O estado de Rondônia irá receber o novo empreendimento de uma companhia de mineração canadense voltada para a sustentabilidade e será palco da exploração de minérios de terras raras
Nessa última terça-feira, (29/03), ocorreu uma reunião do governo de Rondônia com a companhia Canadá Earth Rare Corporation, que é focada na mineração em terras raras. Assim, foi acordado entre as partes que o estado será palco da exploração de minérios de terras raras, com foco na sustentabilidade e na geração de oportunidades de emprego para os moradores da região ao longo do desenvolvimento do empreendimento da companhia.
Confira:
Canadá Earth Rare Corporation faz reunião com governo de Rondônia para decidir planos de exploração de minérios de terras raras em novo empreendimento da mineração no estado
A Canadá Earth Rare Corporation é uma empresa canadense de mineração focada na exploração de minérios de terras raras, um grupo de 17 substâncias raras utilizadas na produção industrial, com foco na sustentabilidade nas operações. Agora, a empresa chega ao Brasil com um projeto de empreendimento para uma planta de exploração desses minérios no estado de Rondônia, e realizou uma reunião com o governo do estado para firmar a parceria para o projeto.
- Trabalhadores de Goiás protestam pelos riscos das empresas de mineração, como a Votorantim, na região
- Produção de fertilizantes é uma questão de segurança nacional para o Brasil, afirma diretor-presidente do Ibram
- 60 processos ativos na Agência Nacional de Mineração são contestados devido à exploração de ouro em Terras Indígenas
- Setor de mineração preserva mais de duas vezes a área ocupada: tornando-se referência em preservação ambiental, aponta especialistas
A reunião com o governo do estado de Rondônia e os representantes da Canadá Earth Rare Corporation esclareceu uma série de questões pendentes para a administração do estado e destacou os benefícios que o empreendimento trará à região, uma vez que a instalação do empreendimento no município de Ariquemes terá um investimento de R$ 1,5 bilhão e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e mais 4,5 mil indiretos. Assim, a nova planta de exploração de minérios de terras raras irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado nos próximos anos.
Além disso, o estado será o primeiro local de toda a América Latina a ter um empreendimento no ramo da mineração voltado para a exploração de minérios de terras raras. O empreendimento da companhia já passou pela vistoria de trâmites legais dentro da pasta ambiental do Estado, e o diretor executivo da CREC, Dorival Carvalho Pinto, acrescentou que operação será monitorada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), garantindo assim uma maior eficiência, segurança e produtividade dentro da planta de exploração dos minérios.
Planta de exploração dos minérios de terras raras em Rondônia será um empreendimento focado na sustentabilidade dentro das operações da mineração
Que a Canadá Earth Rare Corporation atua com a sustentabilidade sendo o principal propósito nos empreendimentos, o mercado brasileiro já está ciente, mas a planta de exploração em Rondônia irá levar essa questão a um outro nível. Isso acontece pois a área que será utilizada para a construção do empreendimento é um local degradado pelos rejeitos da mineração e a CERC irá realizar o aproveitamento desses resíduos e desse local para torná-lo produtivo dentro da exploração desses minérios.
Assim, o governador Marcos Rocha afirmou que ‘‘O lixo vai virar riqueza em Rondônia, pois o trabalho da empresa se dará em uma área que estava degradada, fazendo com que aquilo que era rejeito se transforme em diversos produtos, operando dentro daquilo que é permitido ambientalmente, o que vai gerar oportunidades de trabalho e mais desenvolvimento para Rondônia. Já somos o 4º Estado com menor índice de desemprego, e vamos avançar mais na geração de empregos. A instalação do empreendimento é lucro para Rondônia, é lucro para a Amazônia e para o país’’.
Depois de passar pelos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Minas Gerais antes de chegar em Rondônia, a companhia canadense finalmente encontrou o local adequado para o desenvolvimento do seu empreendimento da mineração e o governo de Rondônia está bastante satisfeito com a parceria que foi firmada com a empresa.