1. Início
  2. / Indústria e mineração
  3. / AngloGold Ashanti: Empresa mineradora sul-africana faz parte da história do Brasil e gerou 5 mil empregos no país
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

AngloGold Ashanti: Empresa mineradora sul-africana faz parte da história do Brasil e gerou 5 mil empregos no país

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/08/2022 às 16:47
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
Empresa mineradora sul-africana
Empresa mineradora sul-africana (Reprodução: divulgação)

A história do Brasil é permeada pela AngloGold Ashanti, uma empresa mineradora sul-africana que, no passado, já teve a autorização de Dom Pedro I para explorar o país! Em 2004, o Grupo AngloGold adquiriu a Ashanti Goldfields, mas a sua história não começou por aí. Há 188 anos, ela começou sua história na Saint John del Rey Mining Company, fundada por ingleses. Na época, Dom Pedro I permitiu a exploração da Mina Morro Velho em Nova Lima, Belo Horizonte.

Desde então, a empresa mineradora sul-africana passou por diversas expansões, teve quatro nomes diferentes, além de passar pelo controle de três grupos. Hoje, a AngloGold está listada nas bolsas de Nova York, Gana, Austrália e Joanesburgo, e é uma das maiores produtoras de ouro atuando no Brasil.

A história da AngloGold Ashanti começou em 1834, quando alguns ingleses tentavam extrair ouro na região de São João del Rey, sem sucesso. Assim, a empresa Saint John del Rey Mining Company, também fundada por ingleses, remaneja suas operações para a chamada Congonhas das Minas de Ouro, em Nova Lima.

Durante as primeiras décadas de operação da empresa mineradora sul-africana, predominava a mão de obra de pessoas escravizadas, como infelizmente ocorria na época. Entretanto, segundo Elmo Gomes, histórica de Nova Lima, isso mudou após a abolição em 1888, quando os trabalhadores passaram a ser remunerados.

Posteriormente, entre o final do século XIX e início do XX, os negócios da empresa mineradora sul-africana foram expandidos para outras minas, dessa vez na cidade vizinha, Raposos. Além disso, a AngloGold também tinha operações em Belo Horizonte. Nessa época, a planta metalúrgica da companhia em Nova Lima foi inaugurada.

AngloGold começa a gerar energia

Um dos marcos na empresa mineradora sul-africana foi a geração de energia elétrica em uma época em que poucos tinham acesso a esse recurso. Em 1904, com o aprofundamento da mina em Morro Velho, houve uma necessidade de ventilação, além de compressores e outros equipamentos para o transporte de materiais. Dessa forma, foi assim que surgiu a usina Rio do Peixe, com várias usinas em cascata usando o mesmo potencial hidráulico.

Para a instalação do Rio de Peixe, foram necessários três reservatórios artificiais (Codorna, Lagoas Grande e Miguelão). Na época, a usina forneceu energia para a mineradora de Morro Velho, assim como para Nova Lima. Posteriormente, com a geração própria, a Saint John Del Rey Mining Company disponibilizou um trem elétrico para ligar as operações em Nova Lima, Raposos e em Belo Horizonte, para fazer transporte de pessoas e cargas.

A criação de Morro Velho S.A.

Em 1960, tivemos uma grande mudança para a empresa mineradora sul-africana. Devido a legislação brasileira, que restringia o controle acionário de empresas por grupos estrangeiros, a Saint John Del Rey Mining Company foi vendida para o grupo Moreira Sales. Dessa forma, mudou o seu nome para MIneração Morro Velho S.A. Embora tenha mudado muita coisa durante esse processo, a mão de obra inglesa foi mantida, assim como as suas culturas.

Somente em 1975, a sul-africana AngloAmerican adquiriu o controle da Morro Velho. Sendo assim, marcou um terceiro ciclo de mudanças, além de novos investimentos, agora sob a estrutura de uma multinacional. A alteração de nome de Morro Velho para AngloGold ocorreu somente em 1999.

Uma nova jornada com a Ashanti

Somente em 2004, quando a empresa mineradora sul-africana adquiriu a Ashanti Goldfields Corporation, em Gana, e que a companhia se transformou na AngloGold Ashanti, nomeada assim até hoje. A partir de 2006, a Anglo American se desfez das ações da AngloGold Ashanti e, atualmente, não possui mais o controle acionário.

Desde então, diversos passos importantes foram dados pela empresa mineradora sul-africana. Um deles é a expansão das suas atividades para Goiás, onde foi adquirida a mina de Crixás, em 2012. Atualmente, as operações da companhia em Minas Gerais e Goiás gerou 5 mil empregos diretos, além de outros 7 mil indiretos.

Leia mais: Mineradora Maracá é responsável por contaminação de rio em Goiás e deverá pagar mais de mil exames a população.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva mineração e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x