1. Início
  2. / Empregabilidade
  3. / UFG assina contrato para mapear oportunidades no setor mineral
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

UFG assina contrato para mapear oportunidades no setor mineral

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 26/06/2022 às 21:17
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
setor mineral
Setor mineral (Reprodução: divulgação)

Em busca de encontrar novas oportunidades no setor mineral, a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) assinou no último mês um contrato a fim de fomentar o desenvolvimento do setor mineral.

Nomeado de “Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 – 2042”, o projeto foi apresentado no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), situado no Parque Tecnológico Samambaia (Câmpus Samambaia) da UFG, situado em Goiânia.

Dessa forma, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que a proposta é essencial para a sociedade goiana, além de possuir uma grande importância para a Universidade Federal de Goiás. Neste sentido, podemos dizer que a iniciativa é uma forma de fomentar o setor mineral na região.

Sobre a proposta, ela mencionou que o mapeamento visa subsidiar o desenvolvimento de políticas de exploração de minérios no Estado de Goiás. Portanto, a Universidade pretende analisar, diagnosticar e oferecer o suporte necessário a para criação de tal política pública, que visa o desenvolvimento.

Sendo assim, a proposta visa que, entre o período de 2022 a 2042, o setor mineral seja fortalecido em Goiás, gerando empregos, fomentando a economia, e levando ao mundo um espaço de mineração consciente e responsável com a natureza e o território estadual.

Ademais, um dos coordenadores do projeto, José Nogueira Neto, que é professor de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, apontou que a iniciativa será prosseguida por um grupo de professores da Universidade, que coletaram informações sobre demandas, legislação, questão histórica e oportunidades do setor mineral para apresentação ao Governo.

Além dos citados, Joel de Sant´Anna Braga Filho, que é titular da SIC, afirmou que o programa surgiu a partir de diversos projetos feitos em parceria entre a UFG e o Governo de Goiás, indicando que a exploração do setor mineral e as iniciativas sobre o programa devem ser desenvolvidas em breve.

Setor Mineral: Um cenário fundamental para o Brasil

Em todo o mundo, a mineração é um grande suporte financeiro e econômico. No Brasil, a atividade do setor mineral é extremamente rica, devido ao potencial do solo nacional, sempre caracterizado pela diferença e riqueza. Basicamente, podemos definir a mineração como um dos setores básicos da economia brasileira.

Boa Semana UFG  (Canal: UFG oficial)

Dessa forma, por conta da extensão do Brasil, é comum que o setor mineral tenha grandes investimentos, afinal, o retorno sobre a sua exploração garante sustentabilidade e geração de renda, um dos pilares da economia. Sobre a mineração, confira algumas vantagens que ela oferece ao Brasil:

Equilíbrio da Economia

Primeiramente, podemos dizer que a atividade no setor mineral é capaz de equilibrar os índices de crescimento nacional. Em 2017, o recorde de superávit na balança comercial mostrou o poder do setor para a economia brasileira. Isso porque o minério de ferro é um dos grandes commodities que o Brasil possui.

Além disso, outros fatores como os recordes de produção da Vale e o alto valor dos minérios contribuem significativamente para o valor das exportações nacionais. Sendo assim, como resultado do setor mineral, temos uma quantidade de exportação maior do que as de importações.

Fenômenos Sociais Equilibrados

Atualmente, a extração de minérios está associada aos fenômenos sociais e está vinculada ao crescimento e desenvolvimento do Brasil. Sendo assim, isso ocorre desde o Brasil Colônia, pois a atividade já era forte na época. Neste sentido, a extração de ouro e outros minerais foi responsável pela riqueza da colônia portuguesa, o que tornou o hábito frequente no Brasil.

Alta do PIB nacional

Primeiramente, o setor mineral é um dos mais lucrativos do Brasil. Isso porque cerca de 5% de todo o PIB brasileira vem da mineração. Por ela, diversos produtos para diversos tipos de indústria são gerados, tais como fertilizantes, siderúrgicas, petroquímicas e metalúrgicas.

Por conta desse alto potencial, diversas iniciativas governamentais têm surgido nos últimos anos. Elas possuem foco no investimento e na rápida modernização do setor. Como consequência, haverá um crescimento exponencial do segmento e os retornos para a economia brasileira serão vistos a curto prazo.

Importância Histórica

Desde o Brasil colônia, a mineração é uma das formas mais assertivas de investimento. Isso porque ela oferece um bom retorno financeiro onde, na época, a extração de minérios foi responsável pela ocupação do território nacional, tendo como consequência o equilíbrio econômico do país.

Neste sentido, com a grande geração de riquezas, o mercado internacional se interessou pelo setor mineral no Brasil. Portanto, desde o século XVII, o interior do país é constantemente explorado, recebendo inúmeras expedições em busca de pedras preciosas e metais valiosos – hábito que existe até os dias atuais.

UFG busca Novas Oportunidades no Setor Mineral

Nos últimos dias, a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) junto a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), assinaram um contrato a fim de estimular o setor mineral no estado de Goiás.

Neste sentido, o Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), do Parque Tecnológico Samambaia (Câmpus Samambaia) da UFG, em Goiânia, foi palco de um evento que apresentava o documento. Por lá, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, informou que a iniciativa é de grande importância para a Universidade, além de apresentar vários benefícios para a sociedade goiana.

Basicamente, o mapeamento irá subsidiar o desenvolvimento de políticas de exploração de minérios no estado de Goiás. Sendo assim, a análise, diagnóstico e suporte para a criação dessa política pública será desenvolvido pela própria Universidade, que acredita no desenvolvimento social com o projeto.

Apesar das oportunidades cedidas pela UFG, garantias de melhoria estão sendo processadas e atualizadas. Como chaves de emergência por cabo e adaptadores com sinais dinâmicos aumentam eficiência de correias transportadoras: economia e segurança na mineração.

Por fim, o plano visa que, entre 2022 e 2042, seja possível o fortalecimento do setor mineral em Goiás. Como consequência, teremos uma fomentação da economia, gerando empregos e explorando a mineração conscientemente e plena em Goiás.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva mineração e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x