Empresa de mineração, Anglo American, informou seus resultados em relação ao projeto que garante entregar operações neutras em carbono
Durante este último sábado, (30/10), a empresa Anglo American divulgou o seu Relatório de Mudanças Climáticas, o qual contém o seu progresso em relação ao projeto para entregar operações neutras em carbono até 2040. A iniciativa da empresa foi anunciada há cerca de 12 meses e tem o objetivo de construir uma matriz energética mais limpa e renovável no ramo da mineração.
Leia outras notícias do setor de mineração:
Relatório de Mudanças Climáticas da Anglo American comprova os esforços da empresa na redução da emissão de carbono
A iniciativa anunciada pela Anglo American há cerca de 12 meses garante que a empresa irá entregar operações neutras em carbono até o ano de 2040 e é parte de um projeto para tornar as produções no ramo da mineração mais sustentáveis e com menos impactos ao meio ambiente. A empresa garante atualmente uma entrega de eletricidade 100% renovável no Brasil e pretende expandir a sua busca por sustentabilidade em relação à emissão de carbono também.
Mark Cutifani, CEO da Anglo American, comentou acerca da iniciativa e afirmou que “Podemos ser mais direcionados no acesso a esses metais e minerais, usar menos água e energia e, principalmente, gerar menos emissões de GEE. Nosso programa FutureSmart Mining™ utiliza tecnologia para transformar desempenho de segurança e sustentabilidade. Isto nos ajudou a fazer um progresso significativo nos últimos anos e estamos acelerando nossos esforços. Com base em nosso compromisso com a neutralidade de carbono em todas as nossas operações até 2040, estabelecemos a ambição de reduzir as emissões de Escopo 3 em 50%, também até 2040”.
- Trabalhadores de Goiás protestam pelos riscos das empresas de mineração, como a Votorantim, na região
- Produção de fertilizantes é uma questão de segurança nacional para o Brasil, afirma diretor-presidente do Ibram
- 60 processos ativos na Agência Nacional de Mineração são contestados devido à exploração de ouro em Terras Indígenas
- Setor de mineração preserva mais de duas vezes a área ocupada: tornando-se referência em preservação ambiental, aponta especialistas
Um outro passo importante para a empresa do ramo de mineração em busca de um futuro mais sustentável no setor é a substituição dos combustíveis nas frotas de caminhões para as obras. A empresa atualmente conta com caminhões híbridos, que utilizam bateria para reduzir o uso de combustíveis prejudiciais e pretende expandir a iniciativa e criar uma frota somente com caminhões de emissão zero.
Anglo American procura incentivar os seus parceiros na busca pela entrega de operações neutras em carbono
É inegável os esforços que a empresa do ramo da mineração Anglo American vem fazendo para conseguir tornar suas operações mais sustentáveis e minimizar os impactos ao meio ambiente. A companhia vem conseguindo reduzir cada vez mais a emissão de carbono e está confiante de que irá conseguir até 50% de redução em emissões de Escopo 3 até o ano de 2040, mesmo que pareça complicado de início.
Agora, a empresa também busca mostrar os benefícios dessa iniciativa para as empresas associadas à mineradora, procurando apoiar essas companhias na emissão zero de carbono nos seus projetos, começando com as operações em parceria com a própria Anglo American. Assim, a empresa segue na luta pela mudança na logística deste setor e por um futuro mais sustentável e com menos impactos ambientais.
Cutifani, CEO da companhia, comentou sobre o apoio aos seus parceiros nessa luta e afirmou que “Continuamos a explorar o que a mineração pode fazer para ajudar a garantir uma ‘Transição Justa’ – que considere os impactos dessa mudança nos funcionários e nas comunidades. O conceito da Anglo American de um ecossistema de energia renovável regional para a África do Sul não apenas contribui para a descarbonização de nosso próprio negócio, mas também serve como um catalisador para apoiar a jornada geral de descarbonização da África do Sul e as ambições de uma Transição Justa”.