O jornal New Zimba afirma que um projeto que a Rússia tem sobre uma mina de platina, que já conta com investimentos de 3 milhões de dólares, corre o risco de chegar ao fim antes mesmo de começar.
Durante o ano de 2020, o início do projeto da Rússia para a mineração de platina foi interrompido por causa da falta de investimentos suficientes de empresas privadas. Segundo o relato publicado pelo Centro de Governança de Recursos Naturais do Zimbábue, o local teria sido abandonado pela falta de apoio e nenhum colaborador estaria atuando nas minas. Enquanto isso, Vi Holding, de Vitaliy Machitskiy, afirma estar insatisfeito com o resultado de anos de atraso para continuar o processo de mineração e, devido a isso, é provável que venha a desistir do projeto dentro de pouco tempo
Vi Holding é responsável por ao menos 50% do valor destinado para começar a mineração na Rússia. Isso pode impactar diretamente no preço da platina no Brasil e a mineração em escala multinacional. A guerra acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia também está fazendo com que uma grande parte dos europeus desistam de comprar ativos e metais que venham dos russos por causa das invasões cometidas desde o final do mês de fevereiro deste ano.
Leia mais:
- Votorantim tem vagas de estágio na área de mineração, meio ambiente, indústria e logística; veja regiões e como se candidatar
- Egito fornece licença de mineração a oito empresas estrangeiras a fim de automatizar economia: investimentos superam US$ 1 bilhão
- Mineração Caraíba S/A tem vagas de emprego para área de engenharia em Belo Horizonte, Tucumã e Jaguarari; veja como se candidatar
- Votorantim tem vagas de emprego para mecânico, eletricista, engenheiro, mineração, motorista e técnicos
- Ouro é um dos poucos minerais que teve queda de preço no acumulado de um ano: vale a pena investir na compra?
Europeus afirmam que não irão comprar da Rússia e projeto pode ser prejudicado
Os Estados Unidos estão apostando em duras sanções contra os russos. Tanto que os europeus determinaram que não irão negociar com o país por causa das ações cometidas contra a Ucrânia. Devido a isso, a exploração de minérios no ́ país pode vir a ser prejudicada, visto que Mingi House não conseguiu atrair novos investidores para fazer parte do projeto.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
De acordo com os especialistas, existem muitas empresas que têm interesse em fazer parte do programa, mas estão em território europeu. Deste modo, correm o risco de sofrer com a aplicação de alguma sanção europeia ou norte-americana.
Laços profundos com a Rússia
Darwendale é uma empresa de mineração ligada à economia russa desde o ano de 2006. A ligação entre as à marca e o governo acontece porque o ex-presidente teria dado a Impala Platinum Holdings Ltd. da África do Sul para os investidores russos aplicarem investimentos.
A empresa era uma das mais promissoras do setor até então. Depois que houveram as sanções dos Estados Unidos sobre Putin, a Vi Holding acabou sendo a única empresa responsável por indexar os investimentos.
Sabe-se que as negociações sobre as minas de platina podem impactar de forma expressiva na economia brasileira e mineração, ainda mais na disposição do metal nas commodities. Quanto mais metal estiver disposto para venda, menor tende a ser o seu preço. O valor dos metais é cobrado em dólar, e esse é um dos motivos que fazem com que fiquem tão enriquecidos no Brasil. O ferro, por exemplo, quase duplicou de preço.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.