Início Nova Monte Verde recebe 300 toneladas de calcário para pequenos produtores




Nova Monte Verde recebe 300 toneladas de calcário para pequenos produtores

julho 13, 2022 às 3:59 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
calcário
Calcário (Reprodução: divulgação)

A Nova Monte Verde recebeu 300 toneladas de calcário para pequenos produtores. Isso aconteceu nesta última semana, devido a uma ação realizada pela gestão municipal que tem como foco o pequeno agricultor.

Desse modo, o calcário foi entregue à cidade por meio da Secretaria do Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT).

No entanto, até que este resultado ocorresse, e que o aditivo conseguisse ser transportado ao pátio da Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ele percorreu uma distância de quase 800 km. Além do mais, o calcário veio do município de Nobres. Desse modo, com o objetivo de beneficiar e colaborar com o pequeno produtor, o valor do frete foi pago de maneira integral pelo Prefeito Edemilson Marino dos Santos.

O prefeito comunicou ao Governo do Estado que pagaria o frete para que o atendimento ao pequeno produtor ocorresse de forma prioritária. Portanto, essa ação que foi realizada com o trabalho mútuo de várias secretarias possibilitou o benefício aos pequenos produtores, sendo eles os principais ganhadores desta causa.

Quem serão os beneficiados pela distribuição do calcário?

Além do mais, toda a população irá contar com os benefícios dessa ação. Ademais, o pequeno produtor poderá integrar ao seu cultivo um aditivo mais tecnológico que irá proporcionar melhores resultados. Logo, segundo o prefeito do município, terá uma alta nos resultados finais da produção.

A ação está separada em etapas para garantir uma melhor administração dos recursos. Desse modo, na primeira etapa, o município tem como objetivo fazer a diferença na produção que ocorre em 120 propriedades. Além disso, o produtor não precisará pagar pela entrega do calcário e por todo o seu fornecimento.

Além do mais, a Prefeitura de Nova Monte Verde em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente irá prestar aos pequenos produtores todo o auxílio técnico necessário. Desse modo, para que o uso e a aplicação do calcário seja realizado de maneira correta e possa trazer grandes benefícios.

Veja mais informações sobre a ação

Com o objetivo de tornar o processo mais produtivo, a prefeitura irá auxiliar o pequeno produtor em todas as fases do programa. Desse modo, também haverá assistência no envio e na administração das amostras. Bem como, por meio das análises, irão identificar e realizar interpretações sobre os resultados.

Desse modo, você é produtor? Portanto, basta realizar a sua inscrição no Programa Permanente de Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura (PROPATEC). Portanto, não perca tempo! As inscrições já estão abertas e você poderá realizá-las na Secretaria de Agricultura do município.

Além do mais, segundo informações do Prefeito Edemilson, após se cadastrar, basta esperar pelo agendamento do Curso de Amostragem de Solo. Desse modo, depois da realização do curso você poderá receber o calcário para ajudar na produtividade do seu plantio. Além do mais, o calcário irá proporcionar um solo mais rico de nutrientes.

Justiça proíbe atividades de mineração da Tamisa na Serra do Curral até 14 de julho.

Qual o benefício do calcário para o solo?

A prefeitura está realizando esta ação para auxiliar os pequenos produtores na qualidade do solo, e desse modo, proporcionar uma melhor produção. Além do mais o calcário dolomítico em contato com o solo regula a sua acidez. Desse modo, deixa o ambiente com uma maior quantidade de nutrientes que são essenciais para o crescimento saudável das plantas.

Além disso, o aditivo possui níveis essenciais de cálcio e magnésio. Ambos são importantes para que ocorra a redução da acidez do solo. Logo, ajudam a aumentar a qualidade da terra tornando-a mais fértil, aumentando o pH e eliminando impurezas tóxicas. Logo, o calcário auxilia na realização de uma agricultura mais sustentável. Portanto, não deixe de participar da ação.

Relacionados
Mais recentes