Thursday, 28 de October de 2021

Mineradora Vale em parceria com a Progress Rail – uma empresa Caterpillar – está desenvolvendo uma nova locomotiva 100% elétrica, movida a bateria.

Mineradora vale - vale - mineração - locomotiva

Vale desenvolve primeira locomotiva 100% elétrica no Brasil

A mineradora Vale em parceria com a Progress Rail – uma empresa Caterpillar – está desenvolvendo uma nova locomotiva 100% elétrica, movida a bateria. A fase piloto da locomotiva EMD Joule deverá ser lançada no H2 2020, na unidade de Tubarão da Vale, no estado do Espírito Santo. O equipamento está em fase de construção na planta industrial da Progress Rail, no estado de Minas Gerais. As baterias da EMD Joule fornecerão uma capacidade de armazenamento de 1,9 MWh, expansível para 2,4 MWh, o que significa poder operar por até 24 horas sem necessidade de recarga, disse a Vale.

Leia também:

Redução da emissão de gases poluentes

Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, substituindo o diesel por energia elétrica sustentável, o equipamento também reduz o ruído, o que mitiga seus impactos nas comunidades vizinhas.

A locomotiva 100% elétrica do pátio de manobra faz parte do Programa PowerShift para substituir as fontes de energia da Vale por fontes limpas.

A mineradora vale está dando um dos maiores passos na descarbonização

O objetivo da empresa, segundo ele, é reduzir suas emissões diretas e indiretas em 33% até 2030. Hoje, a ferrovia responde por quase 10% das emissões da Vale.

“Este equipamento é um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale e está em conformidade com o Novo Pacto com a Sociedade”, disse Gustavo Bastos, gerente executivo do centro de excelência e inovação da Vale.

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.