Friday, 03 de December de 2021

Com investimento milionário, YPF Brasil lança projeto Planta do Futuro para reestruturação da companhia no Brasil

Empresa de lubrificantes, YPF Brasil, criou um projeto chamado Planta do Futuro, que visa uma reforma na estrutura da sua companhia no Brasil

Com investimento milionário, empresa de lubrificantes automotivos, YPF Brasil, criou um projeto chamado Planta do Futuro, que visa uma reforma na estrutura da sua companhia no Brasil

Na última sexta-feira, (29/10), a empresa YPF Brasil, famosa pela produção de lubrificantes automotivos, anunciou a continuação do projeto Planta do Futuro, para reestruturar toda a sua companhia no Brasil, investindo cerca de R$ 48 milhões para isso, com o intuito de otimizar a produção e tornar a infraestrutura no país mais digital e moderna.

Veja outras notícias:

Planta do Futuro pretende tornar a estrutura da YPF Brasil mais eficiente e moderna

A YPF Brasil se tornou uma das empresas mais famosas no ramo automotivo em razão da sua alta produção de lubrificantes utilizados em automóveis e há cerca de 5 anos atrás, ela decidiu criar o projeto Planta do Futuro, a fim de reestruturar a companhia no Brasil e torná-la mais digital e otimizada. Agora, a companhia retomou o projeto para conseguir aumentar ainda mais a produção da empresa, com o intuito de crescer ainda mais no mercado brasileiro. 

Fábio Lopes, gerente de operação industrial da YPF Brasil, comentou sobre o objetivo do projeto e como ele vem se aperfeiçoando com o passar dos tempos, atraindo novas mentes brilhantes no ramo da automação para a indústria. O executivo destacou que “Com a expectativa de termos uma fábrica cada vez mais inteligente e produtiva, a chegada de pessoas das áreas de estatística, programação e engenharia de processos se torna uma necessidade essencial para alcançarmos esses objetivos”.

O projeto Planta do Futuro foi iniciado há cerca de 5 anos pela empresa e já conseguiu quadruplicar a produção da companhia. Agora, o que eles produziam em cerca de 1 mês inteiro em lubrificantes automotivos, a YPF Brasil consegue realizar em apenas uma semana. A continuação do projeto tem a previsão de receber cerca de R$ 48 milhões em investimentos e o objetivo é chegar em 2023 com uma produção mensal de 10 mil metros cúbicos deste produto. 

Reestruturação da YPF Brasil já começa a dar resultados para a companhia em termos de produtividade e eficiência

O projeto Panta do Futuro é, sem sombra de dúvidas, a maior aposta da YPF Brasil para o seu crescimento no mercado brasileiro nos próximos anos e já está dando frutos para a companhia em termos de eficiência na produtividade. As mudanças e melhorias feitas na empresa estão oferecendo mais assertividade nos processos e, consequentemente, menos erros de operação, além de terem aumentado significativamente a produção da empresa no período de cada mês.

O gerente de operação industrial da YPF Brasil, Fábio Lopes, destacou alguns pontos acerca de como esse projeto, mesmo em estágios iniciais, já se encontra dentro da empresa fazendo a diferença. O executivo afirmou que “a tecnologia é importante, mas as pessoas nessa nova estrutura que  montamos é a chave para o nosso sucesso. Falamos de indústria 4.0, mas para falar a verdade penso que o ideal é construirmos uma planta onde homem e tecnologia possam trabalhar lado a lado”.

Outra preocupação da empresa que está inserida nos projetos da Planta do Futuro é a questão da sustentabilidade ambiental e a minimização dos impactos ao meio ambiente que a sua produção irá causar. Assim, a empresa atualmente consome cerca de 500 gramas de gás liquefeito de petróleo para produzir cerca de um metro cúbico de lubrificantes, enquanto as outras empresas do setor utilizam cerca de 2 quilogramas para a produção da mesma quantidade, o que é um grande avanço para a YPF Brasil.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.