Friday, 24 de September de 2021

Caterpillar fecha parceria com a BHP para criar caminhões de mineração movidos a bateria

Caminhões movidos a bateria serão lançados pela Caterpillar e BHP para tornar o setor de mineração mais sustentável e inclusivo

Caminhões movidos a bateria serão lançados pela Caterpillar e BHP para tornar o setor de mineração mais sustentável e inclusivo

Até essa terça-feira, 07, o setor de mineração está se encaminhando para um futuro bastante promissor. Visando contribuir para a redução de gases poluentes na atmosfera, a Caterpillar fechou uma parceria com a mineradora multinacional, BHP Billiton. Com o acordo selado, o objetivo é criar caminhões movidos a bateria, que preservam a atmosfera, por serem emissão zero. A meta da fabricante é ser um dos pioneiros e liderar esse mercado, que visa contribuir, significativamente, com a redução do efeito estufa, fazendo com que a empresa esteja inserida no ramo da sustentabilidade.

Veja outros artigos interessantes:

Como a mineração poderá se beneficiar com o acordo fechado entre Caterpillar e BHP?

Entre as multinacionais, a projeção e construção dos caminhões será feito pela própria Caterpillar. Para a BHP, esse novo projeto além de possuir uma suma importância para o meio ambiente, será mais inclusivo. Dessa forma, para que mais trabalhadores tenham acesso e conheçam melhor como operar essas novas máquinas, a própria BHP irá repassar as informações necessárias, para que a Caterpillar desenvolva um caminhão mais acessível.

Segundo a diretora comercial da BHP, Vandita Pant, “é um prazer anunciar nossa parceria com a Caterpillar Inc. para desenvolver e implantar caminhões de mineração com emissões zero na BHP. A mudança climática é um desafio global crítico e sabemos que a parceria com outras pessoas ajudará a acelerar a transição para um futuro de baixo carbono. A oportunidade de nossas equipes participarem do processo de design também nos dá a confiança de que os caminhões serão mais seguros e fáceis de operar para uma força de trabalho mais diversificada do que nunca”.

Caminhões a bateria serão foco da parceria entre Caterpillar e BHP para uma mineração voltada para a sustentabilidade
Caminhões a bateria serão foco da parceria entre Caterpillar e BHP para uma mineração voltada para a sustentabilidade. Fonte: Divulgação

Com essa nova tecnologia sendo aplicada nas minas, o setor de mineração terá um grande crescimento. A ideia é que, atuando de forma conjunta e seguindo um cronograma à risca, a implantação dos caminhões ocorrerá mais rapidamente, para poder participar com outras empresas, da missão em zerar as emissões no setor.

Como a parceria entre a Caterpillar e a BHP Billiton foi fechada?

No mundo dos negócios, para que o sucesso seja obtido, parcerias entre empresas sempre são fechadas. Dessa forma, o acordo entre a Caterpillar e a BHP foi selado no dia 31 de agosto, onde as companhias se uniram em prol de um bem maior: o setor de mineração. Além disso, a população está mais atenta com as empresas e em como as ações geradas por elas podem afetar o meio ambiente.

Assim, a sustentabilidade é uma temática que vem sendo bastante discutida atualmente, fazendo com que as empresas fiquem mais atentas e invistam nesse segmento. Um exemplo disso são os novos caminhões de emissão zero, que irão chegar para revolucionar o mercado e o setor de mineração. Uma das metas em comum entre as empresas é trabalhar um pouco na diversidade e inclusão.

Além da sustentabilidade, a Caterpillar e a BHP buscam desenvolver caminhões que tornem o setor de mineração mais inclusivo
Além da sustentabilidade, a Caterpillar e a BHP buscam desenvolver caminhões que tornem o setor de mineração mais inclusivo. Fonte: Divulgação

Dessa forma, a parceria recém-formada não será somente para fabricar caminhões movidos a bateria visando a sustentabilidade, mas sim, corroborar para criar um setor de mineração mais diversificado e inclusivo para atender aos trabalhadores dentro dessa área de atuação. Portanto, outra meta estabelecida pela BHP é que, até o ano de 2025, a companhia tenha criado um ambiente de trabalho com o equilíbrio de gênero.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.