Friday, 24 de September de 2021

Setor mineral baiano terá práticas mais sustentáveis na mineração graças à Yamana Gold e Atlantic Nickel

Atlantic Nickel e Yamana Gold iniciam projetos no setor mineral ou de mineração que visa a sustentabilidade

Yamana Gold e Atlantic Nickel estão encaminhando o setor mineral para construírem uma mineração mais sustentável, que beneficie todos e não somente a empresa

Nessa última terça-feira, (17), uma parceria entre as mineradoras Yamana Gold e Atlantic Nickel foi realizada com sucesso em prol da sustentabilidade. Acontece que, para explorar uma mina, se faz necessário que uma área natural seja cedida, para que os equipamentos possam ter espaço suficiente e os trabalhadores, realizarem a sua função corretamente. No entanto, para evitar que maiores hectares viessem a ser prejudicados com tal ação, um novo projeto foi desenvolvido para que a prática de mineração não afete o meio ambiente.

Leia mais artigos:

Mineração sustentável? Yamana Gold e Atlantic Nickel visam levar essa prática no setor mineral

Finalizado no ano de 2019, um projeto desenvolvido pela mineradora Yamana Gold trouxe bons frutos. Denominado como ‘Projeto de Automação do Sistema de Ventilação das Minas Subterrâneas’ conseguiu perfazer uma economia de 25 milhões de kW após a sua finalização. No entanto, essa redução obtida só fora possível graças as práticas ambientais exercidas pela empresa, no decorrer dos processos.

Dessa forma, a redução final que foi obtida equivale a um total de 11 mil residências, consumindo no decorrer de um ano. de acordo com o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, “é preciso reforçar os investimentos em inovação. Quando nós investimos em inovação, pesquisa, ciência, foi quando houve grandes avanços no país. A sustentabilidade para mim é associar o uso racional do meio ambiente com a comida na mesa das pessoas, com a possibilidade de uma vida digna”.

Na mina onde a Yamana Gold atua, os ventiladores são automatizados. Sendo assim, quando não houver trabalhadores em determinado local da mina, eles serão desligados por meio de comandos que ficam situados dentro da central de controle. Portanto, nos turnos em que não houverem atividades, os ventiladores permanecerão desligados, economizando energia. E somente voltarão a funcionar, quando os funcionários voltarem a realizar suas funções.

Se as demais mineradoras que compõe o setor mineral adotassem essa ação, seria benéfico para ambos os lados. Ou seja, o meio ambiente agradece essa prática sustentável, bem como, o valor a ser pago posteriormente pela empresa com esses gastos, serão realocados para outros projetos.

Quais medidas a Atlantic Nickel e a Yamana Gold adotaram para iniciar o processo de serem sustentáveis?

Em relação a Atlantic Nickel, a mineradora atua em Itagibá e passaram a utilizar um circuito próprio, que permite que cerca de 90% da água seja reaproveitada. Essa água advém de cavas, plantas, pilhas e demais áreas, que poderão ser reutilizadas em outro outros processos. A mineradora possui uma estação, que visa a remoção de impurezas da água, perfazendo um resultado excelente, de aproximadamente, 95% de limpeza.

Como uma forma de ajudar as comunidades na qual a mina está localizada, a água reutilizada pelo circuito próprio, minimiza a necessidade de usar água proveniente do rio das Contas e do rio do Peixe. Deixando um volume a mais disponível para a população local. A mineração ou os componentes do setor mineral devem tentar ao máximo evitar destruir o meio ambiente, passando a incrementar técnicas mais sustentáveis, e assim, a empresa ganhará, mas sem causar muita destruição.

Já a Yamana Gold, como forma de economizar energia, utiliza sua frota de ventiladores principais são 100% automatizados. Enquanto os secundários, até o momento perfazem cerca de 78%. Além disso, existem outros métodos para economizar, sendo eles: redução no consumo de óleo diesel e na água. A redução também ocorreu nos resíduos sólidos qu não são recicláveis.

A ideia é que a mineração conduza mais empresas do setor mineral para caminharem de mãos juntas com a Yamana Gold e a Atlantic Nickel. O meio ambiente tem mito para doar, no entanto, deixe que saibam como utilizar os recursos disponíveis, sem deixar um impacto negativo na natureza.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.