A CBPM fez alguns comentários sobre o potencial da Bahia em relação à exploração dos minérios de potássio e fosfato e afirmou que a mineração no estado tem bastante capacidade para a produção de fertilizantes
Com o déficit de fertilizantes no território nacional causado pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), comentou nesta última terça-feira, (15/03), sobre o potencial da Bahia em relação à mineração de fosfato e potássio, minérios essenciais na produção de fertilizantes, o que poderia ser uma solução viável para o momento atual.
Notícias relacionadas:
Vídeo: Conheça um pouco mais da mineração na Bahia
Presença de fosfato e potássio na Bahia pode amenizar os impactos da crise dos fertilizantes, segundo a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral
O momento atual do mercado internacional está bastante tenso em razão dos conflitos entre a Ucrânia e a Rússia e, devido a essa situação, está havendo um grande déficit no abastecimento de fertilizantes no Brasil, uma vez que a Rússia é a maior exportadora do produto para o território nacional. Assim, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) comentou sobre o que poderia ser feito para amenizar essa situação e destacou que a Bahia possui um alto potencial para a mineração envolvendo o fosfato e o potássio, minérios essenciais na produção dos fertilizantes.
Somente no estado da Bahia, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), possui atualmente cinco projetos relacionados à pesquisa do fosfato, que é a base de um dos principais fertilizantes de origem mineral. Além disso, os números brasileiros em relação à mineração envolvendo essas substâncias ainda podem crescer bastante, uma vez que o país contou com um volume produzido de cerca de 1,8 milhões de toneladas de fosfato e apenas 210 mil toneladas em 2021 em relação ao potássio.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
A CBPM já conta com cinco projetos relacionados à pesquisa de fosfato e mais alguns voltados para a área do potássio. Além disso, em 2021 a companhia já inicou mais dois projetos da mineração, o Projeto Verificação e Alvos Geofísicos – Oeste da Bahia (Fase II), localizado no contexto dos municípios de Correntina, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, principal corredor agrícola do Estado; e o Projeto Reavaliação das Potencialidades Minerais – Bacia de Irecê (Fase II). Assim, a relevância da CBPM na produção desses minérios como forma de contornar o momento atual ainda precisa ser mais debatida dentro do cenário da mineração brasileira.
Representantes do setor da mineração baiana destacam necessidade de investimentos em pesquisa e produção de fertilizantes no estado
Todo o cenário atual de crise dos fertilizantes no território brasileiro abriu espaço para um grande debate em relação à falta de investimentos em pesquisa e produção em relação a esse produto no país. Essa discussão se agrava ainda mais quando o Brasil possui os meios necessários para ser autossuficiente na produção de fertilizantes, tomando como iniciativa os projetos de mineração de fosfato e potássio, mas ainda precisa ser abastecido de um país de fora.
Assim, o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, ressaltou a relevância dos investimentos em pesquisa mineral no país e destacou que “Investimentos como os que estão sendo feitos pela CBPM são de grande importância para a ampliação da produção de fertilizantes. Essa dependência brasileira é inadmissível e insustentável e precisamos reverter essa situação investindo políticas públicas – de médio e longo prazo – eficientes, em pesquisa, em tecnologia e aproveitando de forma sustentável a nossa diversidade mineral”.
A CBPM afirma ainda que continuará com seus esforços para tornar essa uma discussão ainda mais relevante no cenário nacional e pretende utilizar a crise atual para abrir os olhos das organizações voltadas para o segmento da mineração, em relação ao que pode ser feito atualmente.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.