Friday, 03 de December de 2021

Mineradora Vale assina acordo com a XCMG para fornecimento de caminhões elétricos de emissão zero

A mineradora Vale deu um passo ao futuro e assinou um acordo com a XCMG para futuros caminhões elétricos de emissão zero

A mineradora Vale deu um passo ao futuro e assinou um acordo com a XCMG para futuros caminhões de emissão zero

Nesta última terça-feira, (26/10), ocorreu, em Nanjing, um acordo entre a XCMG e a empresa mineradora Vale, que busca formas mais sustentáveis e ecológicas para a sua produção futura. O acordo fechado entre as empresas prevê um possível fornecimento de caminhões elétricos de emissão zero, que ainda estão em fase de teste, para serem utilizados nas obras da mineradora.

Confira também:

A empresa de metais preciosos, Amarillo Gold, recebe Licença de Instalação para linha de transmissão de energia do Projeto Mina de Posse

Por US$ 1 bilhão, Sibanye-Stillwater compra ativos da Atlantic Nickel e Mineração Vale Verde

Longa parceria entre Brasil e China é fortalecida com o acordo fechado entre a empresa Vale e a XCMG

O acordo fechado entre as empresas está na fase inicial para o fornecimento dos caminhões elétricos de emissão zero, mas os veículos já estão sendo testados para que, assim que estiverem prontos para utilização, a mineradora já possa fazer uso deles. Um dos caminhões tem capacidade para até 72 toneladas e começará a ser testado a partir do primeiro semestre de 2022, nas instalações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia, já o modelo com capacidade de 240 toneladas ainda não tem previsão para teste.

O vice-presidente de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira, comentou, em relação à parceria, que “Essa iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 e reforça nossa ambição de sermos líderes na mineração de baixo carbono. Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China”

Assim, o objetivo da empresa Vale é não só adquirir veículos com alta capacidade e sustentáveis para o uso em suas obras, mas o de garantir a perpetuação da parceria entre a empresa e a China, principalmente com a XCMG, que é a maior fabricante de máquinas no país asiático. 

Vale procura soluções mais sustentáveis e ecológicas para o futuro da empresa com o acordo fechado com a XCMG

Uma das principais preocupações das grandes companhias, em especial as que trabalham na área da mineração e construção, como a Vale, é a questão dos impactos ambientais futuros e da emissão constante de poluentes na atmosfera. Por isso, a utilização de caminhões elétricos de emissão zero é uma jogada importante para a mineradora e isso poderá ser muito útil para reduzir os impactos futuros ao meio ambiente nos projetos que a empresa fará no país. 

Marcelo Spinelli, vice-presidente de Executivo de Ferrosos da Vale, comentou sobre a questão da escolha de caminhões de emissão zero e destacou que “este é mais um exemplo de nossos esforços nesse sentido, receberemos até 2022 as primeiras unidades de um caminhão a bateria de 72t a serem testados em nossas operações. Pretendemos continuar a desenvolver soluções de emissões zero com parceiros globais, como a XCMG”.

Com o acordo firmado entre a empresa brasileira e a companhia chinesa, a previsão é de que a Vale continue investindo em soluções mais sustentáveis e com menos impactos ao meio ambiente, o que será bastante benéfico para o país, já que a mineradora conta com projetos ao longo do Brasil inteiro. As empresas aguardam agora somente o término da fase de testes para a produção dos veículos.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.