Thursday, 20 de January de 2022

Mineração Vale Verde faz primeiro embarque de cobre no Porto de Maceió

A empresa Mineração Vale Verde bate mais uma meta e realiza o seu primeiro embarque de cobre que sairá do Porto de Maceió em direção à Polônia

A empresa Mineração Vale Verde bate mais uma meta e realiza o seu primeiro embarque de cobre que sairá do Porto de Maceió em direção à Polônia

Durante este último sábado, (27/11), a empresa do Grupo Appian Brasil, a Mineração Vale Verde, conseguiu mais uma meta nos seus projetos e realizou o primeiro embarque de concentrado de cobre no Porto de Maceió, em Alagoas, em direção à cidade de Stettin, na Polônia, simbolizando um crescimento ainda maior no setor da mineração por parte da empresa. 

Não perca:

Transporte de concentrado de cobre da Mineração Vale Verde sai do Porto de Maceió pela primeira vez

A busca pelo crescimento no setor da mineração entre as empresas brasileiras está cada vez mais presente, principalmente após o início da pandemia do COVID-19, com as dificuldades no mercado internacional, mas a Mineração Vale Verde conseguiu se manter firme nesse segmento. A mineradora anunciou recentemente a saída de uma embarcação de concentrado de cobre do Porto de Maceió, em Alagoas, que terá como destino final a Polônia, marcando ainda mais a sua presença nesse cenário internacional

O gerente geral de Operação da Mineração Vale Verde, Tony Lima, comentou acerca do embarque e da sua importância, afirmando que  “De forma segura, responsável e inteligente, a MVV inaugura mais esse novo momento da história da empresa e do Estado de Alagoas. Agradecemos todos os envolvidos, sejam investidores, empregados(as), prestadores de serviço, empresas parceiras e os representantes das esferas públicas do Estado e região onde estamos inseridos. Cada um e cada uma deram sua contribuição para que este sonho se firmasse no solo fértil da cidade de Craíbas — com a instalação da nossa planta de beneficiamento — e agora ganhando os mares. Alagoas contribuirá para a revolução energética que estamos vivenciando, trazida por ‘metais verdes’ como este”.

O transporte de cargas de concentrado de cobre foi iniciado por volta do mês de setembro e, segundo a própria mineradora, a previsão é que, a cada dois meses, os navios retornem ao Porto de Maceió para fazer novamente o embarque desse produto para outros locais, não se limitando à Polônia. 

Lotes de concentrado de cobre irão ser úteis para a redução na emissão de carbono no mercado internacional

A Mineração Vale Verde deu mais algumas informações acerca desse embarque histórico e destacou a importância do insumo de concentrado de cobre para a redução na emissão de carbono e a revolução energética que acontece ao redor do planeta. A principal utilização desse minério é na fabricação de carros elétricos, os mais cotados para serem os grandes agentes na descarbonização da atmosfera durante os próximos anos

Paulo Castellari, CEO do Grupo Appian Brasil, destaca a relevância desse momento para a empresa e afirma que “Estamos fechando 2021 com chave de ouro. Primeiro, concluímos as obras de instalação da Mina Serrote abaixo do orçamento e antes do prazo previsto. Agora, após quase seis meses de Operação, realizamos o nosso primeiro embarque de concentrado de cobre. Essa é uma grande conquista do nosso grupo que só vem reforçar o excelente trabalho que desenvolvemos. Vamos continuar trabalhando firmes, com segurança e minerando de forma inteligente e sustentável”.

Agora, o que se espera é que novas embarcações sejam feitas de concentrado de cobre no Porto de Maceió e que a Mineração Vale Verde consiga crescer ainda mais nesse setor e, principalmente, no cenário mundial da revolução energética para um futuro mais sustentável. 

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.