Início Ronaldo Bento assume gestão do executivo municipal de Mariana




Ronaldo Bento assume gestão do executivo municipal de Mariana

julho 8, 2022 às 3:34 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mariana
Mariana (Reprodução: divulgação)

Na última semana, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o vereador presidente interino da Câmara de Mariana, deverá assumir o cargo de chefe do Poder Executivo da cidade de Mariana.

Devido às eleições de  2020, o processo eleitoral do município foi invalidado pela justiça, o que torna necessário a gestão municipal pelo presidente da Câmara eleito.

Ronaldo Bento substitui Juliano Duarte (CIDADANIA) que, no passado, também assumiu a gestão do executivo como prefeito interino durante dois anos (2020 – 2022), logo após a invalidação do processo eleitoral que elegeu Celso Costa Neto (MDB) como vencedor.

Por entraves com a justiça eleitoral e outras pendências, Costa não pode assumir o cargo. Por outro lado, Juliano Duarte teve sua saída determinada por unanimidade pelo Colegiado do TSE, que determinou o seu retorno imediato à presidência da Câmara.

Neste sentido, a decisão foi tomada considerando-se que Juliana Duarte é irmão do prefeito Duarte Júnior, que durante muitos anos esteve à frente do executivo de Mariana — durante dois mandatos — o que é proibido por lei.

Nesta perspectiva, segundo o artigo 14, parágrafo 7°, da Constituição Federal de 1988: “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.”

Sobre o novo prefeito Ronaldo Bento

Na última sexta-feira, 01, foi realizada a posse de Ronaldo Bento, às 13h, na Câmara Municipal. A cerimônia contou com a presença dos vereadores, e teve sua transmissão via os canais oficiais da Câmara à população marianense. Durante o seu primeiro pronunciamento, Bento cumprimentou o ex-prefeito e atual presidente da Câmara, Juliano Duarte, e reforçou o compromisso com que irá gerir a cidade.

Neste sentido, Ronaldo Bento afirmou que irá seguir com os seus próprios valores, ética e moral, na jornada de gerir a cidade. Neste sentido, ele acredita que a missão foi concedida por Deus, e deverá cumprir com o compromisso devido a sua seriedade. Além disso, ele também pontuou que o apoio dos 15 vereadores será fundamental para o sucesso de sua gestão.

Ainda conforme a fala do novo prefeito, todas as obras já iniciadas na cidade terão a devida continuidade. Durante o pronunciamento, todos os edis, em suas posições de fala, demonstraram e manifestaram apoio a atual gestão de Ronaldo Bento.

Conheça mais sobre Ronaldo Bento

Ronaldo Bento possui graduação em direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), com conclusão em 2008. Advogado, ele também é pós-graduado em Direito do Trabalho e milita nas áreas Criminal e Cível. Em 2012, ele iniciou a sua trajetória política, obtendo 690 votos e ficando em primeiro lugar como suplente pelo PSL.

Nas eleições 2016, Ronaldo Bento se elegeu vereador pelo PSB com 1.304 votos e, nas eleições 2020, foi eleito vereador pelo PSB com mais de 1.360 votos, o segundo vereador mais bem votado da cidade. Neste sentido, ele assumiu o seu segundo mandato, o que lhe garantiu a presidência da Câmara Municipal entre 2020 e 2022.

Mineração Rio do Norte tem vagas de emprego para várias cidades do Pará.

Além disso, Bento também foi Presidente do Sindicato Metabase Marina de 2013 a 2017, e foi diretor do Sindicato e Presidente da Câmara de Vereadores de Mariana de 1.º de janeiro de 2021 a 1.º de julho de 2022. Em 2020, recebeu a famosa Medalha de Minas e, em 2022, recebeu a Medalha Pedro — O Libertado, devido à comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Relacionados
Mais recentes