O ouro é um dos poucos minerais que teve queda acumulada durante as últimas 52 semanas. De acordo com o portal Investing, é estimado que ele tenha decaído ao menos 2% em um ano. Mas, será que ainda vale a pena investir?
Apesar da queda do ouro, a variação de um ano em dólar chegou a ser de 1.863,6 a 1.877,5, ou seja, apenas 2%. Por isso, muitos analistas chegaram a afirmar que vale a pena investir nos minerais como forma de ter garantia para o futuro em caso de crises de moeda. Todo país tem uma reserva expressiva em ouro para conseguir manter a sua população durante uma crise.
Mesmo com a diminuição de preços, a mineração não foi prejiudicada. Isso acontece porque o setor consegue minerar outros metais que vão além do outro. Outros metais como o ferro e o aço, chegaram praticamente a dobrar de valor durante a pandemia, aumentando de forma expressiva o faturamento das instituições. A mineração vem se expandindo a cada dia que passa, ainda mais com novas possibilidades de investimentos na Serra do Curral, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Leia mais:
- Votorantim tem vagas de estágio na área de mineração, meio ambiente, indústria e logística; veja regiões e como se candidatar
- Egito fornece licença de mineração a oito empresas estrangeiras a fim de automatizar economia: investimentos superam US$ 1 bilhão
- Mineração Caraíba S/A tem vagas de emprego para área de engenharia em Belo Horizonte, Tucumã e Jaguarari; veja como se candidatar
- Votorantim tem vagas de emprego para mecânico, eletricista, engenheiro, mineração, motorista e técnicos
Vale a pena investir em ouro?
O canal do Youtube chamado de Sócios Podcast tem um vídeo que faz uma análise se ainda vale a pena investir em ouro durante o ano de 2022.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
O que dizem os especialistas sobre o assunto?
O portal de finanças Xpeed School acredita que o investimento em ouro, mesmo que o metal esteja em queda, é uma forma de se manter estável e seguro durante uma crise inflacionária, ainda mais depois da pandemia da Covid-19 em que países como o Brasil e Estados Unidos estão enfrentando um expressivo aumento de preços.
Apesar da queda em suas últimas 52 semanas, o ranking levantado pelo BTG Pactual mostra que o ouro teve uma alta acumulada acima de 55% durante o ano de pandemia em que as pessoas tinham a crença de que poderia haver uma quebra econômica. Como consequência, investidores tiveram que vender uma parte de ouro depois da compra, fazendo com que o preço caísse de forma leve e não acentuada.
Somente no mês de novembro do ano de 2021, o site Valor afirmou que o metal teve uma das maiores valorizações já vistas, estando por volta de 0,95% de alta nos contratos futuros.
Valor do dólar impacta no preço final que é cobrado os metais
Durante essa sexta-feira, 03 de junho, o valor do dólar está sendo cotado R$ 4,82. Sabe-se que o preço final das commodities é baseado na moeda norte-americana. Por isso, quanto mais alta estiver, pior é o momento de fazer a compra dos metais porque os seus preços ficam inflados.
O indicado é esperar que o valor da moeda diminua em relação ao real para somente então ir até uma casa de câmbio e fazer a compra.
O preço do dólar, elevado, deve-se às políticas atuais brasileiras quanto à economia e iniciativas de aumento de juros para controlar a inflação.