Monday, 23 de May de 2022

Grupo Volkswagen entra para a IRMA com o objetivo de trazer mais sustentabilidade às suas operações dentro do setor da mineração

Em busca de mais sustentabilidade nas suas operações dentro do segmento da mineração, o gigante Grupo Volkswagen anunciou a sua entrada na iniciativa IRMA, que debate esse tema e procura novas soluções para a questão

Em busca de mais sustentabilidade nas suas operações dentro do segmento da mineração, o gigante Grupo Volkswagen anunciou a sua entrada na iniciativa IRMA, que debate esse tema e procura novas soluções para a questão

Recentemente, o Grupo Volkswagen comentou sobre a sua entrada à “Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA)”, organização que busca trazer um debate maior e novas soluções para a questão dentro das suas operações no setor. A notícia repercutiu na internet na última sexta-feira, (25/03), e com essa nova jornada, a empresa pretende trazer mais sustentabilidade para as suas atividades no setor da mineração e cooperar com o compromisso ambiental nos próximos anos.

Notícias relacionadas:

IRMA agora conta com o Grupo Volkswagen para a cooperação em busca de uma sustentabilidade maior nas suas operações dentro do segmento da mineração

A IRMA  é uma associação de organizações não-governamentais, sindicatos de trabalhadores, comunidades afetadas, investidores, empresas de mineração e compradores de matérias-primas que conta com mais de de 50 membros diferentes e procura trabalhar para desenvolver e estabelecer rigorosas normas para a extração de matérias-primas através da mineração. Agora, o Grupo Volkswagen anunciou a sua entrada para a organização, como forma de dar continuidade ao projeto de sustentabilidade que a empresa possui dentro das suas operações no setor da mineração.

Com as novas demandas no mercado global, as empresas estão cada vez mais em busca de novas alternativas viáveis para a produção de energia e, além disso, de recursos abundantes mas limpos para essa geração. Assim, com o processo de eletrificação dos seus automóveis nos últimos anos, o Grupo Volkswagen precisa buscar por novas alternativas dentro do setor da mineração, já que se faz mais necessário ainda a extração de matérias-primas para baterias, como cobalto, lítio, níquel e grafite, fortemente utilizadas dentro da produção de baterias.

Além de adotar sérias medidas para o seu compromisso ambiental durante os próximos anos, o Grupo Volkswagen também adota agora uma política que determina que todos os seus parceiros e clientes precisam seguir certos compromisso ambientais durante o contrato, para que a parceria contribua na amenização dos impactos ambientais dentro do ramo da mineração, grande responsável por boa parte das substâncias que causam todos esses problemas. Assim, o Grupo Volkswagen busca não só trazer mais eficiência para as suas atividades, como também manter o seu compromisso ambiental em dia. 

Padrões da IRMA para a sustentabilidade e o compromisso ambiental tornam entrada do Grupo Volkswagen ainda mais impressionante dentro do setor da mineração

Para além da questão da sustentabilidade dentro da produção no setor da mineração, a IRMA foca também na proteção dos direitos humanos e das comunidades, na eliminação da corrupção, medidas de proteção à saúde dos trabalhadores e comunidades afetadas e segurança nos locais de trabalho, como forma de demonstrar que esses debates se fazem tão necessários quanto a sustentabilidade dentro da produção, uma vez que os esforços para manter a harmonia dentro das operações trará resultados muito mais positivos. 

Assim, o membro do Conselho do Grupo Volkswagen Group responsável pela área de Compras, Murat Aksel, comentou que “O caminho para uma cadeia de suprimento transparente e sustentável leva diretamente à mina. É por isso que apoiamos o estabelecimento de regras claras. Os padrões são mais eficazes quanto mais consistentemente são definidos e quanto mais parceiros aderirem. A IRMA reúne todos os participantes importantes: fornecedores de matérias-primas, os compradores de matérias-primas, representantes dos trabalhadores, forças da sociedade civil, investidores e especialistas independentes”.

Com a entrada na IRMA, o Grupo Volkswagen agora avança para um futuro com muito mais sustentabilidade e compromisso ambiental dentro das suas operações na mineração e deverá expandir esses debates ainda mais nos próximos anos com novos projetos sendo desenvolvidos.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.