Início Chaves de emergência por cabo e adaptadores com sinais dinâmicos aumentam eficiência de correias transportadoras: economia e segurança na mineração




Chaves de emergência por cabo e adaptadores com sinais dinâmicos aumentam eficiência de correias transportadoras: economia e segurança na mineração

junho 28, 2022 às 8:33 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
economia e segurança na mineração
Economia e segurança na mineração (Reprodução: divulgação)

Primeiramente, as correias transportadoras têm um papel fundamental no setor mineral, garantindo a economia e segurança na mineração. Isso porque elas apresentam detalhes de segurança operacional com diversos benefícios ao setor mineral, especialmente por conta do seu custo benefício.

Neste sentido, uma maneira de garantir a confiabilidade das correias transportadoras são as chaves de emergência. Em alguns modelos, existe o acionamento por cabo e atuação liberal, além dos adaptadores que convertem os sinais de segurança tradicionais em sinais dinâmicos, o que gera redução de custo para a mineração.

Entretanto, problemas operacionais nas correias transportadoras geram grandes perdas na produção e financeiras. Por exemplo, em caso de interrupção das atividades por cerca de 15 horas ou mais, o prejuízo está acima de US$1 milhão, devido ao período em que o navio não está em operação.

Sendo assim, Murilo Morais, representante da ABB Eletrificação e responsável pelo gerenciamento das linhas, Relés de Proteção, Relés Inteligentes e Dispositivos de Segurança na empresa, apontou que a eficiência logística tem sido imprescindível para melhores lucros nos negócios, além de garantir economia e segurança na mineração.

Dessa forma, o profissional acredita que a eficiência logística é um diferencial no setor mineral. Isso porque outros empecilhos como custos de transportes, pressões inflacionárias e aumentos dos combustíveis impactam diretamente nos preços da cadeira produtiva, que precisa de processos eficientes para obter um menor custo.

Sendo assim, as chaves de emergência é um dos equipamentos mais utilizados na adequação de segurança em correias transportadoras, pois garante a parada imediata e segurança em caso de falhas ou condições de riscos. Dessa maneira, elas ainda garantem integridade, economia e segurança na mineração e suas operações.

Webinar – Correias Transportadoras: Como Monitorar? (Canal: Dynamox)

Alinhados à segurança, a maioria dos dispositivos tradicionais já instalados podem ser usados no conceito de sinal dinâmico. Para isso, é necessário utilizá-los em conjunto, com um adaptar, pois assim aumentará a confiabilidade do sistema e sua eficácia.

O que são Correias Transportadores e como elas podem oferecer economia e segurança na mineração

Basicamente, correias transportadoras são equipamentos para transporte e movimentação de materiais a granel, levados em grandes volumes, por uma correia contínua (esteira transportadora), que se desloca sobre roletes ou tambores.

Dessa maneira, as correias transportadoras se movimentam em uma superfície para facilitar o transporte de determinados objetos ou materiais, principalmente quando estão em grande volume. Para isso, ela pode ser aplicada na horizontal, vertical, ou inclinada.

Neste sentido, as correias transportadoras já são utilizadas há muito tempo em várias indústrias, pois é uma solução para o transporte de produtos e materiais em longa distância, diminuindo o uso de caminhões e subitamente os seus gastos. Em geral, elas são muito utilizadas em locais onde os caminhões não podem acessar, devido às condições físicas ou distâncias.

Basicamente, a constituição das correias transportadoras é: carcaça e cobertura, onde a calçada é o elemento de força e resistência para suportar o peso, tensões e outros desafios no transporte dos materiais. Na sua composição, temos fibras têxteis, que também são instaladas por cabos de aço. 

Qual vantagem de utilizar uma correia transportadora?

Basicamente, podemos dizer que uma correia transportadora é uma das maneiras mais eficientes de garantir economia e segurança na mineração. Isso porque ela pode atender espaços e regiões onde os caminhos não chegam, além de suportarem grandes cargas de peso.

Entre as principais vantagens de utilizar as correias transportadoras, podemos citar:

  • Alto volume de carga a ser transportada;
  • Confiabilidade e dinamismo;
  • Versatilidade (Atua em distância longas e curtas);
  • Capacidade elevada de transporte de carga;
  • Segurança na operação,
  • Custo de transporte reduzido.

Além disso, podemos definir a composição de uma correia transportadora em quatro itens:

Cobertura superior: possui a função de proteger e garantir as integridades dos materiais transportados;

Borracha de adesão: sua função é garantir estabilidade, adesão e acamamento.

Carcaça Têxtil: sua função é fornecer resistência à tensão da correia transportadora;

Cobertura inferior: basicamente, ela protege a carcaça do processo entre a esteira transportadora, roletes e tambores.

Uma Nova Maneira de Ter Economia e Segurança na Mineração

Na mineração, as correias transportadoras carregam milhares de toneladas diariamente, possibilitando um processo de exploração mais acelerado e eficiente, até o envio para o beneficiamento do minério. Assim, o seu uso garante maior economia e segurança na mineração.

Neste sentido, investir em tecnologias para as correias transportadoras é uma maneira de garantir o seu uso com segurança, economia e eficiência, especialmente em um cenário pressionado pelos custos globais de logísticas, que necessita de adaptações para cobrir gastos e obter processos mais eficientes.

Isso porque as ocorrências operacionais nas correias transportadoras geram grandes prejuízos à mineração. Em geral, quando elas estão paradas por 15 horas ou mais, o valor perdido está em torno de US$1 milhão, considerando que o navio tenha capacidade para movimentar 400 mil toneladas de minério de ferro.

Neste sentido, podemos dizer que as chaves de emergência são uma boa opção para aumentar a eficácia das correias transportadoras e garantir segurança e economia na mineração. Isso porque esta ferramenta atua em locais de difícil acesso, onde caminhões de grande porte não podem acessar.

Portanto, segundo Murilo Moraes, representante da ABB Eletrificação e responsável pelo gerenciamento das linhas, Relés Inteligentes, Relés de Proteção, e Dispositivos de Segurança na empresa, acredita que os esforços para garantir a eficiência logística é fundamental para a competitividade dos negócios na mineração.

Isso porque o aumento dos combustíveis, os custos de transporte e as pressões inflacionárias minam o desenvolvimento do setor. Portanto, encontrar ferramentas que assegurem o transporte eficiente, especialmente de grandes cargas, é uma boa opção para diminuir gastos e obter maior produtividade.

Atualmente, a reconversão produtiva para municípios mineradores e empresas é um desafio para a mineração, especialmente em um cenário pressionado pelas mudanças inflacionárias. Logo, tais ferramentas são uma forma de assegurar o crescimento do setor em meio a incertezas internas e externas.

Por fim, as chaves de emergência são um dos equipamentos mais indicados para garantir economia e segurança na mineração. Dessa forma, a ferramenta permite a parada imediata em condições de risco, ou em eventuais falhas. Logo, é a maneira perfeita de garantir a segurança e a integridade do operador e da operação.

Relacionados
Mais recentes