Segundo o Código Brasileiro de Mineração a Lavra é o conjunto de operações coordenadas que possui objetivo de aproveitamento industrial da jazida, desde a extração de substâncias minerais úteis até o seu beneficiamento.
Esse processo é classificado em dois grupos: Lavra Subterrânea e Lavra a Céu Aberto. Esses dois grupos possuem diferentes técnicas de extração do minério, chamadas de Métodos de Lavra.
Continue conosco até o fim deste artigo e confira os grupos e os métodos de lavra. Confira!
Os grupos e métodos de lavra
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
Lavra a céu aberto
Nessa etapa ocorre a extração do material em uma escavação na superfície, indicado para rochas e minerais que se encontram em depósitos superficiais, com estrutura, mergulho, espessura e forma favoráveis. Normalmente a espessura de estéril (mineral ou rocha que não possui valor econômico e recobre o minério) é relativamente pequena ou possui estrutura geológica que prejudica a abertura de túneis.
- Acesso ao Minério
O acesso ao minério nestas minas é feito pelo método de decapeamento, onde é realizada a remoção e o transporte do solo superficial, feito isso, é realizada a remoção do solo de alteração
- Principais minerais e substâncias
Os principais minerais extraídos por meio da lavra a céu aberto são: Feldspato, Caulim, Talco, Quartzo, Argilas, Mica, Esmeralda, Turmalina, Diamante, Esmeralda, Brita, Ouro, Areia e Cascalho.
Principais Métodos de Lavra a céu aberto
- Bancadas
São realizadas nas camadas horizontais na superfície, sendo assim, o estéril retirado é depositado em pilhas próximas da cava. As bancadas são formadas por taludes de tamanhos calculados de acordo com a proporção do material útil e inútil. Quanto maior o talude, mais suave deverá ser o ângulo para então evitar a instabilidade.
- Tiras
O material estéril é retirado e depositado em cortes que foram realizados em outras etapas da lavra. Esse método é adotado em produção de grande escala por ser mais barato e possuir alta produtividade, é muito utilizado na exploração de fosfato, carvão e xisto betuminoso.
- Pedreiras
Utilizado para rochas e minerais utilizados na construção civil. São pouco profundas e o material estéril deverá ser tratado antes de ser guardado.
Vantagens e desvantagens da mina a céu aberto
As vantagens desse tipo de mineração são:
- Utilização de equipamentos de grande porte, aumentando a produção;
- Facilidades de observações e supervisão dos serviços;
- Escoamento, iluminação e higiene facilitada
Desvantagens desse tipo de mineração:
- Imobilização de grandes áreas superficiais com lavra do minério e com a construção de depósitos de estéril e barragens de rejeitos;
- Clima e o tempo local influencia a operação;
- Impactos ambientais e os gastos com a recuperação são maiores
Lavra Subterrânea
Nessa etapa, a extração do material ocorre no interior do terreno. Indicado para rochas e minerais que estão em depósitos mais profundos, nessa situação, a relação estéril-minério é grande, fazendo com que seja economicamente inviável explorar a céu aberto. Além disso, existem também situações em que a legislação impõe a lavra subterrânea. A operação de modo subterrâneo precisa de operações auxiliares as da lavra que são:
- Ventilação;
- Escoramento de teto;
- Energia Elétrica;
- Sinalização de Emergência;
- Bombeamento e drenagem de água;
- Controle de Ruídos;
- Manutenção da mina;
- Comunicação;
- Suprimentos
Acesso ao Minério
Nas minas o acesso ao minério é realizado por meio de poços verticais construídos a partir da superfície, estes são chamados de Shafts. Por eles passam pessoas, equipamentos, suprimentos e também o próprio minério. A partir dos Shafts é feita também galerias que consistem em escavações horizontais para exploração do minério, chamadas de Drifts.
Existem também as rampas que são galerias de baixa declividade e curvas construídas para tráfego de veículos. Os Slopes são galerias de baixa declividade para a passagem de correias transportadoras e a chaminé, uma abertura vertical para a passagem do material é feita, ventilação e também serve como rota de fuga em casos de emergência. A chaminé normalmente não vai até a superfície.
- Principais Minerais e Substâncias
Os principais minerais e substâncias extraídos por esse método são: Feldspato, Quartzo, Mica, Turmalina, Esmeralda e Ouro.
Principais métodos de lavra subterrânea
Os métodos de lavra subterrânea podem ser divididos em 3 grupos, de acordo com a forma de abertura de poços, túneis e galerias nas rochas encaixantes:
- Realce Auto-Portantes
Esse método de lavra exige elevada continuidade e homogeneidade da qualidade do material. As operações nesse método são simples e há uma produtividade alta, dentro dele temos métodos de:
Câmaras e pilares: Processo mecanizado que permite operação de equipamentos
Subníveis: Método com perfurações descendentes, ascendentes ou radiais
Recuo por crateras verticais: Método que possui objetivo fazer a recuperação de pilares aumentando as recuperações na lavra.
- Suporte das Encaixantes
Esse método possui uma produtividade menor, pois os desmontes são menores e a precisam ocorrer operações de forma conjugadas. Além desse fator há também dificuldade na operação do minério tanto no recalque quanto também no enchimento. Dentro desse método temos outros métodos de:
Recalque: Método menos mecanizado pois depende das dimensões dos equipamentos de perfuração e espessura e inclinação da camada para que seja permitida a operação dos equipamentos;
Corte e Enchimento: Método que aceita variações na continuidade e homogeneidade da qualidade do material.
- Abatimento
Esse método consiste em utilizar a gravidade e os níveis de pressão situados acima do bloco de minério. Há eventualmente uma perturbação para o meio de desmonte com explosivos ou da retirada do terreno da parte inferior ao corpo mineralizado, induzindo assim a instabilidade controlada, que causa o desprendimento do minério. Dentro dele temos métodos de:
Subníveis (Sublevel Caving): Esse método consiste na perfuração ascendente onde no qual o teto vai sendo abatido de acordo com o encerramento da extração de material nas galerias;
Blocos (Block Caving): Método em que massas, painéis ou blocos de minérios são solapados para induzir o abatimento, permitindo assim que o minério fragmentado seja escoado. Nele tanto o minério quanto a encaixante são abatidos;
Longwall: Método aplicado para camadas horizontais, depósitos tabulares que possuem longo corredor de arranque que é estabelecido e avança através de cortes paralelos à face, auxiliando assim pelo caimento completo do teto ou paredes laterais atrás dele.
Vantagens e desvantagens da mina Subterrânea
As vantagens desse tipo de mina são:
- Menor gasto com recuperação do local;
- Clima e tempo do local não influencia na produção;
- Não há necessidade de grandes movimentações de estéril;
Desvantagens:
- Maior probabilidade de ocorrer acidentes;
- Investimento maior em infraestrutura;
- Há maior gasto de energia elétrica;
- Há limitação no tamanho/dimensionamento das galerias, aumentando assim as dificuldades operacionais;
- Mão de obra mais qualificada para a operação de equipamentos.
Operações de Lavra
As operações de Lavra são processos realizados com intuito de extrair minério do local em que ele está, até ser levado para o beneficiamento. As operações são:
- Perfuração: Etapa que utiliza máquinas de perfuração para furar o minério. Esta poderá ser feita por método pneumático ou hidráulico. Nessa etapa os parâmetros da perfuração devem ser previamente calculados
- Desmonte: Nesse método utiliza-se explosivos a fim de fragmentar minério em rochas duras. Os furos realizados na perfuração são preenchidos ou carregados com explosivos e depois são feitas as detonações de modo sincronizado. Esse desmonte poderá ser mecânico ou hidráulico.
- Transporte: Após a fragmentação, o minério é colocado em caminhões, vagonetas ou outros meios de transporte para serem levados às pilhas de deposição e ou para as instalações de tratamento de minério.
Qual o melhor método de lavra?
Fatores principais que podem influenciar na escolha dos grupos de lavra devem ser analisados ainda na etapa de planejamento e uma boa escolha irá garantir o sucesso do empreendimento. Alguns desses fatores são:
- Relação Estéril-Minério;
- Segurança;
- Viabilidade Econômica;
- Critérios geológicos, sociais, geográfico e ambiental;
- Condições de segurança;
- Estabilidade da mina;
- Recuperação do minério;
- Estrutura Geológica;
- Produtividade Máxima
Com o processo de andamento do empreendimento, a mina a céu aberto pode se tornar inviável, mesmo que atualmente haja muito minério a ser explorado, por consequência a uma grande profundidade atingida pela cava, restrições ambientais, angulação da cava e etc. Sendo assim, uma solução para esse impasse seria realizar uma transição para a mineração subterrânea. Portanto, esse projeto possui custo maior já que as atividades abaixo da superfície demandam mais equipamentos, cuidado e segurança, além também de mão de obra mais qualificada para o serviço. É possível lavrar utilizando métodos a céu aberto e subterrâneos ao mesmo tempo, tudo irá depender somente do material que será lavrado e também das condições do projeto.
O mesmo material poderá ser explorado por métodos que você irá conferir abaixo, tudo irá depender das condições ditas acima.
- Regulamentação da Lavra no Brasil: Esta é realizada pela Agência Nacional de Mineração, a ANM, que é responsável pela pesquisa, exploração, comércio e uso sustentável dos recursos minerais. No código de mineração há um capítulo dedicado à lavra. Que você poderá ler a seguir
A ANM regula a lavra através das Normas Regulamentadoras de Mineração (NRM). Para as minas a céu aberto existem duas regulamentações:
NRM-02: Lavra a Céu aberto
Esta indica os princípios que devem ser seguidos para a atividade além de definir bancadas e taludes. NRM-19: Disposição de Estéril
Rejeitos e produtos que indicam as definições e o modo de deposição do estéril, do rejeito e do produto da exploração.
NRM-04: Aberturas Subterrâneas
Está se trata da execução das aberturas e também dos critérios de desmonte de rocha.
Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.