Início Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa?




Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa?

junho 1, 2022 às 12:38 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa? - Canva
Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa? – Canva

A mineração da Serra do Curral está sendo um dos pontos mais debatidos nas redes sociais, tais como o Facebook e até mesmo o Tiktok: uma grande parte da população vem se mostrando contra a decisão de aprovação do projeto. 

Durante a última terça-feira (31), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte se reuniu para abordar sobre como aconteceria o processo de mineração na Serra do Curral, que é um dos pontos turísticos no estado de Minas Gerais mais conhecidos. Os debates nesta reunião giraram em volta da permissão que foi concedida pelo governo para que houvesse a mineração e exploração da região pela empresa Taquaril Mineração S/A (Tamisa). 

Vale salientar que o encontro que aconteceu durante a última terça-feira (31) teria sido solicitado pelas vereadoras Bella Gonçalves (Psol) e Duda Salabert (PDT).  Ambas contestaram a decisão da grande maioria em aceitar o projeto que poderia pôr à prova um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de BH. Por enquanto, existem poucas informações sobre como o processo deverá acontecer. 

Leia também:

Debate é intenso 

O canal do Youtube que é chamado de jornalismo TV Cultura tem um vídeo que  aborda mais sobre como haverá a realização do processo de mineração na Serra do Curral, que está localizada na capital de Minas Gerais (MG) e vem sendo um dos centros de debates em todo o país. 

Vídeo retirado do Jornal TV Cultura.

Mineração em Belo Horizonte já era um dos centros de debates de antigas CPIs, inclusive da Vale e o estouro da barragem

A vereadora que organizou a reunião afirmou que, durante a época da  barragem da Vale na CPI, a Comissão Parlamentar de Inquérito, também se abordou sobre a possibilidade de mineração em BH. No entanto, o contexto não permitiu que os debates sobre o assunto continuassem acontecendo. Tanto a Comissão de Meio Ambiente  quanto a Câmara dos Deputados da época haviam reportado a questão com uma nota de repúdio afirmando que a mineração não poderia acontecer neste ponto turístico, visto que é um cartão postal do município. 

Sabe-se, de acordo com especialistas, que as atividades que estão previstas para acontecer em BH poderão ocasionar no fim da fauna e flora local, prejudicando o meio ambiente e as vidas que ali estão. O argumento dos defensores do projeto é que ele poderá gerar empregos regionais.

Beatriz Cerqueira (PT) também se mostrou atenta ao afirmar que o governo estaria mais preocupado com a mineração em si do que com a situação de que a Serra do Curral pode vir a tombar. Segundo ela, Zema, atual governador, teria acelerado todo o processo de desmantelamento do estado de Minas e a oposição tem que continuar se opondo até que haja a anulação do projeto. 

Cerqueira aproveitou o momento para falar sobre a possibilidade de haver a criação de uma Comissão parlamentar de Inquérito para que investiguem sobre este projeto e as pessoas que estão integradas nele. Segundo ela, faltam apenas duas assinaturas para que isso aconteça.  Foi neste contexto que um morador do estado fez uma denúncia de mineração ilegal que está acontecendo através de algumas empresas, como a  mineradora Gute Sicht. 

Nota 

A subsecretária da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Anna Motta, afirmou que o governo do estado de Minas Gerais está em busca de atividades que sejam sustentáveis ao mesmo tempo que possuem a função de automatizar a economia brasileira. Por fim, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, afirmou estar receoso com o caminho que a situação tomou.

Relacionados
Mais recentes