1. Início
  2. / Mineração
  3. / Projeto de Lei que proíbe retenção de recursos da Agência Nacional de Mineração é aprovado
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Projeto de Lei que proíbe retenção de recursos da Agência Nacional de Mineração é aprovado

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 23/11/2021 às 13:36
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
O projeto de lei que visa a proibição dos recursos da Agência Nacional de Mineração foi aprovado e simboliza um grande avanço para o setor
O projeto de lei que visa a proibição dos recursos da Agência Nacional de Mineração foi aprovado e simboliza um grande avanço para o setor. Fonte: Pixabay

O projeto de lei que visa a proibição da limitação dos recursos da Agência Nacional de Mineração foi aprovado recentemente e simboliza um grande avanço para o setor. 

Durante esta última quarta-feira, (17/11), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados anunciou a aprovação do projeto de lei que proíbe a limitação dos recursos financeiros da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) destinada à Agência Nacional de Mineração (ANM). Essa decisão é pautada na ideia de que a aprovação do projeto irá oferecer mais autonomia para o órgão desenvolver o setor de maneira responsável.

Veja também:

CFEM destinada à Agência Nacional de Mineração não sofrerá mais limitações de recursos financeiros

O Projeto de Lei 4054/19 foi aprovado recentemente pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e tinha sido apresentado pelo deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), visando a alteração da Lei 8.001/93. O projeto visa a proibição da limitação de recursos financeiros voltados à Agência Nacional de Mineração por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e irá garantir mais autonomia ao órgão para a administração das operações no setor. 

O relator do projeto, deputado Sidney Leite (PSD-AM), comentou acerca da aprovação e afirmou que a Agência Nacional de Mineração, apesar de fazer um bom trabalho no setor, sofre limitações excessivas que prejudicam o seu trabalho. O executivo afirmou que “Isso evidencia a fragilidade do órgão regulador em exercer de forma eficaz suas atividades de fiscalização, particularmente em um momento de significativas mudanças regulatórias no tratamento das barragens de rejeitos de mineração”.

Assim, o índice atual do CFEM que é destinado à Agência, que corresponde a 7% do arrecadado, poderá ser elevado e garantir ainda mais autonomia para que a agência consiga enviar os recursos necessários às operações e desenvolver o setor da mineração de maneira mais segura e responsável no mercado brasileiro. 

Aprovação do projeto de lei irá garantir à Agência Nacional de Mineração os recursos necessários para evitar tragédias na mineração 

As tragédias no setor da mineração, como ocorreu em Brumadinho e Mariana, no estado de Minas Gerais, acabaram ocorrendo por falta da fiscalização necessária e um pulso firme em relação às medidas de segurança necessárias. Assim, o deputado Sidney Leite acredita que a aprovação do projeto de lei irá oferecer à Agência Nacional de Mineração recursos suficientes para potencializar a fiscalização nesses projetos e impedir que outras tragédias desse tipo voltem a acontecer no setor da mineração. 

Sidney Leite ainda destacou que “Essa medida vai dotar a ANM dos recursos orçamentários e financeiros necessários ao pleno exercício de suas atividades, recursos esses que lhe são legalmente destinados pela Lei 8.001/2000”. Além disso, o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) comentou acerca do assunto e afirmou que “Há centenas de barragens espalhadas pelo Brasil que tiveram classificações de risco elevadas, demandando pronta atuação fiscalizatória da ANM, situação que agrava o quadro da agência”.

O que se espera agora com a aprovação do projeto de lei apresentado é que a Agência Nacional de Mineração possa receber os recursos financeiros necessários para uma manutenção mais responsável do setor da mineração no Brasil e tornar as operações nesse segmento ainda mais confiáveis e sem riscos para os trabalhadores e moradores das regiões. 

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x