1. Início
  2. / Mineração
  3. / Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar

Escrito por Daine Souza
Publicado em 02/06/2022 às 11:02
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar - Pixabay
Equinox Gold recebe aprovação para obras na barragem de rejeitos da MRDM: saiba quando começam as operações e como vai funcionar – Pixabay

A Equinox Gold é uma empresa fundada durante o ano de 2017 que tinha o intuito de se tornar líder no mercado em relação à mineração de ouro.  

Em coletiva de imprensa, a Equinox Gold, empresa de mineração de ouro, afirmou que teria recebido a autorização para atuar no alteamento da barragem de rejeitos que está localizada na Mineração Riacho dos Machados (MRDM). A empresa informa que está em dia com todos os  documentos de fiscalização ambiental que permitem que se construa no local. Desta forma, a instituição visa fornecer novas vagas de emprego na região nos próximos dias. O informado é que a atuação está prevista para começar durante o mês de julho, tendo o prazo de 60 dias. 

As previsões para a produção na unidade durante o ano de 2022 serão publicadas durante o mês de agosto. Ou seja, a instituição tem o prazo de apenas 90 dias para declarar os seus informes e expectativas. 

Leia mais artigos do nosso jornal sobre mineração: 

Equinox Gold suspende planta de mineração de ouro por causa de atraso nas licitações 

Durante o dia 16 de maio, a empresa Equinox Gold havia declarado a suspensão de um projeto de mineração na cidade de Riacho de Manchados no estado de Minas Gerais. A decisão teria acontecido após a lentidão no processo de licitação para a barragem. Segundo o que foi informado pelos órgãos do local, a melhor forma para manter a segurança da região era suspender a retirada de ouro por tempo indeterminado. A instituição havia solicitado para que houvesse uma revisão da decisão, mas, até então, não obtiveram retornos satisfatórios para tal. 

Sem que haja a liberação dos licitantes para a  Equinox Gold, a empresa não vai conseguir atuar na região para mineração de ouro de forma totalmente segura.  O denodo foi crucial para evitar que haja transbordamento de rejeitos no local, que possam, posteriormente, vir a prejudicar o desenvolvimento de fauna e flora regional por causa da poluição. 

A companhia também acrescenta, em sua coletiva de imprensa, que está desenvolvendo uma discussão com as autoridades para garantir o  início imediato da obra. Assim sendo, acreditam que a previsão para a retomada das atividades no estado de Minas Gerais aconteça dentro de poucos meses, ainda durante o ano de 2022. Se não houver a aprovação dos órgãos ambientais, a obra permanecerá parada por prazo indeterminado e corre o risco de ser suspensa. 

Segundo a  Equinox Gold, o alteamento das barragens deve ser feito durante todo o tempo de vida útil das minas, que devem ser operadas de acordo com as melhores práticas da indústria por meio do que é determinado pelos órgãos reguladores. 

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Daine Souza

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x