Vale desenvolve primeira locomotiva 100% elétrica no Brasil
A mineradora Vale em parceria com a Progress Rail – uma empresa Caterpillar – está desenvolvendo uma nova locomotiva 100% elétrica, movida a bateria. A fase piloto da locomotiva EMD Joule deverá ser lançada no H2 2020, na unidade de Tubarão da Vale, no estado do Espírito Santo. O equipamento está em fase de construção na planta industrial da Progress Rail, no estado de Minas Gerais. As baterias da EMD Joule fornecerão uma capacidade de armazenamento de 1,9 MWh, expansível para 2,4 MWh, o que significa poder operar por até 24 horas sem necessidade de recarga, disse a Vale.
Leia também:
- Prefeitos dizem que caso de barragem no Reino Unido serve como exemplo na luta contra a Mineradora BHP
- Mineração no Brasil: Entenda como funciona esse mercado
- Mineração 4.0: Entenda o que é e como funciona e muito mais sobre o crescimento da indústria de mineração no Brasil
Redução da emissão de gases poluentes
Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, substituindo o diesel por energia elétrica sustentável, o equipamento também reduz o ruído, o que mitiga seus impactos nas comunidades vizinhas.
A locomotiva 100% elétrica do pátio de manobra faz parte do Programa PowerShift para substituir as fontes de energia da Vale por fontes limpas.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
- Faturamento do setor mineral ultrapassa a casa dos R$ 189 bi até agosto deste ano e projeções continuam otimistas para o segmento
A mineradora vale está dando um dos maiores passos na descarbonização
O objetivo da empresa, segundo ele, é reduzir suas emissões diretas e indiretas em 33% até 2030. Hoje, a ferrovia responde por quase 10% das emissões da Vale.
“Este equipamento é um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale e está em conformidade com o Novo Pacto com a Sociedade”, disse Gustavo Bastos, gerente executivo do centro de excelência e inovação da Vale.