O projeto de lei que visa a proibição da limitação dos recursos da Agência Nacional de Mineração foi aprovado recentemente e simboliza um grande avanço para o setor.
Durante esta última quarta-feira, (17/11), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados anunciou a aprovação do projeto de lei que proíbe a limitação dos recursos financeiros da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) destinada à Agência Nacional de Mineração (ANM). Essa decisão é pautada na ideia de que a aprovação do projeto irá oferecer mais autonomia para o órgão desenvolver o setor de maneira responsável.
Veja também:
CFEM destinada à Agência Nacional de Mineração não sofrerá mais limitações de recursos financeiros
O Projeto de Lei 4054/19 foi aprovado recentemente pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e tinha sido apresentado pelo deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), visando a alteração da Lei 8.001/93. O projeto visa a proibição da limitação de recursos financeiros voltados à Agência Nacional de Mineração por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e irá garantir mais autonomia ao órgão para a administração das operações no setor.
O relator do projeto, deputado Sidney Leite (PSD-AM), comentou acerca da aprovação e afirmou que a Agência Nacional de Mineração, apesar de fazer um bom trabalho no setor, sofre limitações excessivas que prejudicam o seu trabalho. O executivo afirmou que “Isso evidencia a fragilidade do órgão regulador em exercer de forma eficaz suas atividades de fiscalização, particularmente em um momento de significativas mudanças regulatórias no tratamento das barragens de rejeitos de mineração”.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
Assim, o índice atual do CFEM que é destinado à Agência, que corresponde a 7% do arrecadado, poderá ser elevado e garantir ainda mais autonomia para que a agência consiga enviar os recursos necessários às operações e desenvolver o setor da mineração de maneira mais segura e responsável no mercado brasileiro.
Aprovação do projeto de lei irá garantir à Agência Nacional de Mineração os recursos necessários para evitar tragédias na mineração
As tragédias no setor da mineração, como ocorreu em Brumadinho e Mariana, no estado de Minas Gerais, acabaram ocorrendo por falta da fiscalização necessária e um pulso firme em relação às medidas de segurança necessárias. Assim, o deputado Sidney Leite acredita que a aprovação do projeto de lei irá oferecer à Agência Nacional de Mineração recursos suficientes para potencializar a fiscalização nesses projetos e impedir que outras tragédias desse tipo voltem a acontecer no setor da mineração.
Sidney Leite ainda destacou que “Essa medida vai dotar a ANM dos recursos orçamentários e financeiros necessários ao pleno exercício de suas atividades, recursos esses que lhe são legalmente destinados pela Lei 8.001/2000”. Além disso, o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) comentou acerca do assunto e afirmou que “Há centenas de barragens espalhadas pelo Brasil que tiveram classificações de risco elevadas, demandando pronta atuação fiscalizatória da ANM, situação que agrava o quadro da agência”.
O que se espera agora com a aprovação do projeto de lei apresentado é que a Agência Nacional de Mineração possa receber os recursos financeiros necessários para uma manutenção mais responsável do setor da mineração no Brasil e tornar as operações nesse segmento ainda mais confiáveis e sem riscos para os trabalhadores e moradores das regiões.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.