Início Mineração, que representa 5% do PIB, pode gerar mais empregos e negócios quando está voltada a metais preciosos; afirma North Star Refino S.A.




Mineração, que representa 5% do PIB, pode gerar mais empregos e negócios quando está voltada a metais preciosos; afirma North Star Refino S.A.

junho 22, 2022 às 6:27 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mineração, que representa 5% do PIB, pode gerar mais empregos e negócios quando está voltada a metais preciosos; afirma North Star Refino S.A. - Canva
North Star Refino S.A. – Canva

Conforme a North Star Refino S.A, a mineração associada a metais preciosos pode desenvolver a economia nacional e estimular o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o PIB conta com participação do setor em 5%, a indústria ocupa uma grande parcela desta porcentagem. Tendo isso em vista, é estimado que a região Norte do Brasil receba, ainda neste ano, a sua primeira refinaria de metais preciosos. 

A mineração é uma atividade que gera milhares de empregos com participação de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). O segmento tem a responsabilidade de cunho social e econômico, visto que é através dos metais que se consegue desenvolver computadores e até mesmo os carros elétricos, que estão entrando cada vez mais para o mercado para diminuir as emissões de dióxido de carbono pelos veículos tradicionais a gasolina e diesel. 

Leia mais: 

Resultado nas eleições pode impactar o setor 

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato para a presidência de 2022 a mando do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou ser contra a mineração  e irá lutar contra ela no ano de 2023, caso seja eleito mais uma vez para presidente da República. O petista já esteve na administração do país por 8 anos e depois apoiou a candidatura de Dilma.

Outro aspecto que pode influenciar o mercado de minerais é sobre os relacionamentos com outros países. Existem países compradores em potencial do Brasil e a venda efetua toda a diferença na entrada de caixa. O mercado interno também necessita de uma demanda elevada de metais, inclusive os preciosos.  No entanto, a gama de oportunidades acaba se fechando devido à falta de refinarias. 

Como é realizado o processo na mineração?

De acordo com a North Star Refino S.A, o material bruto deve ser refinado de modo a remover o resto de metais  que não serão utilizados pela indústria. Depois disso, deve-se garantir que ele conta com um determinado grau de pureza e agregar aquele metal no processo de refino. O ouro refinado conta com um lastro conhecido pelo seu certificado na indústria. A refinaria é uma forma de garantir que o que está sendo negociado tem a qualidade pela qual está sendo paga por ele. 

Vale citar que, depois do processo de refinaria,  acontece a fundição que tornará o ouro ainda mais puro e removerá pequenos metais que podem estar dentro de sua composição. 

“A questão de compliance, de regras, de padrão de mercado é igualmente fundamental para o nosso negócio, além da tecnologia e do investimento. Vamos estabelecer um padrão de mercado completamente de acordo com todas as normas internacionais, porque queremos estar a contento de todo o padrão internacional que é estabelecido e, para isso, temos que seguir toda essa regra, toda essa normativa, esse controle de qualidade, de material, da legalidade”, disse Gaioti.

Relacionados
Mais recentes