1. Início
  2. / Mineração
  3. / Projeto de mineração da Rússia, que poderia beneficiar economia no Brasil, é prejudicado pela falta de investidores externos depois das invasões à Ucrânia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Projeto de mineração da Rússia, que poderia beneficiar economia no Brasil, é prejudicado pela falta de investidores externos depois das invasões à Ucrânia

Escrito por Daine Souza
Publicado em 03/06/2022 às 11:58
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
Projeto de mineração da Rússia, que poderia beneficiar economia no Brasil, é prejudicado pela falta de investidores externos depois das invasões à Ucrânia - Pixabay
Projeto de mineração da Rússia, que poderia beneficiar economia no Brasil, é prejudicado pela falta de investidores externos depois das invasões à Ucrânia – Pixabay

O jornal New Zimba afirma que um projeto que a Rússia tem  sobre uma mina de platina, que já conta com investimentos de 3 milhões de dólares, corre o risco de chegar ao fim antes mesmo de começar. 

Durante o ano de 2020, o início do projeto da Rússia para a mineração de platina foi interrompido por causa da falta de investimentos suficientes de empresas privadas. Segundo o relato publicado pelo Centro de Governança de Recursos Naturais do Zimbábue, o local teria sido abandonado pela falta de apoio e nenhum colaborador estaria atuando nas minas.  Enquanto isso,  Vi Holding, de Vitaliy Machitskiy, afirma estar insatisfeito com o resultado de anos de atraso para continuar o processo de mineração e, devido a isso, é provável que venha a desistir do projeto dentro de pouco tempo 

Vi Holding é responsável por ao menos 50% do valor  destinado para começar a mineração na Rússia. Isso pode impactar diretamente no preço da platina no Brasil e a mineração em escala multinacional.  A guerra acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia também está fazendo com que uma grande parte dos europeus desistam de comprar ativos e metais que venham dos russos por causa das invasões cometidas desde o final do mês de fevereiro deste ano. 

Leia mais:

Europeus afirmam que não irão comprar da Rússia e projeto pode ser prejudicado

Os Estados Unidos estão apostando em duras sanções contra os russos. Tanto que os europeus determinaram que não irão negociar com o país por causa das ações cometidas contra a Ucrânia. Devido a isso, a exploração de minérios no ́ país pode vir a ser prejudicada, visto que Mingi House não conseguiu atrair novos investidores para fazer parte do projeto. 

De acordo com os especialistas, existem muitas empresas que têm interesse em fazer parte do programa, mas estão em território  europeu. Deste modo, correm o risco de sofrer com a aplicação de alguma sanção europeia ou norte-americana. 

Laços profundos com a Rússia

Darwendale é uma empresa de mineração ligada à economia russa desde o ano de 2006. A ligação entre as à marca e o governo acontece porque o ex-presidente teria dado a Impala Platinum Holdings Ltd. da África do Sul para  os investidores russos aplicarem investimentos. 

A empresa era uma das mais promissoras do setor até então. Depois que houveram as sanções dos Estados Unidos sobre Putin, a  Vi Holding acabou sendo a única empresa responsável por indexar os investimentos. 

Sabe-se que as negociações sobre as minas de platina podem impactar de forma expressiva na economia brasileira e mineração, ainda mais na disposição do metal nas commodities. Quanto mais metal estiver disposto para venda, menor tende a ser o seu preço. O valor dos metais é cobrado em dólar, e esse é um dos motivos que fazem com que fiquem tão enriquecidos no Brasil. O ferro, por exemplo, quase duplicou de preço. 

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Daine Souza

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x