Friday, 03 de December de 2021

Com investimento bilionário, Vale anuncia venda da sua participação na Mosaic

A mineradora Vale anunciou a venda da sua participação na Mosaic e todas as suas ações na companhia, recentemente, por um valor bilionário

A mineradora Vale anunciou a venda da sua participação na Mosaic e todas as suas ações na companhia, recentemente, por um valor bilionário

Buscando seguir novas estratégias para o seu rumo no mercado nacional e internacional, a Vale anunciou, nesta última sexta-feira, (05/11), a venda de todas as suas ações na Mosaic. A mineradora conseguiu vender a sua participação na companhia norte-americana por um valor bilionário e pretende seguir novos rumos neste setor fora do mercado brasileiro.

Veja outros artigos do setor de mineração:

Venda de ações da Mosaic faz parte de estratégia de mercado da Vale para o setor da mineração

A Vale é uma das principais empresas no ramo da mineração do Brasil e consegue manter um bom crescimento no mercado com os seus diversos serviços. Agora, a mineradora pretende seguir novas estratégias para o mercado nacional e internacional e anunciou a venda de todas as suas ações da empresa Mosaic, que somam cerca de 34.176.574 do tipo ordinárias, por um valor de cerca de US$ 1,26 bilhão.

Em um comunicado recente, a Vale anunciou essa venda e, apesar de não ter dado muitos detalhes sobre a estratégia para essa decisão, comentou que as vendas de suas ações faz parte sim de um plano estratégico da empresa no mercado nacional. A mineradora afirmou também que “esta transação reforça o pilar estratégico da Vale de disciplina na alocação de capital e o contínuo foco em nossos principais negócios”.

A finalização das vendas e a liquidação da operação ainda são aguardadas e devem ser concluídas no próximo dia 9, apesar de estar sujeita a novos fechamentos e procedimentos usuais para a venda de ações. A empresa conseguiu lucrar um valor bilionário com a venda da sua participação na Mosaic e isso pode ser importante para os novos rumos da mineradora. 

Participação da Vale na gigante da mineração, Mosaic, chega ao fim em decisão estratégica

A Mosaic é uma gigante na mineração internacional e tem a sua sede localizada em Tampa, na região da Flórida, Estados Unidos. Atualmente, a empresa atua no setor da mineração com serviços como a produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes que serão aplicados em diversas culturas do agronegócio, além de produzirem ingredientes para nutrição animal. Assim, a companhia conseguiu se consolidar como uma grande referência no setor, tanto dentro do seu país quanto no mercado internacional. 

No mercado brasileiro, a Mosaic conta com participação de serviços no setor da mineração de diversas formas, atuando nos principais cenários do agronegócio em cerca de 10 estados e operando um terminal portuário em Paranaguá (PR). Os investimentos da Vale nas ações da empresa norte-americana eram bastante benéficos, em razão da grande atuação da companhia no mercado do Brasil. 

Agora, com a venda da sua participação na Mosaic, o que se espera da Vale são novos investimentos em outras áreas e companhias no setor, em busca de um crescimento ainda maior no cenário da mineração, tanto dentro do Brasil como internacionalmente. A empresa deverá anunciar os novos rumos estratégicos durante os próximos passos da mineradora no mercado. 

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.