Início Mineradora Samarco busca inclusão feminina no setor e lança o programa de estágio Mulheres na Mineração




Mineradora Samarco busca inclusão feminina no setor e lança o programa de estágio Mulheres na Mineração

agosto 24, 2022 às 4:20 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mulheres na Mineração
Mulheres na Mineração (Reprodução: divulgação)

Na última semana, a Mineradora Samarco lançou o Programa de Estágio Mulheres na Mineração, com o intuito de promover a inclusão do público feminino em um setor majoritariamente masculino. Dessa forma, a primeira edição do curso terá 65 vagas disponíveis para estudantes dos cursos de nível técnico ou superior, que estejam previamente matriculadas no período noturno, e cursando, no mínimo, o terceiro período do curso, em caso de nível superior.

Sendo assim, as vagas para o “Mulheres na Mineração” estão disponíveis para as unidades de Belo Horizonte, Rio Doce, Mariana e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, além de Anchieta, situada no Espírito Santo. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 de setembro,e podem ser feitas através deste link. O programa inclui uma perspectiva vanguardista na Samarco, e faz parte do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), criado neste ano pela mineradora, e tem como missão fazer da mineração um ambiente diferente, além de ser completamente alinhado à agenda ESG,

Paralelamente, o Programa de Estágio Mulheres na Mineração, também está alinhado à Carta de Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que foi assinada pela Samarco no ano de 2019. Neste sentido, a gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco, apontou que o grande objetivo da empresa é ampliar a representatividade e o efeito de mulheres, cisgenero e transgênero. Por isso, é mais uma grande ação que busca transformar a empresa em um ambiente cada vez mais saudável e inclusivo para todos que participam. Para ela, é uma forma de contribuir para corrigir diversas desigualdades históricas da sociedade.

Artigos recomendados

Programa de Estágio Mulheres na Mineração busca maior inclusão no setor

Basicamente, o processo seletivo do estágio irá contar com uma prova on-line, entrevistas presenciais e exames admissionais. Posteriormente, as candidatas selecionadas poderão atuar no escritório da empresa em Belo Horizonte, além dos complexos de Germano, Mariana (MG), Candonga (Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce) ou de Ubu em Anchieta (ES). Como benefícios, o programa oferecerá uma bolsa de estágio, auxílio transporte e alimentação.

A proposta amplia a ação da Samarco na busca pela igualdade. Isso porque, em 2021, a mineradora patrocinou o movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil), que tratou de ações para aumentar a participação de mulheres nas posições de liderança, além de assegurar a atração e retenção de novos talentos femininos. Conforme o WIM, as mulheres representavam apenas 13% dos profissionais que atuavam no setor de mineração.

Hoje, o Fórum Econômico Mundial, liberou uma previsão que aponta que a disparidade de gênero ainda deve demorar 268 anos para ser totalmente erradicada. No ano passado, a mineradora Samarco observou que esse público representava apenas 16% do seu efetivo. Neste sentido, Vera comentou que as ações da mineradora estão sendo planejadas para promover a igualdade de oportunidades de rendimentos, e para dar nossa contribuição para que a disparidade de gênero seja uma realidade cada vez mais distante no mercado de trabalho.

Conheça mais sobre a Samarco

A mineradora Samarco é uma empresa de capital fechado que atua no segmento de mineração, sendo uma joint venture de propriedade da Mineradora Vale da BHP. Tendo a sua sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a mineradora possui unidades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo. Os principais produtos da Samarco são as pelotas de minério de ferro, que são a matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Atualmente, a mineração retomou as suas operações de uma maneira diferente, apostando em novas tecnologias e mais segurança, sempre buscando gerar valor duradoura para os territórios onde atua.

Relacionados
Mais recentes