1. Início
  2. / Mineração
  3. / Vale começa a produzir areia sustentável em Minas Gerais para usos no setor da mineração
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Vale começa a produzir areia sustentável em Minas Gerais para usos no setor da mineração

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 17/12/2021 às 12:06
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
A Vale anunciou a produção de uma areia sustentável em Minas Gerais, que será utilizada na mineração e contribuirá para a sustentabilidade
A Vale anunciou a produção de uma areia sustentável em Minas Gerais, que será utilizada na mineração e contribuirá para a sustentabilidade. Fonte: Divulgação

A Vale anunciou a produção de uma areia sustentável em Minas Gerais, que será utilizada no setor da mineração e contribuirá para a sustentabilidade nesse segmento

Após momentos conturbados,, a mineradora Vale está adequando os seus locais de operação do minério de ferro em Minas Gerais para iniciar a produção da areia sustentável. Dessa forma, a partir dessa quinta-feira, (16/12), o setor será bastante beneficiado, tendo em vista que a areia desenvolvida pela empresa, será amplamente utilizada na mineração e contribuirá para práticas mais sustentáveis no segmento. 

Veja também:

Areia sustentável contou com cerca de R$ 50 milhões em investimentos para ser desenvolvida

A areia sustentável desenvolvida pela Vale tem como base o material arenoso que anteriormente era descartado em pilhas e barragens e agora é processado e transformado em produto, seguindo os mesmos controles de qualidade da produção de minério de ferro. Os investimentos foram de R$ 50 milhões durante 5 anos e, somente nesse ano de 2021, a Vale conseguiu a produção de 250 mil toneladas do produto para serem vendidas ou doadas para uso em concretos, argamassas, pré-fabricados, artefatos, cimento e pavimentação rodoviária.

Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Ferrosos da Vale, comentou acerca das práticas sustentáveis da empresa no setor da mineração e destacou a importância da produção da areia sustentável, afirmando que “Esta ação promove a economia circular dentro das nossas unidades e reduz o impacto da disposição de rejeitos para o meio ambiente e a sociedade, além de ser uma alternativa confiável para a indústria da construção civil, que possui uma alta demanda por areia”.

A areia é o segundo insumo mais utilizado do mundo inteiro, segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, e a Vale quer transformar essa utilização em uma prática mais sustentável, uma vez que a areia sustentável que é produzida através do tratamento de minério de ferro é um produto 100% legal, com alto teor de sílica e baixo teor de ferro, além de alta uniformidade química e granulométrica. Jefferson Corraide, gerente executivo do Complexo Brucutu e Água Limpa, destacou que a areia não pode ser perigosa na utilização e afirmou que “O processamento mineral para obtenção da areia é essencialmente físico, não alterando a composição dos materiais, portanto o produto não é tóxico”.

Vale expande produção de areia sustentável e espera mais de 1 milhão de toneladas o setor de mineração apenas em 2022

A Vale está decidida em continuar com os esforços em relação à areia sustentável e já acertou o destino de mais de 1 milhão de toneladas apenas em 2022, para compradores que são empresas com atuação em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e o Distrito Federal. Além disso, a mineradora pretende expandir esse número e chegar à marca de 2 milhões de toneladas em 2023. 

Rogério Nogueira, diretor de Marketing de Ferrosos da Vale, comentou acerca da iniciativa de expansão na produção e afirmou que “Estamos nos preparando para escalar ainda mais a destinação de areia a partir de 2023. Para isso, estamos com um time de profissionais dedicados para este novo negócio e adequando nossas operações para atender as necessidades do mercado”.

Atualmente, a empresa está produzindo a areia sustentável para venda e doação na Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, mas pretende expandir essa produção para outros locais e atingir novos compradores no mercado nacional.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x