Início Prata cai 2,55% após Great Panther Mining (GPL), multinacional de mineração de metais, anunciar venda de minas. Ações da empresa na bolsa de valores despencam 79,5% com possibilidade de investir no Brasil




Prata cai 2,55% após Great Panther Mining (GPL), multinacional de mineração de metais, anunciar venda de minas. Ações da empresa na bolsa de valores despencam 79,5% com possibilidade de investir no Brasil

junho 30, 2022 às 12:04 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Prata cai 2,55% após Great Panther Mining (GPL), multinacional de mineração de metais, anunciar venda de minas. Ações da empresa na bolsa de valores despencam 79,5% com possibilidade de investir no Brasil - Canva
Fonte: Canva

Great Panther Mining (GPL) é uma multinacional voltada para a mineração que anunciou seu interesse em investir no Brasil. No entanto, o atual cenário se mostra negativo, principalmente com as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato para presidente da República, de que não deve negociar com garimpeiros para abrir mais espaço de trabalho se for eleito nas eleições de 2022.  

A Great Panther Mining (GPL), empresa de mineração, anunciou, nesta quinta-feira, 30 de junho, que venderá algumas minas de prata que tem no México de modo a investir no Brasil. A notícia fez com que as ações da instituição, por volta das 11h44, despencassem por volta de 3% enquanto o valor da prata tivesse queda de 2,5%. A queda de um ano nas ações chega a 79%. O metal caiu, de acordo com especialistas, com a possibilidade de mais ofertas do mercado tendo em vista a administração de uma nova empresa na mina. 

Leia mais: 

Decisão faz ações da empresa despencarem na bolsa de valores de Nova York 

A decisão de vender as minas de prata de modo a  investir massivamente no Brasil, fez com que as ações da instituição despencassem na bolsa de valores dos Estados Unidos. 

Um dos focos da instituição é se concentrar na Mina de Ouro de Tucano, com metais mais valiosos  e permitirá maior retorno para a instituição. A GPL anunciou, entretanto, que continuará, apesar da venda, investindo no desenvolvimento regional na região em que possuía as minas, de modo a auxiliar a população com suas fontes de renda. 

Produtividade abaixo da média em 2022 na Great Panther Mining

Segundo o portal Zacks, a Great Panther produziu cerca de 17,9 mil onças (unidade de medida local) de ouro no  primeiro trimestre de 2022, valor este que é relativamente abaixo  que a média produzida no ano anterior, que chegava a cerca de 41%.  Enquanto isso, a produtividade no setor de prata aumentou expansivamente depois que a instituição focou no México, para mais de 180 mil! 

A multinacional afirmou que está no “caminho certo” para ter a  situação econômica mais estabilizada no segundo trimestre deste ano de modo a ter retornos mais satisfatórios.  A mina de Tucano, localizada no Brasil, será responsável por, ao menos, 65% de toda a renda da instituição. 

As ações da empresa atuam com queda acentuada de 79,5%, muito maior do que a queda tida no setor de mineração de ouro e prata em seu acumulado de 52 semanas, de 40%. Segundo os empresários da multinacional, estes números estão instáveis devido à baixa produtividade do setor de mineração na pandemia da Covid-19, que começou em 2020 e vem causando impactos graves no rendimento e produtividade. 

Enquanto isso, a empresa concorrente, a Allegheny, tem lucros de 130% em alta neste trimestre quando se compara ao mesmo período de 2020, com expectativas mais promissoras. 

Relacionados
Mais recentes