1. Início
  2. / Mineração
  3. / Vale vende mina Moatize e Corredor Logístico Nacala por U$ 270 milhões
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Vale vende mina Moatize e Corredor Logístico Nacala por U$ 270 milhões

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 22/12/2021 às 08:00
Atualizado em 14/10/2024 às 16:47
A mineradora Vale anunciou uma parceria com a Vulcan Minerals para a venda da mina de carvão Moatize e o Corredor Logístico Nacala por um total de U$ 270 milhões
A mineradora Vale anunciou uma parceria com a Vulcan Minerals para a venda da mina de carvão Moatize e o Corredor Logístico Nacala por um total de U$ 270 milhões. Fonte: REUTERS/William Hong

A mineradora Vale anunciou uma parceria com a Vulcan Minerals para a venda da mina de carvão Moatize e o Corredor Logístico Nacala por um total de U$ 270 milhões

A Vale é uma gigante no setor da mineração no Brasil e, visando uma nova estratégia de crescimento de lucros e negócios, a empresa anunciou nesta última terça-feira, (21/12), uma parceria fechada com a Vulcan Minerals para a venda da mina de carvão Moatize e do Corredor Logístico Nacala, por um total de U$ 270 milhões.

Veja também:

Mina de carvão Moatize e Corredor Logístico Nacala são vendidos pela Vale para a Vulcan Minerals 

A Vale vem há alguns anos buscando novas parcerias internacionais e procurando mais responsabilidade ambiental nas suas operações. Agora, a empresa fez o anúncio de uma parceria com a empresa do setor da mineração Vulcan Minerals para a venda da mina de carvão Moatize e do Corredor Logístico Nacala, os quais agora fazem parte da companhia internacional, que ofereceu um valor total de U$ 270 milhões para a compra de ambas as operações da mineradora. 

Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, divulgou uma nota comemorando a parceria com a Vulcan Minerals e destacando a relevância desse acordo para o futuro da mineração no mercado internacional, além de destacar a importância das operações de Moatize e Nacala para a empresa. O executivo afirmou também: “Tenho o prazer de anunciar este importante passo para o desinvestimento responsável de Moatize e CLN, em uma transação que beneficia as comunidades e governos onde essas operações estão localizadas e oferece um futuro sustentável para as operações”.

A conclusão da parceria entre as empresas ainda não está definida, já que o acordo está sujeito ao cumprimento das condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do Ministério de Recursos Minerais e Energia de Moçambique, onde está a mina. Assim, a Vale e a Vulcan Minerals aguardam as resoluções para os processos finais da venda. 

Acordo para finalização do pagamento de U$ 270 milhões irá durar, no mínimo, 10 anos

Apesar de ter fechado uma parceria com a Vulcan Minerals para o recebimento de um total de U$ 270 milhões, a Vale ainda irá aguardar alguns anos para esse montante total, uma vez que 80 milhões de dólares serão entregues na conclusão da transação e 190 milhões de dólares serão entregues até a conclusão. Além disso, a mineradora afirmou que a parceria se trata de um Acordo de Royalty de 10 anos, sujeito a certas condições de produção da mina e preço do carvão.

A Vale ainda segue nos esforços para não possuir ativos de carvão e destacou que “A Vale está empenhada em trabalhar em conjunto com os governos de Moçambique e do Malawi para garantir uma transição suave para a nova operadora”. A mineradora também ressaltou, em uma nota oficial, que está “focando em seus negócios core e em sua ambição de se tornar líder na mineração de baixo carbono”.

O acordo da Vale com a Vulcan Minerals simboliza um grande passo para a venda de todos os ativos de carvão da mineradora e um salto para um futuro com mais responsabilidade ambiental e compromisso com a redução dos impactos ao meio ambiente nas operações.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x