1. Início
  2. / Mineração
  3. / Mineradora Samarco anuncia plano para dobrar produção na mineração até o ano de 2026
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Mineradora Samarco anuncia plano para dobrar produção na mineração até o ano de 2026

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/01/2022 às 15:08
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
Mineradora Samarco anuncia plano para os próximos anos e espera dobrar a sua produção no setor de mineração, até o ano de 2026
Mineradora Samarco anuncia plano para os próximos anos e espera dobrar a sua produção no setor de mineração, até o ano de 2026. Fonte: Divulgação

A gigante do ramo da mineração, Samarco, anunciou o seu plano para os próximos anos e espera dobrar a sua produção até o ano de 2026, visando potência máxima em 2030

Após um ano da volta às operações, a mineradora Samarco anunciou, durante esta última segunda-feira, (03/01), o seu plano de expansão para os próximos anos e afirmou que pretende dobrar a produção até o ano de 2026 e alcançar a potência máxima até o ano de 2030, visando se reerguer no mercado nacional.

Não deixe de conferir outras notícias do setor:

Após um ano de volta às produções, Samarco anuncia plano para dobrar produção até o ano de 2026

A Mineradora Samarco retomou as suas operações há mais ou menos um ano, depois de cinco anos com operações paralisadas após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG) e, até o momento atual, vem atuando com somente 26% da sua capacidade. No entanto, a empresa anunciou recentemente o seu plano de expansão e afirmou que pretende dobrar a sua produção e chegar à capacidade de 60% até o ano de 2026. Não satisfeita com esses índices, a companhia anunciou que irá voltar à potência máxima até o fim do ano de 2030.

O diretor de planejamento e operações da empresa, Sérgio Mileipe, comentou acerca das produções futuras e afirmou que “Hoje estamos operando com um forno de pelotização, que é a usina quatro, a mais nova e moderna, com maior forno do mundo. Isso representa 7,7 milhões de toneladas esse ano. Nosso plano de retomada vê um retorno gradativo, e em 2026 a gente roda um segundo concentrador em Germano (MG), e isso vai permitir rodarmos a usina de pelotização número 3 aqui em Ubu (Anchieta), mais que dobrando a capacidade de produção”.

A empresa visa agora a retomada do seu espaço no mercado da mineração brasileira e quer voltar a todo vapor com sua produção máxima, para se reerguer após o acontecido na Barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Samarco pretende retomar capacidade máxima de produção até o ano de 2030 para se reerguer no mercado

O projeto de recuperação da Samarco não irá se limitar à retomada de 60% de sua produção e o diretor de planejamento e operações da empresa destacou que “Em 2030 vamos rodar o primeiro pelotizador, o mais antigo, e isso permite entrar com capacidade total, que são 30 milhões de toneladas. As duas pelotizações mais antigas operando, totalizando quatro pelotizações”. Assim, a companhia visa a retomada total da sua produção até o ano de 2030.

Embora estejam em fases iniciais da retomada de produções, a Samarco já conseguiu uma boa parcela de arrecadação de tributos para os municípios e os estados onde a empresa atua, Espírito Santo e Minas Gerais, os quais, de janeiro a novembro, somam R$ 1 bilhão para os cofres públicos, o que já simboliza um grande passo dado para a sua recuperação no mercado nacional.

O diretor-presidente, Rodrigo Vilela, ressaltou a relevância dessa arrecadação dos tributos para a recuperação da Samarco e afirmou que “Conseguimos contribuir positivamente para os municípios que nos recebem por meio da geração de tributos, aquisição de bens, serviços e materiais, do fomento na cadeia de valor e também da manutenção de inúmeros postos de trabalho”.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x