1. Início
  2. / Mineração
  3. / Tecnologias de segurança é a nova aposta dos setores da mineração, óleo e gás
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Tecnologias de segurança é a nova aposta dos setores da mineração, óleo e gás

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 06/12/2021 às 11:16
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
Representantes dos setores da mineração, óleo e gás destacaram a importância das tecnologias de segurança para garantir uma melhor produtividade
Representantes dos setores da mineração, óleo e gás destacaram a importância das tecnologias de segurança para garantir uma melhor produtividade. Fonte: Reprodução

Alguns representantes dos setores da mineração, óleo e gás destacaram a importância das tecnologias de segurança para evitar falhas e garantir uma melhor produtividade 

O mercado nacional e internacional está cada vez mais se adaptando às novas tecnologias e utilizando elas para facilitar o dia a dia. Pensando nisso, alguns especialistas dos setores da mineração, óleo e gás comentaram nesta última sexta-feira, (03/12), acerca da importância das tecnologias de segurança para evitar falhas e acidentes no ambiente de trabalho e potencializar a produtividade.

Não perca:

Tecnologias de segurança trazem inúmeros benefícios para as operações nos setores da mineração, óleo e gás

A tecnologia é um recurso cada vez mais utilizado e aprimorado no mercado global para otimizar tempo e garantir mais produtividade nas operações, e nos setores da mineração, óleo e gás não poderia ser diferente. Alguns especialistas vêm destacando o potencial que esse recurso tem de oferecer mais assertividade nas operações e evitar falhas, além de reduzir o número de acidentes que podem ocorrer durante o período de trabalho, o que pode ser um grande avanço para diversos segmentos, como os setores da mineração, óleo e gás. 

Marcos Costa, Diretor Comercial da Divisão de Mineração da Komatsu Brasil, comentou acerca dessa utilização e afirmou que “Com caminhões autônomos, como você opera sem parar nenhum, há maximização do resultado e um aumento de produtividade em 15%. Isso porque não há parada para almoço ou ida ao banheiro”. O executivo ainda destacou que “Além disso, o custo de carregamento e transporte é reduzido em até 15%. E também reduz o impacto ambiental, porque economiza combustível. Com o fator humano, o condutor acelera tudo, achando que tem que tirar o máximo do equipamento. Com gestão de tráfego, ele consome menos”.

Assim, além de aumentar a produtividade das operações e garantir menos falhas nos processos, a utilização das tecnologias de segurança deve ser feita, acima de tudo, para garantir uma redução maior no número de acidentes que ocorrem nos locais de trabalho e oferecer uma melhoria para esses trabalhadores. 

Utilização das tecnologias de segurança nos setores da mineração, óleo e gás cresce, mas ainda sofre com desafios 

Apesar dos inúmeros novos projetos que incluem as tecnologias de segurança nesses setores e do expressivo crescimento durante os últimos anos, essa iniciativa ainda sofre com alguns desafios, entre eles, a capacitação desses trabalhadores em relação a essas práticas que irão garantir um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para eles. Assim, o principal objetivo das empresas desses segmentos é capacitar os seus funcionários em relação às tecnologias de segurança. 

Melissa Fernandez, Gerente de Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), comentou acerca desse problema tão comum nos setores da mineração, óleo e gás no Brasil e afirmou que “Isso está entre os desafios da indústria de óleo e gás, e esses desafios vão do entendimento do uso [do equipamento] à capacitação de pessoal. Mas tudo depende da capacidade de investimento no setor, e há necessidade de investimento muito grande em tecnologia digital”. 

O que se espera agora é que esses setores possam alcançar um crescimento ainda mais elevado, sem deixar de lado a segurança dos trabalhadores e conseguindo, ainda assim, um aumento na produtividade muito maior.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x