Monday, 23 de May de 2022

OAB de Alagoas irá acionar a mineradora Vale Verde para explicações sobre as rachaduras nas casas dos moradores de Craíbas e os impactos ambientais causados pelas operações da empresa na mineração local

Além dos impactos ambientais causados na região devido a mineração, população de Craíbas resolve acionar OAB de Alagoas ao sofrerem com as rachaduras em suas casas causadas pelas operações da mineradora Vale Verde

Além dos impactos ambientais causados na região devido a mineração, população de Craíbas resolve acionar OAB de Alagoas ao sofrerem com as rachaduras em suas casas causadas pelas operações da mineradora Vale Verde

Nas últimas semanas, o setor mineral vem sofrendo grandes impactos. Nessa segunda-feira, (21/03), Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) afirmou que irá entrar com uma ação contra a mineradora Vale Verde e a prefeitura de Craíbas. O motivo? as rachaduras e os graves impactos ambientais e ao bem-estar da população em razão das operações da empresa na mineração da região, que vem acontecendo de forma irresponsável e irregular.

Outras notícias:

Moradores de Craíbas, no Alagoas, se preocupam com as rachaduras causadas pelas operações da Vale Verde na mineração no entorno da cidade

A mineradora Vale Verde é uma das maiores empresas no ramo da mineração em todo o mercado nacional e conta com grandes operações no país inteiro, inclusive no estado de Alagoas, mais precisamente no entorno da cidade de Craíbas. No entanto, as operações da companhia na região estão causando sérios impactos ambientais e ao bem-estar da população, que se queixa em relação às rachaduras que estão aparecendo em suas residências em decorrência dessas atividades de exploração mineral. 

Dessa forma, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) afirmou nesta última quarta-feira que irá acionar a mineradora Vale Verde, a prefeitura da cidade e a Defesa Civil para explicar se as fissuras foram provocadas pela atividade de mineração na região Agreste de Alagoas. A OAB irá entrar com um processo para uma explicação clara sobre os eventos e, além disso, quais serão as medidas tomadas pela mineradora e pela prefeitura da cidade para garantir que esses problemas causados pela mineração no entorno da região não afetem a população local. 

Assim, o presidente da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo, Gilvan Albuquerque, comentou sobre toda a situação e a questão da segurança da população, além dos impactos ambientais que essas operações causam, e destacou que “A comissão tem feito e vai continuar fazendo o trabalho de oficiar os órgãos ambientais competentes para saber informações sobre a regularidade da mineradora e o cumprimento das condicionantes ambientais. Também iremos acionar a Prefeitura e a Defesa Civil, para que se manifestem e nos informem se foram provocados e quais medidas estão sendo tomadas para a proteção da população”.

Moradores relatam impactos ambientais e ao bem-estar da população de Craíbas após o início das operações da mineradora Vale Verde na região 

Os moradores da região de Craíbas conversaram com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e afirmaram que, desde que a mineradora Vale Verde iniciou as operações de mineração na região, têm sido afetados pelo barulho e pela poeira gerada pelas explosões, que acontecem no período da madrugada. Além disso, os entrevistados também ressaltaram que esse seria o motivo para o surgimento das rachaduras em imóveis residenciais, o que vem causando uma grande preocupação nos moradores locais da cidade. 

Um dos principais problemas é o risco de desabamento dessas casas, principalmente com a presença dos moradores no seu interior, e, além disso, a criação de animais na região também tem sido fortemente afetada. A equipe da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) conseguiu identificar situações bastante críticas e preocupantes em decorrência da mineração da companhia nas casas dos moradores locais. 

Agora, o que a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) espera é que a ação aberta por eles contra a gigante da mineração Vale Verde consiga ser suficiente para que medidas sejam tomadas e a companhia garanta a segurança dos moradores locais, em parceria com a prefeitura de Craíbas.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.