MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Fomento do Brasil deseja fazer exportação pelo Porto de Natal e extração de minério de ferro tem número recorde




Fomento do Brasil deseja fazer exportação pelo Porto de Natal e extração de minério de ferro tem número recorde

agosto 5, 2022 às 5:40 pm
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Porto de Natal
Porto de Natal (Reprodução: divulgação)

Na última quarta-feira, 3, o Porto de Natal e Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) recebeu a visita de diversos representantes da Fomento do Brasil, uma empresa de mineração que vem se dedicando a projetos de minério de ferro em toda a região Nordeste do Brasil.

Dessa forma, a Fomente do Brasil está em trâmites como começar uma operação de extração de minério de ferro, no município de Tangará, e pretender fazer a exportação através do Porto de Natal. Para isso, é estimada uma movimentação de 1,5 milhão de toneladas por ano.

Entre os anos de 2011 e 2012, o Porto de Natal realizou exportações de mineração de ferro que chegavam de Cruzeta, na região do Seridó e, anteriormente, pertencia à Susa Mineração.

Artigos recomendados

Porto de Natal é alvo de reestruturação 

No último dia 8 de julho, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em conjunto com o mandato do senador Jean-Paul Prates (PT-RN), promoveram um seminário para dialogar sobre o projeto de reestruturação do porto do Rio Potengi, em Natal.

Neste sentido, o objetivo do encontro foi envolver e dialogar com as instituições públicas e privadas interessadas, ou que de alguma força serão afetadas pela projeto de reestruturação do Porto de Natal, para obter algumas informações que ajudem a subsidiar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) existente no projeto.

Durante o evento, foi apresentada a proposta desenvolvida pelo CERNE, somado ao escritório de arquitetura italiano Studio Catucci. Atualmente, o projeto estabelece a ampliação do Porto de Natal para uma outra margem do Rio Potengi, tendo como proposta utilizar a área degradada para criar um parque ambiental, para recuperação e a proteção definitiva da área do mangue.

O projeto, que foi dividido em etapas, ainda propõe a construção de uma terceira ponta entre as margens do Rio Potengi, focando no desafogamento do trânsito, a interligação rodoviária entre o Porto de Natal e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, para garantir o transporte de cargas, além da ligação do porto com o modal ferroviário.

Exportação pelo Porto de Natal

Reprodução: Canal Alagoana na Estrada

Leia mais: AngloGold Ashanti Brasil, uma das maiores empresas na mineração de ouro, tem oportunidades para Técnico Mecânico e Mecânico de Manutenção Industrial em todo o Sudeste. Confira!

Conheça mais sobre a Fomento do Brasil

A Fomento do Brasil é uma empresa do setor de mineração que se dedica aos projetos de minério de ferro, especialmente na região Nordeste do Brasil. A empresa é pertencente ao Grupo Fomente e foi criada em 2013, atuando no desenvolvimento de projetos sustentáveis para contribuir e redefinir a trajetória econômica e social das regiões onde a empresa está inserida.

Além disso, atua no Rio Grande do Norte desde 2014, sendo uma das mais antigas empresas do Fomento Resources, que tem mais de 50 anos de experiência em projetos minerais. Atualmente, ela visa implantar projetos de minério de ferro com alto índice de sustentabilidade, especialmente para as comunidades das regiões onde atua.

Relacionados
Mais recentes