Início Ouro é um dos poucos minerais que teve queda de preço no acumulado de um ano: vale a pena investir na compra?




Ouro é um dos poucos minerais que teve queda de preço no acumulado de um ano: vale a pena investir na compra?

junho 3, 2022 às 9:53 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Ouro é um dos poucos minerais que teve queda de preço no acumulado de um ano: vale a pena investir na compra? - Pixabay
Ouro é um dos poucos minerais que teve queda de preço no acumulado de um ano: vale a pena investir na compra? – Pixabay

O ouro é um dos poucos minerais que teve queda acumulada durante as últimas 52 semanas. De acordo com o portal Investing, é estimado que ele tenha decaído ao menos 2% em um ano. Mas, será que ainda vale a pena investir? 

Apesar da queda do ouro, a variação de um ano em dólar chegou a ser de 1.863,6 a 1.877,5, ou seja, apenas 2%. Por isso, muitos analistas chegaram a afirmar que vale a pena investir nos minerais como forma de ter garantia para o futuro em caso de crises de moeda. Todo país tem uma reserva expressiva em ouro para conseguir manter a sua população durante uma crise. 

Mesmo com a diminuição de preços, a mineração não foi prejiudicada. Isso acontece porque o setor consegue minerar outros metais que vão além do outro. Outros metais como o ferro e o aço, chegaram praticamente a dobrar de valor durante a pandemia, aumentando de forma expressiva o faturamento das instituições. A mineração vem se expandindo a cada dia que passa, ainda mais com novas possibilidades de  investimentos na Serra do Curral, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Leia mais:

Vale a pena investir em ouro? 

O canal do Youtube chamado de Sócios Podcast tem um vídeo que faz uma análise se ainda vale a pena investir em ouro durante o ano de 2022. 

Vídeo retirado do canal do Youtube chamado Sócios Podcast.

O que dizem os especialistas sobre o assunto? 

O portal de finanças Xpeed School acredita que o investimento em ouro, mesmo que o metal esteja em queda, é uma forma de se manter estável e seguro durante uma crise inflacionária, ainda mais depois da pandemia da Covid-19 em que países como o Brasil e Estados Unidos estão enfrentando um expressivo aumento de preços. 

Apesar da queda em suas últimas 52 semanas, o ranking levantado pelo BTG Pactual mostra que o ouro teve uma alta acumulada acima de 55% durante o ano de pandemia em que as pessoas tinham a crença de que poderia haver uma quebra econômica. Como consequência, investidores tiveram que vender uma parte de ouro depois da compra, fazendo com que o preço caísse de forma leve e não acentuada. 

Somente no mês de novembro do ano de 2021, o site Valor afirmou que o metal teve uma das maiores valorizações já vistas, estando por volta de  0,95% de alta nos contratos futuros. 

Valor do dólar impacta no preço final que é cobrado os metais 

Durante essa sexta-feira, 03 de junho, o valor do dólar está sendo cotado R$ 4,82. Sabe-se que o preço final das commodities é baseado na moeda norte-americana. Por isso, quanto mais alta estiver, pior é o momento de fazer a compra dos metais porque os seus preços ficam inflados. 

O indicado é esperar que o valor da moeda diminua em relação ao real para somente então ir até uma casa de câmbio e fazer a compra. 

O preço do dólar, elevado, deve-se às políticas atuais brasileiras quanto à economia e iniciativas de aumento de juros para controlar a inflação. 

Relacionados
Mais recentes