Com essa renovação, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa irá movimentar cobre, minério de ferro e manganês para o setor de mineração. Além de fornecer também para o agronegócio, indústria alimentícia e fábricas de cimentos
Nessa terça-feira, 21, a parceria entre o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) e companhia Mineração Caraíba, foi renovada. O anúncio foi dado pela empresa que administra o terminal, a VLI. A mineradora está entre umas das principais do país, devido a sua produção de cobre e está localizada mais ao norte, na cidade de Jaguarari, no Estado da Bahia. Em contrapartida, o Terminal situa-se na Barra dos coqueiros, em Sergipe. Com essa renovação, a previsão é que sejam movimentadas, cerca de 100 mil toneladas de concentrado de cobre, onde serão exportadas, até meados de abril de 2023.
Veja outros artigos interessantes:
A importância da parceria entre a Mineração Caraíba e o Terminal Marítimo Inácio Barbosa
Quando pararmos para analisar, a partir do momento em que os acordos são renovados, significa que a parceria foi benéfica para ambas as companhias. Isso pode ser confirmado com a previsão na movimentação de cobre no decorrer do próximo ano. Dessa forma, mesmo estando em localidades diferentes, para o Terminal e para a mineradora, o acordo torna-se bastante positivo.
Conforme o gerente comercial da VLI para o TMIB, Ítalo dos Santos Leão, “a parceria comercial é muito importante para a VLI como um player logístico focado em suportar o setor de mineração”. Portanto, com apenas uma parceria, é possível aumentar a economia e movimentação de dos setores cruciais no Brasil, sendo eles: o de Mineração e o Portuário.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
- Faturamento do setor mineral ultrapassa a casa dos R$ 189 bi até agosto deste ano e projeções continuam otimistas para o segmento
É válido ressaltar que, além do concentrado de cobre, outros insumos minerais são movimentados entre o setor portuário e o agronegócio, entre eles: o manganês e o minério de ferro. Somente entre junho e agosto, 60 mil toneladas de milho foram exportadas para o mercado internacional pelo TMIB, enquanto foram embarcadas, cerca de 90 toneladas de farelo de soja. Dessa forma, o terminal vem atuando como uma porta de saída para o agronegócio.
Do mesmo modo que possui uma extrema importância para realizar exportações, conforme informado pela VLI, o Terminal Inácio Barbosa possui uma grande relevância para que as importações possam chegar. No momento, além de movimentar os insumos para a Mineração Caraíba, é responsável por receber insumos para abastecer o agronegócio, indústria alimentícia e fábricas de cimentos.
Conheça a Mineração Caraíba
Considerada uma das maiores mineradoras do país, atua no setor há mais de 51 anos no Estado da Bahia. Em 1874, um depósito de cobre foi encontrado e desde então, a companhia tem desenvolvido projetos no norte do estado. No entanto, foram longos anos de estudos, para verificar se o local possuía mesmo condições de ser explorado.
Foi somente no dia 29 de outubro de 1979 que as atividades no local foram realmente iniciadas. Antes de receber o nome ‘Mineração Caraíba’, a companhia foi batizada no início, com o nome de Caraíbas Metais. E, desde então, vem se consolidando cada dia mais no mercado nacional.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.