1. Início
  2. / Meio ambiente e Mineração
  3. / Prefeitos dizem que caso de barragem no Reino Unido serve como exemplo na luta contra a Mineradora BHP
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Prefeitos dizem que caso de barragem no Reino Unido serve como exemplo na luta contra a Mineradora BHP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/07/2020 às 19:26
Atualizado em 14/10/2024 às 16:48

Prefeito afirma que lutar contra a mineradora BPH seria como Davi lutando contra Golias

Um prefeito, parte de uma reivindicação de 200.000 grupos contra a mineradora BHP por causa de uma barragem de 2015, disse a um tribunal inglês que processar a gigante anglo-australiano no Brasil seria como Davi lutando contra Golias – sem o argumento bíblico final. Mario Antonio Coelho, prefeito do município de Barra Longa, disse em uma audiência jurisdicional em Manchester que levar o caso de US $ 6,3 bilhões na Inglaterra sobre o pior desastre ambiental do Brasil é o único caminho para a justiça adequada, mostram documentos judiciais.

Leia também:

Duarte Junior, prefeito de Mariana, que viajou para Manchester, no norte da Inglaterra, com o prefeito do Rio Doce, Silverio da Luz, pediu à BHP que ouça os brasileiros

“Desde que a BHP foi ao Brasil e não respeitou nossos direitos, viemos para a Inglaterra e nossos direitos serão respeitados aqui”, disse ele à Reuters em um email.

Requerentes brasileiros, que formaram a maior ação coletiva da história jurídica inglesa, devem começar a apresentar seu caso ainda na segunda-feira. A BHP, a maior mineradora do mundo em valor de mercado, rotulou a ação na semana passada como inútil.

O desastre que dizimou a economia local

Coelho disse que o desastre dizimou a economia local, sufocando o distrito de lodo e poeira e deixando a cidade “à mercê” da Fundação Renova, uma entidade criada pela mineradora e seus parceiros para gerenciar reparos e reparações.

Ele alegou que a Renova despejou 30.000 toneladas de resíduos de mineração em uma área habitada por afro-brasileiros mais pobres e os usou como material de construção para reconstruir áreas como a praça principal, deixando-o com um “fedor inconfundível” e alimentando angústias por informações conflitantes sobre riscos à saúde .

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x