Pesquisadores criaram um processo que transforma madeira comum em um material muito mais forte, chamado de madeira superforte. A técnica se chama autodensificação e aumenta a resistência da madeira ao nível de metais como aço e titânio. A novidade pode mudar a construção civil e reduzir o uso de metais pesados.
A madeira sempre foi um material importante na construção, mas agora ela pode ganhar ainda mais espaço. Um novo estudo mostrou que, com um tratamento especial, é possível deixar a madeira tão resistente quanto os metais usados na indústria. A descoberta pode ajudar na fabricação de produtos mais leves e sustentáveis, com menos impacto ambiental.
Essa inovação foi destaque no site Olhar Digital, que explicou como funciona o processo e quais são os possíveis usos dessa madeira tratada. A pesquisa também foi comentada por portais como Inovação Tecnológica, que acompanha as novidades na ciência e na engenharia.
Técnica de autodensificação transforma madeira em material resistente como metal
O segredo dessa descoberta está no processo chamado de autodensificação. Ele começa com a retirada de uma substância natural da madeira chamada lignina. Depois disso, o material é comprimido, ficando muito mais denso e forte. Segundo os cientistas, isso melhora bastante a resistência mecânica da madeira.
- Demanda por prata cresce no mundo em 2025 com foco na indústria e tecnologias verdes: Produção deve atingir maior nível em 7 anos, segundo o Silver Institute
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
De acordo com o Olhar Digital, a técnica foi criada por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, que testaram diferentes tipos de madeira e chegaram a resultados parecidos em todas elas. A madeira tratada ficou até 8 vezes mais resistente do que o normal.
Já é comparada com aço e titânio
Os testes mostraram que essa madeira tem resistência à tração — ou seja, a força que ela suporta antes de se romper — parecida com a do aço. Em alguns casos, os resultados chegaram perto dos metais mais fortes usados hoje, como o titânio.
Segundo o site Inovação Tecnológica, essa nova madeira é mais leve que os metais e, mesmo assim, consegue entregar a mesma força. Por isso, ela pode ser uma boa opção para substituir o aço em várias áreas da indústria e da engenharia.
Aplicações sustentáveis em veículos, prédios e eletrodomésticos
Com esse avanço, a madeira superforte pode ser usada na construção de casas, pontes, prédios e até em peças de carros ou equipamentos industriais. Como ela é feita a partir de um recurso natural e renovável, o impacto ambiental é muito menor do que o de metais extraídos do solo.
De acordo com os pesquisadores, o material ainda pode ser usado para fabricar móveis, painéis estruturais, utensílios e até em partes de aviões no futuro. Isso ajudaria a reduzir peso e custo em vários setores, sem abrir mão da resistência.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.