Início Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar




Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar

junho 2, 2022 às 11:02 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar - Pixabay
Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar – Pixabay

A Equinox Gold é uma empresa fundada durante o ano de 2017 que tinha o intuito de se tornar líder no mercado em relação à mineração de ouro.  

Em coletiva de imprensa, a Equinox Gold, empresa de mineração de ouro, afirmou que teria recebido a autorização para atuar no alteamento da barragem de rejeitos que está localizada na Mineração Riacho dos Machados (MRDM). A empresa informa que está em dia com todos os  documentos de fiscalização ambiental que permitem que se construa no local. Desta forma, a instituição visa fornecer novas vagas de emprego na região nos próximos dias. O informado é que a atuação está prevista para começar durante o mês de julho, tendo o prazo de 60 dias. 

As previsões para a produção na unidade durante o ano de 2022 serão publicadas durante o mês de agosto. Ou seja, a instituição tem o prazo de apenas 90 dias para declarar os seus informes e expectativas. 

Leia mais artigos do nosso jornal sobre mineração: 

Equinox Gold suspende planta de mineração de ouro por causa de atraso nas licitações 

Durante o dia 16 de maio, a empresa Equinox Gold havia declarado a suspensão de um projeto de mineração na cidade de Riacho de Manchados no estado de Minas Gerais. A decisão teria acontecido após a lentidão no processo de licitação para a barragem. Segundo o que foi informado pelos órgãos do local, a melhor forma para manter a segurança da região era suspender a retirada de ouro por tempo indeterminado. A instituição havia solicitado para que houvesse uma revisão da decisão, mas, até então, não obtiveram retornos satisfatórios para tal. 

Sem que haja a liberação dos licitantes para a  Equinox Gold, a empresa não vai conseguir atuar na região para mineração de ouro de forma totalmente segura.  O denodo foi crucial para evitar que haja transbordamento de rejeitos no local, que possam, posteriormente, vir a prejudicar o desenvolvimento de fauna e flora regional por causa da poluição. 

A companhia também acrescenta, em sua coletiva de imprensa, que está desenvolvendo uma discussão com as autoridades para garantir o  início imediato da obra. Assim sendo, acreditam que a previsão para a retomada das atividades no estado de Minas Gerais aconteça dentro de poucos meses, ainda durante o ano de 2022. Se não houver a aprovação dos órgãos ambientais, a obra permanecerá parada por prazo indeterminado e corre o risco de ser suspensa. 

Segundo a  Equinox Gold, o alteamento das barragens deve ser feito durante todo o tempo de vida útil das minas, que devem ser operadas de acordo com as melhores práticas da indústria por meio do que é determinado pelos órgãos reguladores. 

Relacionados
Mais recentes