Sunday, 25 de July de 2021

Publicidade

A utilização do GPS na Mineração e sua importância

A utilização do GPS na Mineração e sua importância

Entre as décadas de 1950 e 1960 houve crescimento no investimento de tecnologias para aplicação em satélites artificiais, o que proporcionou o desenvolvimento do projeto NAVSTAR no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com objetivo de criar um sistema capaz de oferecer informações de localização e horário de qualquer parte do globo.

Por meio desse importante projeto, o sistema de GPS (Global Positioning System) foi criado e com os processos tecnológicos em constante inovação, hoje esse sistema de fundamental importância está na mão de todos nós em um simples serviço de localização em um Smartphone e até mesmo em aparelhos mais específicos de uso no campo, mineração e outros setores que necessitam a observação da geolocalização e também maiores detalhamentos sobre um determinado terreno.

  • GPS (Global Positioning System)

O GPS é um sistema de navegação via satélite. Esse sistema permite determinar a posição, a velocidade e o fuso horário de um objeto na Terra. Seu funcionamento independe das condições climáticas e o receptor apenas precisa estar no campo de visão dos satélites, estes que são responsáveis por transmitir sinais de rádios para receptores que estão na Terra.

  • Como funciona o GPS?

O sistema do GPS é bem complexo já que o mesmo funciona com as ondas de rádio emitidas por satélites. Os receptores recebem a posição atual do satélite e ao instante em que a onda de rádio foi emitida, com objetivo de determinar a distância entre o receptor e o satélite, cálculos são feitos comparando assim o tempo em que o sinal foi enviado e o tempo no qual esse sinal foi recebido. Para que o GPS seja eficaz em sua operação este necessita de uma alta precisão nos horários, sendo utilizado assim relógios atômicos. Assim que obtidos os dados, os mesmos são cruzados com informações fornecidas por outros 3 satélites na mesma região, o que faz com que a posição do receptor seja mais precisa.

  • A utilização do GPS na Topografia

Desde a década de 90, o estudo da Topografia é uma atividade fundamental para o Setor Mineral e vem sendo aprimorada constantemente ao longo das décadas, graças ao uso do GPS que favoreceu o setor. Com a utilização do GPS nos campos de mineração e na análise topográfica, o tempo e a mão de obra nos levantamentos topográficos vem se reduzindo ao longo do tempo, diminuindo assim os custos das medições feitas em áreas destinadas especificamente à exploração mineral. Seu uso possibilita também a utilização de Softwares para analisar ainda mais detalhadamente os dados obtidos nos estudos, o que deixa claro a importância dos avanços tecnológicos no Setor de Mineração.

O GPS é o principal meio para realizar medições necessárias no planejamento de uma mina, e também por ser um sistema que não possui funcionalidade afetada pelas condições climáticas, o mesmo possui um elevado índice de precisão nos cálculos de localização e distância.

  • Controle de veículos autônomos no setor mineral

Atualmente muitas mineradoras para minimizar custos e aumentar a produção para se tornarem cada vez mais competitivas no mercado promove a utilização de máquinas que demandam assim uma menor mão de obra nos campos de mineração. Com a implementação desse sistema que utiliza o GPS como ferramenta principal e também com a Inteligência Artificial (IA), a utilização de caminhões autônomos vem se tornando cada vez mais lucrativa, gerando também menos riscos para a indústria responsável pela mineração desse campo. Em 2018 a VALE foi a primeira empresa do país a operar uma mina com caminhões autônomos.

  • Aplicativos para Geologia

Documentar locais de amostragem, afloramentos e formações rochosas é de extrema importância. Por meio dos aplicativos é possível deixar o estudo de um geólogo ainda mais eficiente e completo. Os aplicativos direcionados para a Geologia permitem criar eventos que oferecem a posição exata, data e hora utilizando os dados de GPS. O Geology Sample Collector é um exemplo que vem se tornando cada vez mais reconhecido neste trabalho.

  • Avanços que prometem substituição do GPS

O GPS é aprimorado de forma constante, essa ferramenta é inspiração de outras tecnologias que planejam reduzir o custo e aumentar ainda mais a precisão das informações quando comparado ao sistema atual. A intenção dos cientistas é fazer com que diversos aparelhos de usuários equipados com sensores se comuniquem entre si oferecendo o acesso a recursos distantes, assim como uma “Ancora”, deixando de ser necessário à medida que diversos dispositivos próximos emitem a localização.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.