Conforme a North Star Refino S.A, a mineração associada a metais preciosos pode desenvolver a economia nacional e estimular o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o PIB conta com participação do setor em 5%, a indústria ocupa uma grande parcela desta porcentagem. Tendo isso em vista, é estimado que a região Norte do Brasil receba, ainda neste ano, a sua primeira refinaria de metais preciosos.
A mineração é uma atividade que gera milhares de empregos com participação de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). O segmento tem a responsabilidade de cunho social e econômico, visto que é através dos metais que se consegue desenvolver computadores e até mesmo os carros elétricos, que estão entrando cada vez mais para o mercado para diminuir as emissões de dióxido de carbono pelos veículos tradicionais a gasolina e diesel.
Leia mais:
- Votorantim tem vagas de estágio na área de mineração, meio ambiente, indústria e logística; veja regiões e como se candidatar
- Egito fornece licença de mineração a oito empresas estrangeiras a fim de automatizar economia: investimentos superam US$ 1 bilhão
- Mineração Caraíba S/A tem vagas de emprego para área de engenharia em Belo Horizonte, Tucumã e Jaguarari; veja como se candidatar
- Mineração na Serra do Curral, Minas Gerais: o que se sabe sobre ela? Quando começa?
- Investigação mostra nomes de empresas ligadas à exportação ilegal de madeira, desmatamento e mineração
- OZ Minerals Brazil tem vagas de emprego e menor aprendiz para engenheiro, mecânico, administrador, eletricista, minerador, operador de máquina, operador de LHD e auxiliar de produção: veja como se inscrever, benefícios e locais
Resultado nas eleições pode impactar o setor
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato para a presidência de 2022 a mando do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou ser contra a mineração e irá lutar contra ela no ano de 2023, caso seja eleito mais uma vez para presidente da República. O petista já esteve na administração do país por 8 anos e depois apoiou a candidatura de Dilma.
Outro aspecto que pode influenciar o mercado de minerais é sobre os relacionamentos com outros países. Existem países compradores em potencial do Brasil e a venda efetua toda a diferença na entrada de caixa. O mercado interno também necessita de uma demanda elevada de metais, inclusive os preciosos. No entanto, a gama de oportunidades acaba se fechando devido à falta de refinarias.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
- Faturamento do setor mineral ultrapassa a casa dos R$ 189 bi até agosto deste ano e projeções continuam otimistas para o segmento
Como é realizado o processo na mineração?
De acordo com a North Star Refino S.A, o material bruto deve ser refinado de modo a remover o resto de metais que não serão utilizados pela indústria. Depois disso, deve-se garantir que ele conta com um determinado grau de pureza e agregar aquele metal no processo de refino. O ouro refinado conta com um lastro conhecido pelo seu certificado na indústria. A refinaria é uma forma de garantir que o que está sendo negociado tem a qualidade pela qual está sendo paga por ele.
Vale citar que, depois do processo de refinaria, acontece a fundição que tornará o ouro ainda mais puro e removerá pequenos metais que podem estar dentro de sua composição.
“A questão de compliance, de regras, de padrão de mercado é igualmente fundamental para o nosso negócio, além da tecnologia e do investimento. Vamos estabelecer um padrão de mercado completamente de acordo com todas as normas internacionais, porque queremos estar a contento de todo o padrão internacional que é estabelecido e, para isso, temos que seguir toda essa regra, toda essa normativa, esse controle de qualidade, de material, da legalidade”, disse Gaioti.