Thursday, 28 de October de 2021

Como identificar o valor econômico de um mineral

Como identificar o valor econômico de um mineral

Encontrar algum mineral em um local não condiciona que o mesmo tenha algum potencial econômico.

Para isso, alguns fatores deverão ser reconhecidos e determinados, antes de fazer uma atribuição da potencialidade econômica ao local. Embora não seja uma garantia que você possua certamente uma jazida de mineral, pode de fato, constituir elementos suscetíveis de indicar a localização de um depósito mineral em potencial.

Continue conosco até o fim deste artigo e confira como isso é possível!

Para reconhecer e determinar um local que possa ser atribuído a sua potencialidade econômica é necessário que você fique atento a alguns fatores e aspectos comuns:

  • Grau da Pureza do Mineral: A composição química dos minerais pode apresentar variações dentro de intervalos restritos o que irá proporcionar maior porcentagem de certos elementos do que outros em sua fórmula química. O que pode encarecer o processo de beneficiamento do material e assim inviabilizar sua utilização;
  • Teor do Minério: O minério é um corpo rochoso que apresenta um mineral ou elemento químico que podem ser trabalhados para que haja a extração, se tornando assim uma substância que possui utilidade econômica. Caso a relação entre o material útil e não útil economicamente for baixo, a exploração desse material não possui satisfatoriedade;
  • Volume do Corpo do Minério: Mesmo se o material a ser explorado for uma rocha industrial a qual suas características físicas e químicas particulares é consumida praticamente sem alterações de suas características originais, é necessário um volume adequado do material para então constituir uma exploração que faça com que os investimentos sejam sustentáveis. Desta forma, sob suspeita de um depósito mineral, é necessário que você levante informações geológicas para o reconhecimento da jazida, essas informações são levantadas por meio de pesquisa mineral, um conjunto de trabalhos que fazem a avaliação de aspectos técnicos voltados a definição de uma jazida, assim como a verificação e determinação da viabilidade da exploração e proveito econômico de um determinado minério.

Qual procedimento é realizado na Pesquisa Mineral?

A Pesquisa mineral compreende os seguintes trabalhos de campo e também de laboratório, assim como:

  • Levantamentos Geológicos;
  • Levantamentos Geofísicos; 
  • Levantamentos Geoquímicos;
  • Amostragens Sistemáticas;
  • Aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagem no corpo mineral;
  • Análises físicas e químicas das amostras obtidas;
  • Ensaios de beneficiamento dos minérios ou substâncias úteis para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento na indústria

Porém nem todas as ações citadas acima são executadas na pesquisa mineral, apesar de haverem trabalhos básicos comuns a todo tipo de pesquisa. Atividades a serem realizadas podem variar de acordo com a disponibilidade da técnica de dados, financeira, com o objetivo da pesquisa entre outros fatores. Assim a definição de uma jazida é o resultado da correlação e interpretação obtida com os trabalhos, uma vez que o objetivo desta é definir a estimativa da quantidade e qualidade do minério.

Por onde iniciar?

O direito ao Solo e Subsolo nacionais pertence à União. A relação entre o proprietário do solo e seus direitos na pesquisa e exploração dos minerais deverá verificar a disponibilidade da área em questão para exploração na Agência Nacional de Mineração (ANM). Caso a área esteja disponível para praticar essa atividade, o próximo passo é solicitar o requerimento de pesquisa. Contratar serviços de uma consultoria mineral ou profissionais Geólogos ou Engenheiros de Minas é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa.

Viabilidade do Empreendimento

A pesquisa mineral irá fornecer subsídios aos estudos econômicos, de planejamento de lavra e também beneficiamento, já que a obtenção das substâncias dependem de vários critérios além dos já citados neste artigo, que incluem desde feições intrínsecas do depósito a infraestrutura disponível (assim como água, energia, vias de transporte e etc).

A Pesquisa Mineral é importante e também uma etapa considerada fundamental que deve ser realizada previamente à instalação e operação de um empreendimento. Mesmo que o custo inicial seja um pouco alto para o empreendimento, esta é uma etapa que não deve ser negligenciada pois o estudo irá permitir um aproveitamento melhor da reserva mineral, assim ampliando o conhecimento sobre a jazida, esse estudo irá proporcionar maior confiabilidade no planejamento.

Em caso de um depósito não ser viável ou a pretensão de inicial o empreendimento sem a execução de uma pesquisa mineral, a modalidade de lavra garimpeira pode ser um investimento mais indicado para esse caso.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.