Início Mineração Usiminas irá encerrar uso de barragens com inauguração de novo sistema em Itatiaiuçu




Mineração Usiminas irá encerrar uso de barragens com inauguração de novo sistema em Itatiaiuçu

dezembro 9, 2021 às 11:29 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A Mineração Usiminas inaugurou um novo sistema para empilhamento dos rejeitos em Itatiaiuçu e irá encerrar o uso de barragens com esse projeto
A Mineração Usiminas inaugurou um novo sistema para empilhamento dos rejeitos em Itatiaiuçu e irá encerrar o uso de barragens com esse projeto. Fonte: Reprodução

A empresa Mineração Usiminas inaugurou um novo sistema para empilhamento dos rejeitos em Itatiaiuçu e irá encerrar o uso de barragens com esse projeto

Durante esta última quarta-feira, (01/12), a empresa Mineração Usiminas anunciou a inauguração do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados (Dry Stacking), localizado em Itatiaiuçu, em Minas Gerais, como nova forma de empilhamento dos rejeitos e, com isso, encerrar a utilização de barragens nos seus projetos, o que irá contribuir positivamente para a redução de impactos ao meio ambiente.

Leia também:

Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados é inaugurado pela Mineração Usiminas em Itatiaiuçu

O novo Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, ou Dry Stacking, que foi inaugurado em Itatiaiuçu recentemente pela Mineração Usiminas é a nova aposta da empresa para encerrar a utilização de barragens nas suas operações com esse sistema para empilhamento dos rejeitos gerados no processo de beneficiamento de minérios. Esse é mais um passo da empresa para um futuro mais sustentável e ecológico, visando minimizar os impactos ao meio ambiente. 

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, comentou acerca da nova iniciativa do projeto do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados e destacou a importância dessa iniciativa para a empresa, afirmando que “O Dry Stacking é um investimento de extrema importância. Com a implantação desse processo damos um passo importante na Agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e reafirmamos o nosso compromisso com a segurança e a sustentabilidade das operações. Dessa forma, seguimos comprometidos com nossas metas ambientais e sociais, com avanços importantes nos legados que estão sendo construídos pela companhia”.

O investimento necessário para esse projeto foi de cerca de R$ 235 milhões e a planta de filtragem é 100% conectada ao processo de beneficiamento dos minérios. Além disso, a geração de empregos é outro ponto importante para esse projeto, uma vez que mais de 700 empregos foram oferecidos de forma direta e indireta para a construção do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados.

Mineração Usiminas completa mais um passo da sua iniciativa ecológica com a inauguração do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados

O principal ponto do novo Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, inaugurado pela Mineração Usiminas recentemente, é o processo de empilhamento à seco dos rejeitos do beneficiamento dos minérios, mas o projeto também irá contar com uma passagem circular e a reutilização da água, o que irá contribuir ainda mais para a redução dos impactos ambientais nessas operações. 

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, também destacou a importância desse projeto para o meio ambiente e os próximos passos da empresa, afirmando que “O Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados tem custos de implantação e de operação superiores aos das barragens de rejeitos convencionais. Porém, para a Mineração Usiminas, o mais importante são os ganhos ambientais, os padrões de segurança e o conforto dos colaboradores e das comunidades vizinhas”.

A Mineração Usiminas continua no seu projeto para o encerramento do uso de barragens e destacou ainda que “Para o início do próximo ano está prevista a descaracterização da Barragem Central. Já a barragem Samambaia, construída no método a jusante e ainda em operação, será desativada neste mês, como resultado da inauguração do Dry Stacking“.

Relacionados
Mais recentes