Região de Carajás receberá mais um projeto importante de níquel desenvolvido por uma das maiores empresas no setor de mineração, a Horizonte Minerals
A empresa de mineração conhecida mundialmente pela alta produção de níquel, possui diversos projetos no Brasil. Em uma reunião realizada nessa última sexta-feira, 10, foi anunciado que o estado do Pará, mais especificamente, o município de Conceição do Araguaia (região do Distrito Mineiro de Carajás), será beneficiada com mais uma instalação da companhia, para desenvolver projetos no sul do estado. A reunião foi realizada no Palácio dos Despachos, em Belém, onde contou com a participação do governador Helder Barbalho e representantes da Horizonte Minerals. Baixe o PDF do comunicado para mais detalhes.
Confira outras notícias:
A importância da exploração do níquel na mineração do Pará pela Horizonte Minerals
Esse não é o primeiro projeto a ser desenvolvido na região. No momento, dois projetos com objetivo de explorar o níquel da região estão em andamento. Dentre eles podemos citar o Projeto Araguaia, responsável pela produção de ferro-níquel, que serão utilizados pelas indústrias siderúrgicas. Quando uma empresa executa um novo projeto em determinada região, não é somente ela que sairá beneficiada.
Nesse caso, com a instalação da Horizonte Minerals, o setor de mineração local e nacional, serão movimentados. Além disso, a cidade terá um aumento na economia local, assim como, na geração de novas vagas de emprego no município e para regiões vizinhas. Considerada uma das maiores produtoras de níquel do mundo, consegue produzir anualmente, o equivalente a 50 mil toneladas desse metal.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
O níquel é de suma importância para diversos setores, principalmente na fabricação de aço inoxidável e em baterias. Além disso, é considerado por muitos, como a esperança para o setor, quando esse passar por uma transição para utilizar somente energia limpa. Conforme Jair Martins, prefeito da cidade onde será instalada o novo projeto da Horizonte Minerals, “é muito importante esse apoio do governo do Estado para a geração de emprego e renda, e investimento na nossa região. Eu, como prefeito da cidade, estou muito feliz”.
Novo projeto irá beneficiar a população que reside na região do Distrito Mineiro de Carajás
Uma das regiões mais conhecidas e exploradas no setor de mineração, é Carajás. Portanto, com esse novo empreendimento, as expectativas é que o governo local consiga novas parcerias e assim, o setor de mineração e a região consigam prosperar. Afinal, trata-se de um produto essencial, que pode ser usufruído por vários setores.
Para o gerente Social de Segurança e Saúde do Trabalho da Horizonte Minerals, Luiz Humberto Fernandes, além do governo, a empresa irá fornecer tudo aquilo que for necessário para que a extração do mineral ocorra de forma limpa, sem agredir o local. Dessa forma, uma articulação entre o governo e a iniciativa privada será de suma importância para a população local.
Já para José Fernando Gomes Júnior, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, “é um projeto que vai fazer uma revolução no município e na região, gerando emprego e renda. Além disso, a empresa veio para o Estado do Pará por acreditar no ambiente de negócios implantado pela gestão do governador Helder Barbalho, pois aqui se respeita e se faz uma mineração de forma sustentável”.
Até o momento, ainda não há informações acerca de quando serão abertas as novas vagas de emprego para os moradores da região. Entretanto, a expectativa é que sejam abertas entre 2021 a 2022, quando o projeto para a exploração de níquel, realizado pela Horizonte Minerals, será iniciado em Conceição Araguaia.