção e utilização do aço verde envolve diversos fatores, sendo que a maioria deles têm grandes impactos na economia do país. 

Hoje, muitos investidores não abrem mão de fazer negócios sustentáveis, o que garante uma enorme vantagem competitiva para empreendimentos que tem como missão minimizar os seus impactos no meio ambiente.

Por outro lado, o potencial financeiro do aço verde é gigante, uma vez que ele está presente em setores muito importantes para a indústria, movimentando milhões por ano. Geralmente, o melhoramento genético e o controle biológico do eucalipto fornecem um produto de qualidade, que deve garantir bons dividendos para os locais de produção.

Conheça as vantagens do Aço Verde

Primeiramente, podemos dizer que um dos maiores benefícios do aço verde é o seu elevado grau de sustentabilidade, pois ele conta com um processo produtivo limpo e ecológico. Além disso, ele também possui versatilidade, pois, ele é empregado em diversas funções, como suporte para paredes, postes, colunas, barras de construção mecânica, entre outros.

Inerente a isso, também temos um baixo custo de produção, o que torna a opção economicamente viável, especialmente por causa da sua eficiência e do seu elevado padrão de qualidade. Além disso, devemos lembrar que a tecnologia possui inteligência completamente brasileira, ou seja, é uma excelente maneira de trazer bons resultados para o país. Por fim, podemos dizer que o aço verde é uma excelente opção que deverá ganhar muito espaço no mercado, pois faz com que muitas empresas consigam reduzir os seus impactos ao meio ambiente de forma simples e barata. Dessa forma, ele conseguirá gerar um valor agregado aos produtos provenientes desta prática, tornando-os mais atrativos para os clientes que buscam produtos ecológicos.

Leia mais: Setor mineral divulga carta com propostas para de ações para coibir os garimpos clandestinos  

Relacionados
Mais recentes