A Samarco, em parceria com a siderúrgica alemã Rogesa, assinaram um memorando de entendimento com a missão de explorar parcerias técnicas e comerciais para garantir a produção de minério de ferro de alta qualidade. Basicamente, o objetivo é reduzir as emissões de carbono, num grande processo de descarbonização.
Produção de minério de ferro: A Rogesa é conhecida por produzir aços a partir de dois altos-fornos, e também é responsável pelo abastecimento das siderúrgicas de Dillinger e Saarstahl, com aço líquido. Atualmente, ambas as empresas desenvolvem um projeto conjunto para construir um módulo de redução direta na cidade de Dillingen, na Alemanha. Dessa forma, é um grande passo para levar a frente esse projeto que tem como missão maior eficiência em termos de emissões de CO2.
Em nota, Karl-Ulrich Köhler, do Conselho de Administração da Dillinger e Saarstahl, afirmou: “Temos o prazer de intensificar nossa longa e boa parceria com a Samarco por meio deste memorando de entendimentos. A iniciativa conjunta é mais um passo para a redução de CO2 e para a sustentabilidade na produção de aço”
Paralelamente, o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, apontou que as iniciativas e ações para a descarbonização são uma grande realidade global e, dessa forma, a Samarco tem todas as condições para colaborar com a siderurgia mundial, sempre em prol da sustentabilidade, sendo assim, um grande fornecedor estratégico em termos de redução de emissões de carbono.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
- Faturamento do setor mineral ultrapassa a casa dos R$ 189 bi até agosto deste ano e projeções continuam otimistas para o segmento
Além disso, o Head Comercial e Marketing da Samarco, Renato Pereira, apontou que a Rogesa é parceira da Samarco há muitos anos, sendo cliente desde 1978, e que essa iniciativa é fundamental para que as empresas estejam melhor preparadas para o futuro, recriando seus processos, e sempre visando as melhores soluções técnicas que garantem a sustentabilidade.
Conheça mais sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco Mineração é uma mineradora brasileira e, atualmente, é controlada através de uma joint-venture entre as empresas Vale S.A. e a empresa anglo-australiana BHP Billiton, onde cada uma possui 50% das ações da empresa. Dessa forma, ela teve a sua concessão transferida da Sociedade Anônima Mineradora Trindade para a Mineradora Samarco.
Sendo assim, ela é uma empresa de capital fechado que, há muitos anos, atua diretamente no segmento de mineração. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa conta com unidades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Entre os seus principais produtos estão pelotas de minério de ferro, que é a matéria-prima para a grande produção de aço pela indústria siderúrgica. Além disso, a Samarco retomou suas operações de uma forma diferente, investindo em novas tecnologias, criando uma maior segurança para funcionários e clientes, e sempre buscando um valor duradouro para os territórios onde atua.
Sobre a Rogesa
A Rogesa é uma grande produtora de aço na Europa, sendo subsidiária conjunta de duas empresas siderúrgicas no Estado de Saarland, localizado na Alemanha. Dessa forma, a Rogesa possui uma enorme gestão operacional, além de possuir milhares de funcionários. Fundada em 1981, a Rogesa é uma grande referência mundial no setor de produção de aço e, atualmente, produz cerca de 4,6 milhões de toneladas de metal quente por ano.