Thursday, 28 de October de 2021

O Que é Mineração

O minério

O Que é Mineração, os minerais são componentes essenciais no dia a dia, pode até não parecer para muitos.


 porém, os minerais estão presentes a todo o momento em nossas casas, no que tocamos no que bebemos, no que nos alimentamos e também nos meios de locomoção, ou seja, os minerais estão presentes em tudo e em todos os momentos que vivemos. Esses são fundamentais para a produção de carros, celulares, computadores, baterias, construções, roupas, além de alimentos industrializados e naturais já que no campo é utilizado pesticidas que possuem minerais em sua composição e até mesmo água potável.

Por isso é impossível imaginar um mundo onde não haja a presença da mineração, pois sem essa atividade não teríamos nem mesmo nossas casas sólidas e seguras.

Quer saber mais sobre esse material tão importante para a humanidade? Então continue conosco até o fim deste artigo e conheça mais sobre a história e a importância da mineração!

A mineração é uma atividade industrial essencial na vida moderna, além de oferecer uma extrema importância para a economia de um país, a mineração é indispensável também no desenvolvimento socioeconômico da sociedade. O futuro está também ligado diretamente a essa atividade, principalmente quando falamos de carros elétricos, fontes de energia sustentáveis e etc. Ou seja, a mineração sempre fará parte do nosso cotidiano e sempre será um elemento fundamental para o desenvolvimento humano e socioeconômico.

O que é Mineração?

A mineração é o processo de extração de minerais que se concentram de forma natural no solo. É uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra e também no beneficiamento de minérios presentes do subsolo. O processo de mineração passa pela extração de minerais e envolve diversas etapas que são seguidas até chegar ao seu produto final, as etapas principais são:

  • Pesquisa;
  • Exploração;
  • Lavra;
  • Beneficiamento

Para que os minerais cheguem a casa dos consumidores em forma de produtos finais assim como televisões, computadores e celulares é necessário conhecimento teórico e prático, com o suporte de um geólogo é imprescindível tanto na fase de pesquisa quanto na lavra. Apesar de possuir um número elevado de informações disponíveis atualmente na WEB, o suporte de um técnico especializado e qualificado é de fundamental importância tanto nos trabalhos de conhecimento da jazida quanto também em sua regulamentação.

Os custos de desenvolvimento de um depósito varia, desde poucos milhares de reais destinados para um garimpo ou lavra garimpeira até uma grande mineração que pode custear milhões ou até mesmo bilhões de reais.

  • Minério

Rochas ou minerais que podem ser minerados, ou seja, dos quais minerais de minério (alumínio, manganês e etc) ou gemas (diamante, turmalina, esmeralda e etc) podem ser retirados, processados e colocados no mercado para suprir as necessidades da indústria ou do consumidor final. Para que o material seja mineral, é necessário que o elemento possua concentração acima da sua média na superfície terrestre, isso é, sua concentração deverá ser uma anomalia raramente encontrada. O minério pode ser encontrado de diversas formas, pode ser sob a forma de veios, disseminações ou pequenas quantidades de minerais, ou ainda de maciços. Esses são divididos em metálicos, não-metálicos, agregados, fertilizantes, industriais, rochas ornamentais, recursos energéticos e água.

O minério é formado pela composição de minerais e seu valor varia de acordo com o conteúdo metálico em que ele possui e quando beneficiado através da metalurgia, são concentrados, fundidos e refinados. Pode-se dizer que para serem explorados economicamente, os minérios têm de possuir grande quantidade, teor e características físico-químicas (reservas), além de infraestrutura e localização que viabilizam o seu escoamento.

Diferença entre Jazida Mineral e Depósito Mineral

  • Jazida Mineral

As Jazidas Minerais são concentrações em um volume específico de material de ocorrência natural onde podem ser extraídos minerais que possuem valor econômico com lucro.

  • Depósito Mineral

Um depósito mineral é consiste em qualquer concentração natural de material na crosta terrestre, independente de ser viável ou não

Quais os tipos de Mineração?

dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas são divididas em duas categorias, sendo elas, céu aberto e lavra subterrânea.

  • Lavra a céu aberto

Esse método consiste na retirada do minério de depósitos que se encontra em superfície ou baixas profundidades (em média menor que 100m) esses são explorados até a retirada total do minério do local

  • Lavra Subterrânea

Esse método consiste em extrair minério em depósitos que se encontram em maiores profundidades (normalmente maiores que 100m) e esses são explorados por meio de equipamentos mais sofisticados como tratores e caminhões específicos para tal fim.

Quais os principais processos utilizados na Mineração?

Os principais processos que envolvem a mineração são:

  • Pesquisa;
  • Exploração;
  • Extração;
  • Transporte;
  • Processamento;
  • Beneficiamento;
  • Comercialização do Minério

Todas essas etapas fazem parte do processo de mineração, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM):

  • Prospecção: Se refere às fases de estudos e reconhecimento geológico de forma preliminar. Nessa etapa não há impactos ao meio ambiente já que a mesma consiste em atividades feitas de modo remoto, levantando dados de satélite ou aéreo.
  • Pesquisa Mineral: Essa etapa se refere às fases de exploração, delineamento e avaliação. São feitos em laboratório: Levantamentos Geológicos, Estudos dos Afloramentos, Levantamentos Geofísicos e Geoquímicos, Abertura de Escavações e Execução da sondagem do corpo mineral.
  • Lavra: Se refere a fases do desenvolvimento do projeto e extração. Conjunto de operações coordenadas que possui objetivo de aproveitamento industrial da jazida desde a extração de substâncias minerais úteis até o seu beneficiamento.
  • Descomissionamento da mina: Essa etapa se refere às fases de desativação e fechamento da mina. Este é um processo contínuo que tem início na fase de viabilidade e se estende durante todo o ciclo de vida do projeto.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.