1. Início
  2. / Mineração
  3. / MHAG Mineração consegue licença ambiental para explorar ferro em Jucurutu (RN), onde irá gerar mais de 600 vagas de emprego para a população
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

MHAG Mineração consegue licença ambiental para explorar ferro em Jucurutu (RN), onde irá gerar mais de 600 vagas de emprego para a população

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/02/2022 às 01:29
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
O governo do Rio Grande do Norte aprovou a licença ambiental necessária para a MHAG Mineração realizar a exploração mineral do ferro na região de Jucurutu, interior do estado
O governo do Rio Grande do Norte aprovou a licença ambiental necessária para a MHAG Mineração realizar a exploração mineral do ferro na região de Jucurutu, interior do estado. Fonte: Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte aprovou a licença ambiental necessária para a MHAG Mineração realizar a exploração mineral do ferro na região de Jucurutu, interior do estado.

Durante esta última quinta-feira, (10/02), o governo do estado do Rio Grande do Norte anunciou a aprovação da licença ambiental que a MHAG Mineração precisava para iniciar as operações na região de Jucurutu. Assim, a companhia irá realizar a exploração mineral de ferro durante os próximos anos no município e pretende trazer novos investimentos para o setor na região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Veja outros artigos relacionados:

MHAG Mineração recebe licença ambiental do governo do Rio Grande do Norte para exploração mineral do ferro em Jucurutu

Visando expandir os negócios na mineração dentro do estado e diversificar ainda mais a matriz econômica da região, o governo do estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, concedeu a licença ambiental para a empresa MHAG Serviços e Mineração S/A extrair e beneficiar minério de ferro (Itabirito), localizado na Mina do Bonito, zona rural do município de Jucurutu. Com isso, a companhia poderá dar os primeiros passos para iniciar a exploração mineral na região e se beneficiar do minério. 

A licença ambiental prévia concedida à MHAG Mineração tem prazo de validade de 2 anos para a realização dos trabalhos de pesquisa e elaboração dos projetos que irão compor a fase de instalação e operação, a serem requeridas. Assim, apesar de não iniciar ainda a exploração mineral no local, a companhia poderá dar os primeiros passos para essas atividades e, logo, começar a se beneficiar do grande potencial de exploração que o estado do Rio Grande do Norte possui.

Além disso, as operações da licença concedida incluem o beneficiamento de minério de ferro (Itabirito) em uma área total de 149,20 hectares e volume proposto de 166.667ton/mês de concentrado de minério de ferro com 65% Fe, por um período de 20 anos, sendo 84,78 ha destinada a lavra, 14,10 ha para o beneficiamento e 50,32 ha para deposição estéril/rejeito. O empreendimento é mais uma das ações do governo do Rio Grande do Norte para atrair novos investimentos no setor da mineração dentro do estado durante os próximos anos. 

Empreendimento com a MHAG Mineração será de extrema importância para o desenvolvimento do setor dentro do estado 

Um dos principais fatores que levaram o governo do Rio Grande do Norte a aceitar a proposta da exploração mineral do ferro em Jucurutu e conceder a licença ambiental necessária para o início do processo foi a conformidade com as necessidades do estado. Isso acontece pois, com a instalação das operações da empresa no RN, os moradores locais serão beneficiados com oportunidades de emprego, a matriz econômica do estado será diversificada e o governo ainda poderá expandir ainda mais os negócios no setor. 

Assim, supervisora do Núcleo de Atividades de Extração Mineral – NAEM do Idema, Ana Valéria, destacou que “A busca pelo licenciamento ambiental e investimentos da MHAG Serviços e Mineração S/A indicam a retomada da atividade, que teve sua primeira fase de operação entre o período de 2006 a 2009, representando importância significativa no cenário local e regional. E os estudos apresentados visam o uso racional do recurso de minério de ferro existente na Mina do Bonito, buscando alinhar a atividade com os aspectos geoambientais da Região e assim se ter um desenvolvimento sustentável”.

O empreendimento ainda representa um novo marco não só para o estado do Rio Grande do Norte, mas principalmente para a região de Jucurutu, que conseguiu atrair novos olhares para o seu potencial de exploração mineral.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x