1. Início
  2. / Meio ambiente e Mineração
  3. / Semana da Mineração irá debater causas dentro do setor como a sustentabilidade nas atividades
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Semana da Mineração irá debater causas dentro do setor como a sustentabilidade nas atividades

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/02/2022 às 14:10
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
O Ministério de Minas e Energia irá promover a Semana da Mineração, com o intuito de discutir certas pautas dentro do setor, como a questão da sustentabilidade e planos da ANM
O Ministério de Minas e Energia irá promover a Semana da Mineração, com o intuito de discutir certas pautas dentro do setor, como a questão da sustentabilidade e planos da ANM. Fonte: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia irá promover a Semana da Mineração, com o intuito de discutir certas pautas dentro do setor, como a questão da sustentabilidade e planos da ANM

No decorrer dessa quarta-feira, (08/02), até quinta-feira, o Ministério de Minas e Energia irá realizar a Semana da Mineração com representantes do setor de todo o Brasil. O encontro visa o debate sobre diversas pautas dentro do segmento, como a sustentabilidade nas operações, as projeções para o futuro do setor e, é claro, os novos projetos da Agência Nacional de Mineração, a ANM.

Não perca outras notícias do setor:

Ministério de Minas e Energia irá promover Semana da Mineração para debater sobre causas e futuro do setor no mercado nacional 

O setor da mineração, apesar de ser um dos mais presentes na economia brasileira e ser bastante relevante no mercado nacional, ainda está bastante atrasado em relação a outros segmentos, principalmente se tratando da questão ambiental. Dessa forma, o Ministério de Minas e Energia irá realizar um encontro com os representantes do segmento, a Semana da Mineração, com o intuito de debater sobre a modernização do setor, o uso da sustentabilidade nas operações e projeções do futuro da área junto da ANM. 

Os três dias do evento contarão com dinâmicas que incluem lançamentos do governo para o setor mineral, palestras, workshop, seminários e, o mais esperado, o Prêmio Cidades Mineradoras. Irão estar presentes no encontro o Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Assim, os representantes do setor e a população brasileira terão acesso aos planos do governo para o segmento, como o Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050) e, além de tudo, a nova Oferta pública de áreas da Agência Nacional de Mineração (ANM) e Ações do Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM.

O evento irá acontecer de forma híbrida, tanto com a participação presencial dos representantes quanto com a transmissão on-line para todo o Brasil conseguir acompanhar. Assim, os interessados poderão assistir o evento nas suas casas, apenas entrando no canal oficial do Ministério de Minas e Energia no YouTube, através DESSE LINK AQUI.

Setor da mineração necessita de novas alternativas para a sua modernização e novas escolhas que incluam a sustentabilidade nas operações

Um dos principais pontos que serão debatidos dentro da Semana da Mineração é a modernização do setor, uma vez que o segmento mineral brasileiro ainda se encontra muito atrás das demais áreas. Assim, a ANM continua sendo parabenizada pelas iniciativas e está projetando grandes projetos que virão para mudar esse cenário e serão apresentados durante o evento promovido pelo Ministério de Minas e Energia. 

O presidente da CBPM, empresa que adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), Antonio Carlos, comentou sobre a necessidade de mudanças em relação à sustentabilidade no setor e destacou que “Para que a mineração ande no Brasil é preciso uma maior efetividade da ANM. A CBPM por exemplo, única empresa estatal do segmento no país e que está prestes a completar 50 anos, possui diversos processos parados na ANM, alguns há mais de cinco anos, a exemplo dos processos 872759/2012 e o 872740/2012, que aguardam desde 2017 a vistoria de fiscalização para análise do relatório final de pesquisa. Tanto tempo para o andamento de um processo é inaceitável e gera muitos problemas para a economia do país e da Bahia, principalmente na geração de emprego e renda”.

O executivo ainda parabenizou o Ministério de Minas e Energia pelo desenvolvimento do encontro, uma vez que a discussão sobre a sustentabilidade no setor da mineração se faz cada vez mais presente e a ANM precisa se manter mais firme em relação a essa pauta nas explorações minerais brasileiras.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x