Em busca de mais sustentabilidade nas suas operações dentro do segmento da mineração, o gigante Grupo Volkswagen anunciou a sua entrada na iniciativa IRMA, que debate esse tema e procura novas soluções para a questão
Recentemente, o Grupo Volkswagen comentou sobre a sua entrada à “Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA)”, organização que busca trazer um debate maior e novas soluções para a questão dentro das suas operações no setor. A notícia repercutiu na internet na última sexta-feira, (25/03), e com essa nova jornada, a empresa pretende trazer mais sustentabilidade para as suas atividades no setor da mineração e cooperar com o compromisso ambiental nos próximos anos.
Notícias relacionadas:
IRMA agora conta com o Grupo Volkswagen para a cooperação em busca de uma sustentabilidade maior nas suas operações dentro do segmento da mineração
A IRMA é uma associação de organizações não-governamentais, sindicatos de trabalhadores, comunidades afetadas, investidores, empresas de mineração e compradores de matérias-primas que conta com mais de de 50 membros diferentes e procura trabalhar para desenvolver e estabelecer rigorosas normas para a extração de matérias-primas através da mineração. Agora, o Grupo Volkswagen anunciou a sua entrada para a organização, como forma de dar continuidade ao projeto de sustentabilidade que a empresa possui dentro das suas operações no setor da mineração.
- Trabalhadores de Goiás protestam pelos riscos das empresas de mineração, como a Votorantim, na região
- Produção de fertilizantes é uma questão de segurança nacional para o Brasil, afirma diretor-presidente do Ibram
- 60 processos ativos na Agência Nacional de Mineração são contestados devido à exploração de ouro em Terras Indígenas
- Setor de mineração preserva mais de duas vezes a área ocupada: tornando-se referência em preservação ambiental, aponta especialistas
Com as novas demandas no mercado global, as empresas estão cada vez mais em busca de novas alternativas viáveis para a produção de energia e, além disso, de recursos abundantes mas limpos para essa geração. Assim, com o processo de eletrificação dos seus automóveis nos últimos anos, o Grupo Volkswagen precisa buscar por novas alternativas dentro do setor da mineração, já que se faz mais necessário ainda a extração de matérias-primas para baterias, como cobalto, lítio, níquel e grafite, fortemente utilizadas dentro da produção de baterias.
Além de adotar sérias medidas para o seu compromisso ambiental durante os próximos anos, o Grupo Volkswagen também adota agora uma política que determina que todos os seus parceiros e clientes precisam seguir certos compromisso ambientais durante o contrato, para que a parceria contribua na amenização dos impactos ambientais dentro do ramo da mineração, grande responsável por boa parte das substâncias que causam todos esses problemas. Assim, o Grupo Volkswagen busca não só trazer mais eficiência para as suas atividades, como também manter o seu compromisso ambiental em dia.
Padrões da IRMA para a sustentabilidade e o compromisso ambiental tornam entrada do Grupo Volkswagen ainda mais impressionante dentro do setor da mineração
Para além da questão da sustentabilidade dentro da produção no setor da mineração, a IRMA foca também na proteção dos direitos humanos e das comunidades, na eliminação da corrupção, medidas de proteção à saúde dos trabalhadores e comunidades afetadas e segurança nos locais de trabalho, como forma de demonstrar que esses debates se fazem tão necessários quanto a sustentabilidade dentro da produção, uma vez que os esforços para manter a harmonia dentro das operações trará resultados muito mais positivos.
Assim, o membro do Conselho do Grupo Volkswagen Group responsável pela área de Compras, Murat Aksel, comentou que “O caminho para uma cadeia de suprimento transparente e sustentável leva diretamente à mina. É por isso que apoiamos o estabelecimento de regras claras. Os padrões são mais eficazes quanto mais consistentemente são definidos e quanto mais parceiros aderirem. A IRMA reúne todos os participantes importantes: fornecedores de matérias-primas, os compradores de matérias-primas, representantes dos trabalhadores, forças da sociedade civil, investidores e especialistas independentes”.
Com a entrada na IRMA, o Grupo Volkswagen agora avança para um futuro com muito mais sustentabilidade e compromisso ambiental dentro das suas operações na mineração e deverá expandir esses debates ainda mais nos próximos anos com novos projetos sendo desenvolvidos.