Thursday, 28 de October de 2021

A importância da mineração

A mineração no Brasil

A importância da mineração na vida dos seres humanos ao longo da história e atualmente

O Setor Mineral talvez não seja lembrado muitas vezes por aqueles que não conhecem muito sobre o assunto, porém, este está presente no cotidiano da humanidade na casa de cada um de nós e até mesmo nos alimentos.

Por exemplo, para a construção de uma moradia é necessário utilizar brita, areia, cimento, ferro e alumínio e para termos comida na mesa, a agricultura demanda fertilizantes, que envolve em sua composição nitrogênio, potássio e fósforo. O ser humano sempre precisou de alimentos e moradia, com a evolução do ser humano e também com as inovações nas estradas, escolas e aeroportos foram criados, tudo isso com o auxílio da mineração. A mineração foi responsável por construir as primeiras grandes civilizações e está cada vez mais presente em nosso dia a dia, pois, a mineração é uma cadeia e se configura como um suporte financeiro e econômico para todos os países, assim também como o Brasil.

Continue conosco até o fim deste artigo e saiba mais sobre a importância dos recursos minerais na economia e no funcionamento do país. Confira!

Para auxiliar você ao entendimento dessa peça fundamental para o nosso dia a dia, listamos os principais fatores envolvidos abaixo:

  • Influência Histórica

Ao observar a atividade de mineração no Período Colonial entendemos que a mineração apesar de ser a nossa principal atividade, a mineração no Brasil possui uma histórica muito rica já que após a descoberta de metais preciosos no Brasil o país começou a receber grandes investimentos. Os investimentos vindos do exterior fez com que surgissem os primeiros índices de desenvolvimento interno do país, proporcionando assim o equilíbrio econômico das cidades e também futuras capitais. A mineração no Brasil no período colonial gerou riquezas para a população e foi responsável também pelo IDH do país que fez com que houvesse maior ocupação do território nacional, atraindo também estrangeiros para o país tão rico em minério e também em outros recursos naturais valiosos.

A produção de ouro no Brasil representou metade da produção mundial de ouro entre os séculos XVI e XVIII.

  • A mineração gerando empregos

O Setor Mineral é responsável por mais de 2 milhões de trabalhos no Brasil. Esses estão ligados de forma direta ou indiretamente ao setor que tanto cresce, segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Um exemplo didático para que você compreenda melhor sobre a grandeza da geração de empregos desse setor, para ter a noção da quantidade de é como se ¾ da população de Belo Horizonte trabalhasse em algum setor relacionado à mineração ou quase a metade da população do Rio de Janeiro. E quando falamos de empregos, estamos também falando de economia e desenvolvimento da população. O Setor Mineral é responsável por uma parcela significativa no PIB brasileiro, com isso, esse setor tem um efeito multiplicador na economia e gera um círculo virtuoso na geração de riquezas para o país e também empregos, proporcionando assim melhores oportunidades e condições de vida aos brasileiros.

  • A Influência do Setor Mineral no PIB brasileiro

A mineração no Brasil atualmente é responsável por quase 5% do PIB nacional e tem potencial de oferecer produtos amplamente utilizados em diversos tipos de indústrias, tais como metalúrgicas, fertilizantes, siderúrgicas e petroquímicas. Os impactos desse setor são fortes em nossa cultura e também no mercado econômico já que grande parte dos investimentos feitos no Brasil são voltados para esse setor do mercado e muitas iniciativas governamentais são voltadas também para estimular esses investimentos para proporcionar assim um crescimento ainda maior e mais aquecido que pode trazer maiores retornos econômicos para o país, melhorando cada vez mais a sua condição econômica e também em seu desenvolvimento.

Contudo, neste artigo, esclarecemos de forma didática a importância do Setor Mineral no Brasil, deixando claro que o território nacional é rico em minérios e o mesmo é explorado desde o período colonial. O minério alavancou o desenvolvimento econômico do país, o que marca o forte impacto que possui esse setor. Porém, a atividade de mineração deixou seus impactos também no meio ambiente, já que o desmatamento foi constante e ainda é em campos de mineração que não são legais, portanto, a atividade mineral deve ser feita de forma menos nociva ao meio ambiente procurando sempre preservar o meio ambiente e os seres humanos. A atividade mineral é fiscalizada e deve-se obter autorização de órgãos de proteção ao meio ambiente para ser realizada, respeitando assim a natureza, o aspecto social e econômico do país.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.