A barragem da Mina de Serra Azul, localizada em Minas Gerais, foi elevada para o nível de emergência 3 pela Agência Nacional de Mineração e a companhia ArcelorMittal comenta sobre riscos à mineração da região
Nessa última quarta-feira, (09/03), tornou-se público que uma das principais atividades da mineração da ArcelorMittal em Minas Gerais, a barragem da Mina de Serra Azul, foi elevada para o nível de emergência 3 pela Agência Nacional de Mineração. Assim, a companhia fez uma nota se justificando e afirmou que a barragem não está apresentando riscos para os moradores ou o meio ambiente da região.
Leia também:
Barragem da Mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, é elevada para o nível 3 de emergência pela Agência Nacional de Mineração nesta semana
A barragem da Mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi elevada pela Agência Nacional de Mineração para o nível 3 de emergência e a ArcelorMittal, companhia responsável pela operação, deve ficar em alerta para o caso de rompimento do local. A mudança de nível 2 para 3 aconteceu no dia 23 de fevereiro, com a resolução 95/2022, que instituiu novas diretrizes de segurança de barragens.
- Trabalhadores de Goiás protestam pelos riscos das empresas de mineração, como a Votorantim, na região
- Produção de fertilizantes é uma questão de segurança nacional para o Brasil, afirma diretor-presidente do Ibram
- 60 processos ativos na Agência Nacional de Mineração são contestados devido à exploração de ouro em Terras Indígenas
- Setor de mineração preserva mais de duas vezes a área ocupada: tornando-se referência em preservação ambiental, aponta especialistas
Essa elevação no nível de emergência da barragem agrava os riscos iminentes para a população e o meio ambiente da região. Assim, a Agência Nacional de Mineração alerta que, em caso de rompimento, os rejeitos podem atingir o reservatório Rio Manso, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável por parte do abastecimento da Grande BH, e a BR-381. Isso traria uma série de consequências negativas para a logística de transporte local, além de colocar em risco não só as operações da mineração na região, mas também a população que vive no entorno da estrutura.
A barragem da Mina de Serra Azul possui mais de 5 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro e a ArcelorMittal já foi instruída a construir uma estrutura de contenção para que um possível transbordamento não venha a acontecer na estrutura. A Agência Nacional de Mineração também fez um alerta às famílias que vivem no entorno da barragem e, com a nova elevação no nível de emergência, sofrem com a possibilidade de possíveis transbordamentos no futuro.
ArcelorMittal comenta sobre elevação no nível de emergência em barragem de Minas Gerais e afirma não ter riscos à população da região
Os riscos de transbordamento da barragem da Mina de Serra Azul e os impactos na mineração da região não vêm acontecendo de agora e a ArcelorMittal já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao fim do ano passado, que estabeleceu uma multa de R$ 1 milhão contra a empresa. Além dessa barragem, outras estruturas da mineração também foram elevadas para o nível 3 de emergência e são elas a Sul Superior (Barão de Cocais), B3/B4 (Nova Lima) e Forquilha III (Ouro Preto), todas da mineradora Vale.
Em nota, a ArcelorMittal afirmou que os riscos são inexistentes e que ela já está fazendo o possível no local, destacando que “A estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e não há exigência de novas medidas ou ações adicionais de segurança. A reclassificação, portanto, se dá em estrito cumprimento do novo critério legal estabelecido pela ANM. A barragem está desativada desde 2012 e o monitoramento da estrutura é realizado 24 horas por dia, com atualizações diárias à ANM. A empresa ressalta que, desde 2019, optou por adotar, preventivamente, medidas de segurança superiores às exigidas pela legislação da época”.
Agora, com a pressão da Agência Nacional de Mineração e dos órgãos ambientalistas de Minas Gerais, o que se espera é que a construção da estrutura de contenção seja realizada e que a ArcelorMittal potencialize a segurança nas suas atividades de mineração.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.