Amarillo Gold, famosa pelo seu Projeto Mina de Posse, recebeu a Licença de Instalação para a construção da linha de energia que chegará ao projeto
A corporação Amarillo Gold anunciou na última segunda-feira, (25/10), que o seu projeto de construção da linha de transmissão que levará energia elétrica ao Projeto Mina da Posse foi autorizado e a companhia recebeu a Licença de Instalação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), necessária para a finalização da linha.
Leia também:
Mercedes-Benz anuncia lançamento de caminhão voltado para as áreas de construção e mineração
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
Construção da linha de transmissão de energia busca atender às necessidades do Projeto Mina da Posse e favorecer as operações na região
A Licença de Instalação que a Amarillo Gold recebeu era o que faltava para a empresa conseguir a construção da linha de transmissão de energia que irá cruzar 3 diferentes municípios e interligar as instalações da empresa à subestação de energia em Porangatu. A subestação já havia conseguido uma Licença de Instalação no começo do ano de 2021 e a companhia afirmou que as obras do local já se encontram em estágio final.
Paulo Serpa, country manager da Amarillo Gold, comentou sobre a construção e informou que “nosso objetivo desde o início foi construir uma infraestrutura que atenda às necessidades do projeto de ouro Mina de Posse e deixe um legado valioso para a comunidade”. Assim, a empresa não só busca a linha de transmissão de energia para o projeto, como também tem em mente o objetivo de deixar um legado e a sua marca nessa região com a construção.
Para esse projeto, a Amarillo Gold está investindo um valor de cerca de R$ 50 milhões, a fim de conseguir a infraestrutura desejada, que conta com uma linha de 138 KV, a subestação de Porangatu, um desvio da linha de transmissão de 69 KV que atravessa a Mina de Posse e uma linha que não será recorrente, de 34,5 KV, apenas para o fornecimento de energia durante todo o processo da construção do projeto.
Amarillo Gold fez parceria com a empresa Enel para a linha de transmissão de energia do Projeto Mina de Posse
A empresa do ramo energético do estado de Goiás, Enel, conhecida em todo o território nacional, é a parceira da Amarillo Gold para a construção da linha de energia que irá abastecer a Mina de Posse. A Enel já conseguiu a aprovação geral para o projeto e o terreno necessário já foi adquirido pela companhia, para então as obras começarem a todo vapor, já que a Licença de Instalação, que era o mais complicado, já foi conseguida.
Ainda sobre a parceria entre as duas empresas, o diretor Paulo Serpa comentou que “Nossa parceria com a Enel e essas aprovações mostram que estamos fazendo um progresso constante para atingir essa meta”. Assim, a preparação para a construção da linha já pode ser iniciada e o objetivo das companhias serem alcançados mais facilmente, abastecendo a Mina de Posse em um período próximo.
Uma aprovação do SEMAD a mais foi concebida para a Amarillo Gold e a companhia poderá também fazer um desvio em uma linha de transmissão já existente e que abastece o município de Mara Rosa. A previsão de início para o projeto da companhia de metais preciosos é para novembro de 2021 e o período total para a construção da linha de transmissão é de 14 meses, para então começar a abastecer a Mina de Posse.