Friday, 03 de December de 2021

Anglo American divulga relatório de desempenho para entregar operações neutras em carbono até 2040

Empresa de mineração, Anglo American, informou seus resultados em relação ao projeto que garante entregar operações neutras em carbono

Empresa de mineração, Anglo American, informou seus resultados em relação ao projeto que garante entregar operações neutras em carbono

Durante este último sábado, (30/10), a empresa Anglo American divulgou o seu Relatório de Mudanças Climáticas, o qual contém o seu progresso em relação ao projeto para entregar operações neutras em carbono até 2040. A iniciativa da empresa foi anunciada há cerca de 12 meses e tem o objetivo de construir uma matriz energética mais limpa e renovável no ramo da mineração.

Leia outras notícias do setor de mineração:

Relatório de Mudanças Climáticas da Anglo American comprova os esforços da empresa na redução da emissão de carbono

A iniciativa anunciada pela Anglo American há cerca de 12 meses garante que a empresa irá entregar operações neutras em carbono até o ano de 2040 e é parte de um projeto para tornar as produções no ramo da mineração mais sustentáveis e com menos impactos ao meio ambiente. A empresa garante atualmente uma entrega de eletricidade 100% renovável no Brasil e pretende expandir a sua busca por sustentabilidade em relação à emissão de carbono também. 

Mark Cutifani, CEO da Anglo American, comentou acerca da iniciativa e afirmou que “Podemos ser mais direcionados no acesso a esses metais e minerais, usar menos água e energia e, principalmente, gerar menos emissões de GEE. Nosso programa FutureSmart Mining™ utiliza tecnologia para transformar desempenho de segurança e sustentabilidade. Isto nos ajudou a fazer um progresso significativo nos últimos anos e estamos acelerando nossos esforços. Com base em nosso compromisso com a neutralidade de carbono em todas as nossas operações até 2040, estabelecemos a ambição de reduzir as emissões de Escopo 3 em 50%, também até 2040”.

Um outro passo importante para a empresa do ramo de mineração em busca de um futuro mais sustentável no setor é a substituição dos combustíveis nas frotas de caminhões para as obras. A empresa atualmente conta com caminhões híbridos, que utilizam bateria para reduzir o uso de combustíveis prejudiciais e pretende expandir a iniciativa e criar uma frota somente com caminhões de emissão zero.

Anglo American procura incentivar os seus parceiros na busca pela entrega de operações neutras em carbono 

É inegável os esforços que a empresa do ramo da mineração Anglo American vem fazendo para conseguir tornar suas operações mais sustentáveis e minimizar os impactos ao meio ambiente. A companhia vem conseguindo reduzir cada vez mais a emissão de carbono e está confiante de que irá conseguir até 50% de redução em emissões de Escopo 3 até o ano de 2040, mesmo que pareça complicado de início. 

Agora, a empresa também busca mostrar os benefícios dessa iniciativa para as empresas associadas à mineradora, procurando apoiar essas companhias na emissão zero de carbono nos seus projetos, começando com as operações em parceria com a própria Anglo American. Assim, a empresa segue na luta pela mudança na logística deste setor e por um futuro mais sustentável e com menos impactos ambientais. 

Cutifani, CEO da companhia, comentou sobre o apoio aos seus parceiros nessa luta e afirmou que “Continuamos a explorar o que a mineração pode fazer para ajudar a garantir uma ‘Transição Justa’ – que considere os impactos dessa mudança nos funcionários e nas comunidades.  O conceito da Anglo American de um ecossistema de energia renovável regional para a África do Sul não apenas contribui para a descarbonização de nosso próprio negócio, mas também serve como um catalisador para apoiar a jornada geral de descarbonização da África do Sul e as ambições de uma Transição Justa”.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.